domingo, 30 de janeiro de 2011

Daniel Bell



"O sociólogo Daniel Bell, autor de “O Fim da Ideologia” e professor emérito da Universidade de Harvard, morreu na terça-feira aos 91 anos...Afastou-se da ideologia marxista e tornou-se, como ele próprio se definia, “liberal na política, socialista na economia e conservador na cultura”...Os trabalhos mais conhecidos do sociólogo são “O Fim da Ideologia”, sobre a era pós-marxista e pós-conservadora, e “O Advento da Sociedade Pós-Industrial” no qual prevê a transição de uma economia baseada na manufactura para uma baseada na tecnologia".
Uma vez disse que "o Estado é, ao mesmo tempo, pequeno demais para os grandes problemas da vida e grande demais para os pequenos problemas da vida".

10 comentários:

Anónimo disse...

Se quiseres ler alguns artigos do Nhélas, tens aqui a papinha feita com esta compilaçao de maioria dos seus artigos no Public Interest...

http://www.nationalaffairs.com/publications/page/daniel-bell-1919-2011

Al Binda

Anónimo disse...

Neste vídeo http://www.rtc.cv/congresso_mpd.wmv o Carlos Veiga, extraído do Jornal da noite na TCV
reconhece que nos anos 90 o MPD: "abri caminho pa mediocridade, pa demagogia e pa populismo irresponsável". Diz mais: "nu disisti di promové na sociedade ideia di renovação, mérito,", e ainda: "nu dexa di seta diferença".
Vale a pena rever o próprio Veiga (e não a pouca vergonha da manipulação) a dizer isso tudo. No entanto, ele vem agora dizer que os anos noventa foram anos dourados etc.
Recordar é viver, sim. Já agora, falou, isso tudo que verão no vídeo, ou não falou???
Luís Almeida.

Anónimo disse...

O Zé Maria, nao quer Mudança porque quer continuar a nomear o seu irmao na TACV, o seu filho na Bolsa de VALORES, a sua amante num ministério qualquer, os seus tios como isto e aquilo e quer que os seus ministros nomeiem os filhos deles, etc e tal.


Tudo isto, com um prémio por cima: que todos façam casaroes com piscina e motor de luz privado, enquanto o povo nao tem agua, nao tem electricidade.

E' esta a razao que força Neves a pedir mais 5 anos ao povo. Para continuar a enriquecer, quando se sabe que ha 10 anos ele era quebróde que nem Djosa!

Ha corrupçao e nepotismo em Cabo Verde, gente. So os filhos dos dirigentes têm bolsas de estudo.

Os filhos de pobreza estao a passar fome e quem o diz é Onésimo que denuncia escravidao no hospital de SvICENTE, onde a mae que vai parir e nao tem dinheiro para pagar é obrigada a varrer o quintal do hospital.

E' este o Cabo Verde do PAIGCV. Mesti Muda!!!

Al Binda

Anónimo disse...

Oh, Luis Almeida, isso foi demagogia de Veiga que regressava e querir unir o partido com os que partiram e os que ficaram.

E' demagogia barata.

Mas e o que é que dizes da frase de Veiga para o Primeiro ministro Zé Maria sobre o MPD:

"escreveu ou nao escreveu? Assinou ou nao assinou que o MPD fez crescer o pais?"

E' manipulaçao?!!!

Diz la, rapaz!!!! Em matéria de manipulaçao o comunismo é numero e é dos manuais!!!!

Al Binda

Anónimo disse...

As incoerências de Abraão Vicente:
Politika - Eu não quero voltar aos anos noventa Artigo do Jornal A Nação de 7 de Outubro de 2011.
… Eu não quero voltar aos anos noventa. Não existem soluções mágicas para o futuro do país.
Tenho a opinião, contudo, de que o regresso de Carlos Veiga deveria ser acompanhado de uma limpeza ainda mais profunda nas suas hostes. De facto, o MpD não se renovou. Nos últimos anos temos três figuras centrais no partido verde: Jorge Santos, Ulisses Correia Silva e Fernando Elísio Freire. Mesmo o líder que conduziu o partido nas últimas legislativas não é uma figura sólida e transversal.
Espera-se que José Filomeno se revele no terreno das legislativas e que Eurico Monteiro não apronte das suas (até convém que fique o mais discreto possível). Uma nota por demais evidente no partido é a pouca força das mulheres. Joana Rosa e Janine Lélis prometeram, mas nunca se concretizaram em figuras políticas de peso nacional na sociedade civil. Isaura Gomes foi publicamente desmoralizada e o melhor que tem a fazer é voltar à sociedade civil.

