sábado, 20 de setembro de 2008

Perfil dos Deputados Nacional













Qual é o perfil dos deputados na Assembleia Nacional em termos de sexo,idade,escolaridade,curso ou profissão?Os dados dos deputados no site da assembleia foi tratado estatísticamente exclusivamente com a idade,sexo,escolaridade,profissão, e curso dos deputados nacionais,que,acredito,podem estar desactualizado,como é o exemplo do único deputado que tem o grau de doutoramento que já não está na assembleia a algum tempo (Onésimo Silveira).Portanto,qualquer erro estatístico é da responsabilidade "da casa".
Verifica-se que,das 12 deputadas (16,7%),10 tem uma licenciatura,1 possui o mestrado e apenas 1 tem o 12º ano da escolaridade;por outro lado,é o PAICV que apresenta o maior número de deputadas (8) seguido do MPD (4).Ou seja,apesar da sua subrepresentação na assembleia,comparativamente,as mulheres tem o nível de habilitações mais elevada. Os deputados do PAICV tem nível de escolaridade mais elevado em todas os níveis de habilitações e maior número de deputados em todas as escalões etárias em comparação com o MPD e a UCID (existe um único de 29 anos e outro de 30 que são os mais jovens e um de 73 anos,que é o mais velho).



PS: se quiser ver melhor, saber os dados estatísticos, é só dar um clique acima das tabelas.

4 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Uma boa tentativa Edy. É pena não teres aprofundado muito na questão da profissão e do curso dos deputados. Tentei aproveitar os teus dados para fazer alguns cruzamentos mas os quadrados são muito pequenos e uso óculos.
Manti.

Um aparte: pelo que parece o vosso blog tem 6 colaboradores, no entanto só tu e o Nhu Nachu escrevem. Porquê?

Francisco Cardoso disse...

Boa pergunta! Porque é que outros colaboradores não escrevem nada...simples: mentores do blog são eles, os outros hão-de apanhar o embalo, ou coisa que o valha! Dá tempo, com a claboração de todos este seria o melhor blog sobre Cabo Verde...e há de ser! Abraço e continua a comentar

Edy disse...

Boas Redy,
pensei em reconfigurar a variável "curso" por ex e, 3 areas: ciências sociais e humanas;ciências económicas e empresariais e engenharia.Mas achei que ia perder informações se fizesse isso,por isso optei por deixar assim com a variável "profissão" também.
Se quiseres aproveitar os dados,é só clicar em cima das imagens que elas ficam maiores.

Tchesco,finalmente já deste sinal de vida.Pensei que nem sequer aparecias por cá.O blogue está precisando dos teus préstimos.Vou cobrar o que disseste no teu comentário.
Abraço

Francisco Cardoso disse...

É verdade camarada, tenho estado um pouco distante, mas prometo dar o meu contributo mais vezes...é só apanhar o embalo, como disse! Promessa é dívida.