sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Para discutir no futuro próximo

Hoje é claro para todos que as pessoas vão votar nos partidos e não nos candidatos presidenciais;em termos formais temos uma coisa que a prática faz questão "de não cumprir".Porque não proibir os partidos políticos de apoiarem os candidatos presidenciais? Para além de acabar com a “confusão de papeis” entre os partidos e os candidatos, isso permitiria eliminar a injusta competição entre os candidatos,entre aqueles que tem e aqueles que não tem apoio partidário.Um candidato sem apoio partidário não consegue disputar com um candidato apoiado pelo MPD ou pelo PAICV.Qual seria  os resultados das eleições do passado dia 7 de Agosto se Aristides Lima não tivesse o apoio da UCID e da PTS, se Jorge Carlos Fonseca não tivesse o apoio do MPD ou se Manuel I. Sousa não tivesse o apoio do PAICV. Quais dos candidatos iniciais estariam agora na 2ª volta e quem teria melhores condições para ser o próximo Presidente da República?

2 comentários:

Anónimo disse...

Talvez mais interessante seria discutir a substituição do semipresidencialismo pelo presidencialismo (tout court) ou a junção das eleições legislativas e presidenciais.

Acabaríamos de vez com a hipocrisia das eleições supra-partidárias e pouparíamos grandemente os bolsos dos contribuintes (as últimas presidenciais provaram isso).

Edy disse...

Talvez...também é um debate a fazer!!!o nosso problema é que passamos o tempo a discutir e a fazer pequenas alterações que não muda nada quando poderíamos criar algo novo...