Mesmo não conhecendo de fundo o partido, a minha impressão é de que pelo menos Carlos Veiga está preparado para o embate com José Maria Neves. Para atiçar esta leitura também posso dizer que, depois de Cidade Velha tenho a ideia de que JMN está incrivelmente renovado apesar dos 10 anos de poder.

Se me perguntarem: hoje vive-se melhor em Cabo Verde do que em 2001? Digo sim.

Sendo radical, Veiga terá de ter a coragem de arcar que não tem concorrência interna e que por isso terá de usar de algum maquiavelismo, para não dizer terrorismo, para afastar aqueles tipos que se julgam “o tal”.

Jornal "A NAÇÃO" 7 de Outubro de 2010, página 10

Anónimo disse...

Ó Al Binda,
O Abraão Vicente escreveu ou não escreveu????: "Se me perguntarem: hoje vive-se melhor em Cabo Verde do que em 2001? Digo sim." Ver jornal A Nação de 7 de Outubro de 2010.
Então como é que nos tempos de antena ele mudou do MPD de opinião? Em 3 meses o gajo mudou de opinião?
Deviam era ler o sentido de voto de Paulino Dias, está muito bem fundamentado! Vejam aqui: http://blogdopaulino.blogspot.com/

Anónimo disse...

Correcção:
Ó Al Binda,
O Abraão Vicente escreveu ou não escreveu????: "Se me perguntarem: hoje vive-se melhor em Cabo Verde do que em 2001? Digo sim." Ver jornal A Nação de 7 de Outubro de 2010.
Então como é que nos tempos de antena do MPD ele mudou de opinião? Em 3 meses o gajo mudou de opinião?
Deviam era ler o sentido de voto de Paulino Dias, está muito bem fundamentado! Vejam aqui: http://blogdopaulino.blogspot.com/

Anónimo disse...

O ridiculo é estarem a comparar o Abraao com o Primeiro ministro desta terra.

Mas é so isso que Zé Maria vale? Um primeiro minsitro comparado com um jovem que concorre pela pela primeira vez para deputado.

Nao é patético!

Zé Maria Primeiro ministro nomeou ou nao nomeou irmao, amante, filho e cachorro?..

Nomeou ou nao nomeou?!!!!

Al Binda

Anónimo disse...

Ha mais de 1 milhao de pessoas nas ruas de Cairo a pedir a cabeça do socialista Mubarak, no poder ha 35 anos; em Cabo Verde, temos Pedro Pires e Neves, amigos soviéticos de Mubarak, que estao também no poder ha 35 anos, mas ainda ha crioulos dispostos a dar mais 5 anos a essa gente.

Vocês nao aprendem com esse 1 milhao de egipcios?

Os cairotas sao mais inteligentes do que os crioulos?!!

PAIGCV està no podeer ha 35 anos no Fogo!

Al Binda

Anónimo disse...

Ó Al Binda,
O Zé Maria nomeou o irmão sim. Recordo-te que António Neves fez um trabalho extraordinário no INPS, e isso conta. É mérito! Assim como O Carlos Veiga nomeou o seu irmão, Zé Tomás Veiga para ministro nos anos 90. Lembras-te? E agora? Em que ficamos? Ah, e não te esqueças que o tio do Carlos Veiga ganhava no parlamento quase todos os concursos de importação de cimentos, açucar etc. nos "celebres" anos 90.
Não vi problema nenhum no Veiga nomear o irmão nos anos 90 para ministro, assim como não vejo mal do Zemas nomear o irmão para a TACV. É legítimo e não há nada na lei que o podia coibir de fazê-lo.
O Abraão é crescidinho e foi incoerente ao dizer aquilo que tem dito sobre o Zemas no tempo de antena do MPD, esquecendo todo o elogio que fez ao JMN, e dizendo que estamos melhores que em 2001, há três meses atrás no jornal A NAÇÃO.
São os foguenses é que escolhem, livremente, o PAICV. Por acaso são obrigados a fazer tal escolha? Claro que não.