quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dos debates

Em jeito de complemento a este post da Margarida Fontes,eu também me congratulo com o debate que vai haver entre quase todos os partidos políticos. Mas essa minha congratulação é apenas "meio contentamento". É que vão estar presente todos os partidos,menos o PSD por não ter representante no parlamento. O critério é: como é difícil ter todos os partidos a debater num estúdio,limita-se os convidados aos partidos com representação parlamentar;aquele que não tem deputados fica de fora.E isto,mesmo que sem intenção,acaba por reproduzir a estrutura partidária no país e contribuir para a manutenção da desigual competição política.O "tempo de antena" é manifestamente insuficiente,para qualquer partido.Sem mais "espaço" mediático,torna difícil um partido pequeno ganhar notoriedade e,deste modo,conseguir mais votos.Uma boa solução seria ter duas rondas de debates: uma primeira com todos os partidos candidatos e,a segunda ronda,apenas com os partidos representados no parlamento.


Adenda: "a lei é clara, só tem direito a tempo de antena quem corre a mais de 5 círculos eleitorais, e este não é caso do PSD. Portanto, não tem nada a ver com representação parlamentar. Até porque, se tivesse a ver com representação parlamentar, o PTS seria excluído" (correcção de um anónimo à parte deste post).

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu estaria de acordo contigo sobre o PSD, mas acho que estàs mal informado.

E' que o PSD so vai concorrer num ou dois circulos e é o seu proprio lider Joao Nao sei quantos, que nao està interessado em participar nos debates.

Pelo menos foi o que eu ouvi o proprio a declarar à radio.

Mas numa situaçao normal o teu raciocinio seria democratico até porque no dia em que o chefe de estado anunciou a data das eleiçoes, o lider do PSD foi também convidado ao palacio a exemplo do PTS, UCID, MPD e PAICV...

Mas convenhamos que o PSD é um folclore e aparece de 5 em 5 anos. Alias mesmo o PTS, que para a tua informaçao nao tem representaçao parlamentar.

So o PAICV,UCID e o MPD têm representaçao parlamentar. O agora lider do PTS, està como deputado, mas eleito na lista do PAICV;

Anónimo disse...

Edy, além de mal informado, a tua crítica não faz sentido porque a lei é clara, só tem direito a tempo de antena quem corre a mais de 5 círculos eleitorais, e este não é caso do PSD. Portanto, não tem nada a ver com representação parlamentar. Até porque, se tivesse a ver com representação parlamentar, o PTS seria excluído.
Uma outra informação, não obstante o PTS não poder concorrer a mais de 5 círculos, este terá, mesmo assim tempo de antena na TV e Rádio, garantiram os responsáveis desses órgãos. Na minha visão, devias até corrigir o post visto não corresponde às verdades dos factos ( ou seja, não tem nada a ver com representação parlamentar) e é um pouco injusta.
Um abraço.

Edy disse...

Olá anónimo,
obrigado pela dica e pelas informações...no entanto,devo-te dizer que este post não foi escrita com intenção de criticar alguém ou alguma coisa em concreto mas apenas constatar um facto: que a não participação de partidos em debates televisivos contribui para reprodução da estrutura do sistema partidário porque sem aparecer "mais vezes" na televisão será mais dificil passar a mensagem e a imagem e,por isso,mais difícil será obter mais votos...abraço