segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Candidatos da diáspora

O debate eleitoral na diáspora não difere muito do debate em CV: a única diferença entre um e outro é que,cá fora,de vez em quando são obrigados a falar sobre as suas propostas para os emigrantes cabo-verdianos.Mas fala-se muito mais sobre os avanços e os atrasos do país do que sobre os problemas dos nossos emigrantes.E,quando se fala destes,é principalmente sobre àqueles emigrantes que vivem em pior condições,os descendentes dos emigrantes que vivem nos bairros sociais e os seus problemas de integração social,sobre o desemprego e o problema da habitação,as taxas alfandegárias e a eterna promessa de encontrar uma forma de baixar o custo de viagem para CV,etc,etc.Ou seja,entra eleição,sai eleição,as propostas para os nossos emigrantes continuam,no essencial,as mesmas,quiça,também porque os problemas continuam os mesmos.A conclusão é simples:os vários governos e os vários embaixadores que ao longo de anos passaram pelas embaixadas de CV por essa Europa fora,muito pouco conseguiram para melhorar a vida dos emigrantes nos países de acolhimento. Incompreensível é a total ausência de propostas ou medidas segmentadas uma vez que nem todos têm as mesmas necessidades e os mesmos problemas.Uma emigrante "tradicional",com baixa escolaridade e ilegal,não tem os mesmos problemas e necessidades de um empresário crioulo (aliás,é curioso que os nossos partidos raramente falam sobre medidas para apoiar os pequenos empresários cabo-verdianos no estrangeiro); é triste que,fazendo de tudo para garantir os seus votos,os partidos não tenham nenhuma medida dirigida aos estudantes (como por exemplo,tentar acordar possibilidades de universidades cabo-verdianas concorrer à financiamento de investigação cientifica no quadro do acordo com a União Europeia).Enfim,no dia 6 de Fevereiro,lá vamos nós votar naquele de quem gostamos mais...

7 comentários:

Anónimo disse...

Se fores um homem de estudos, um homem racional, e tendo em conta as criticas que tu fazes ao actual poder, que vai por la ha 10 anos, dizia, se fores racional so podes votar na oposiçao.

Tens MPD, UCID e PTS!

Anónimo disse...

Edy

Infelizmente tens razão e essa realidade estende-se a outros sectores, mas a responsabilidade é COLECTIVA porque ou aplaudimos ou nada fazemos ou só criticamos.

A única novidade na diáspora, é ter sido colocado um candidato como cabeça de lista nos EUA, que é um REFUGIADO - ou furagido, como entenderem - (agora com estatuto de emigrante)da Justiça Cabo Verdiana, por falsificação

Edy disse...

Meu amigo,
qualquer dia desses vou pôr aqui o meu sentido de voto e vais saber em quem voto...
anónimo,entre nada fazer e aplaudir,a critica já é muito bom...
abraço aos 2..

Anónimo disse...

Ja deste varias vezes o teu sentido de voto, excluindo o MPD porque Veiga é isto ou aquilo, e em alturas que nao se falava sequer na UCID ou PTS.

Tu criticas severamente Neves, mas depois tu dizes "ah, mas ele é melhor do que Veiga etc e tal".

Portanto por exclusao de partes....

Sabes eu sei ler rapaz!

O problema nao é votares neste ou naquele. A questao é seres coerente com o teu pensamento intelectual. Mas eu sei também que se pode ser inteligente e ter a sua ideologia politica.

Pois é, é a ideologia que mata o homem!...

Mas ha limites! Eu acho que quando nao dependemos dos politicos e sabemos pensar temos de ter coragem de irmos contra as nossas ideologias. Inclusivé votando, pois a democracia previu tudo indo até ao voto branco ou nulo.

Anónimo disse...

Ó Al Binda,
Não tenhas dúvida que entre Veiga e Neves, a malta vota Neves. É o preferível, sem dúvida. Tem obras feitas! Fala-se de desemprego, mas é demagogia do MPD. Até nos países ricos o desemprego aumentou.
Mesti Manti, Sim!

Anónimo disse...

Que malta é essa que faz uma escolha tao estupida?!

Neves é um MENTIROSO CRONICO que assina Boletim Oficial dizendo que o MPD foi o partido que criou empregos e riqueza e depois esquece.

Nao, quem vai decidir é o povo e o povo nao sabe o que é Net pois nao tem nem pao nem luz eletrica.

Aqui é para a gente divertir-se, mas é o povo que ja fez a sua escolha. Tudo menos o diabo do Neves!

Edy disse...

Al Binda,posso-te dizer que o meu voto não vai ter em consideração a minha ideologia mas sim os princípios que defendo para o nosso sistema eleitoral e/ou para a organização da estrutura partidária...