quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Segura-me isto que vou aí e já volto!

Nada há de condenável na ambição política do reitor da Universidade de Cabo Verde; nada há de criticável na sua inclusão nas listas do PAICV para as legislativas. Nem sequer moralmente.Todos os cabo-verdianos têm direito de participar na vida política directamente, reza a nossa constituição. Independemente de exercer ou não cargo público. Então, porque não deve um reitor de uma universidade pública ser candidato à deputado? A questão é que o candidato não é o reitor mas sim o cidadão António Correia e Silva. Aliás, a própria assembleia vai ganhar em qualidade com a presença deste futuro deputado. Contudo, moralmente condenável é a opção pela suspensão do cargo de reitor e não pela renuncia ao cargo. Reitor Universitário não é um cargo de carreira profissional mas sim electivo. Com isto qualquer pessoa terá legitimidade para pensar que António Correia e Silva quer "aquecer" o lugar de deputado na assembleia,ou um lugar num futuro governo, e depois regressar a reitoria da universidade. O lugar de reitor deveria ter sido colocado à disposição da tutela que,por sua vez,aproveitaria para organizar eleições para um novo reitor. Mesmo porque daria o exemplo do desprendimento em relação à cargos públicos. E quando deixar a vida política regressaria à UNICV como um simples professor e não como reitor. A não ser que o cidadão em causa não esteja a pensar cumprir até o fim o mandato de deputado para o qual vai ser eleito,a universidade pública não pode e nem deve ficar 5 anos com um reitor em substituição.


Adenda: um anónino deixou o seguinte comentário - "Hoje, o Correia e Silva (e a Cláudia Rodrigues do ICIEG) esteve cá em casa, num porta-a-porta, e perguntei-lhe, sem rodeios, se estava a "esquentar o lugar" para daqui a 5 anos.Tanto ele como a Cláudia responderam-me que pediram a suspensão dos cargos porque é a figura legal correcta (pois não faria sentido pedir a renúncia antes das eleições) e que, logo após a campanha, porão os cargos à disposição.O Correia e Silva avançou-me mesmo que já estão a preparar o processo para a eleição do novo reitor da UniCV".

7 comentários:

Anónimo disse...

"O lema 'Mestê Muda' é bom mas, primeiro deve ser aplicado dentro do partido. Alguns líderes dentro do MPD “MESTÊ MUDÁ", isso sim!”. Palavras de César Fortes, líder da JpD,São Vicente.
Ver carta (arrasadora) completa aqui: http://www.forcv.com/articles/post/2011/01/07/JPD-S-Vicente-Insatisfeita-Pela-Ausencia-de-Membros-na-Lista-do-MpD.aspx
Zé da Lua.

Anónimo disse...

Claro que nao é condenavel e alias é normal em grandes democracias ocidentais; eu nao vejo problema nenhum mesmo com a historia de eleiçao ou nao de reitor,até porque ha muitas democracia ocidentais uma vez mais onde os reitores nao sao eleitos mas sim designados ou nomeados.

O que é condenavel é esse sistema de mentira que a elite instalou na terra e que nao respeita o povo.

Um sistema onde impera o cinismo e a hipocrisia.

E' que toda a gente sabe que esse senhor foi sempre do PAICV com ou seu cartao de militante. Toda a sua carreira, inclusivé com periodos para estudar e fazer doutoramento pago pelo povo, este senhor foi sempre sustentado pelo PAIGCV.

Toda essa familia alias foi do PAIGCV. Este aqui foi inclvusivé conselheiro do presidente Pedro Pires, fez parte de todas as comissoes de historia, escreveu alias um Historia em nome do Partido e enfim foi nomeado reitor pelo governo do PAICV através do seu amigo José Maria Neves.

Conclusao: é brincar com a minha inteligência dizerem e o Edy acredtiar que ele é independente na lista do PAICV;

Isto tudo faz-me rir e estou quase a dar como caso perdido esta terra, onde o presidente da republica vai apoiar um ditador na XCosta do marfim que perdeu eleiçoes e nao quer abandonar o poder.

Oh Edy, tenho medo que ainda nao vais ter um pais normal nos proximos 50 anos...

Anónimo disse...

Apoiar Gbabo? Ó Underdouglâs, boquinhas e quejandos andas mais é maluco. PP foi aconselhá-lo a abandonar o poder! O resto são questões não oficiais que não são tornadas públicas, e especulação dos jornais da Costa do Marfim da família política, a qual pertence o Veiga, a especular.

Edy disse...

Al Binda,
ser simpatizante não é, forçosamente,a mesma coisa que ser militante...e se não é militante,só pode ser simpatizante ou próximo mas independente no sentido de não ter cartão partidário..pelo menos no plano formal assim o é...

Anónimo disse...

Prefiro o teu "pelo menos no plano formal".

Fazes-me rir, jovem!

Anónimo disse...

Edy,

Hoje, o Correia e Silva (e a Cláudia Rodrigues do ICIEG) esteve cá em casa, num porta-a-porta, e perguntei-lhe, sem rodeios, se estava a "esquentar o lugar" para daqui a 5 anos.

Tanto ele como a Cláudia responderam-me que pediram a suspensão dos cargos porque é a figura legal correcta (pois não faria sentido pedir a renúncia antes das eleições) e que, logo após a campanha, porão os cargos à disposição.

O Correia e Silva avançou-me mesmo que já estão a preparar o processo para a eleição do novo reitor da UniCV.

Just thought you would like to know.

Bali

Edy disse...

Ok,
tanx pela informação...vai ficar no post em jeito de adenda.Já fiquei esclarecido.
Abraço