quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cursos e Profissão

Na Alemanha,o político do partido Os Verdes,Joschka Fischer,que não tem um curso superior chegou a ser ministro de negócios estrangeiros durante vários mandatos;no Brasil,o sociólogo F.H.Cardoso e o médico António Palocci foram ministros das finanças;Bill Gates,abandonou a universidades nos primeiros anos;Larry Ellison,fundador da Oracle,também abandonou o curso;o actual presidente do Millenium BCP,é licenciado em Direito;Paul Wolfowitz,ex-presidente do Banco Mundial,é licenciado em matemática e doutorado em ciência política,etc,etc.Enfim,nos países desenvolvidos podemos encontrar directores de empresas com formação em história,estudos clássicos e até em filosofia.Em Cabo-Verde,isso seria,e é sempre,um escândalo.Tinha que ser um gestor,um economista,um engenheiro ou,no máximo,um jurista.Por isso vimos e ouvimos reclamações quando um jurista trabalha na CV Investimentos ou um politólogo é nomeado director-geral do turismo.Continua a identificar-se muito os cursos com a profissão,quando o mais importante é a competência.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao percebi bem a tua critica ja que ha nela também algumas incongruências.

Por exemplo estranhas que um matematico (brilhantissimo!!) e doutorado em ciências politicas tenha sido boss do Banco Mundial. Mas estàs a ser sério ou conheces o conteudo desses dois cursos especificos?

Para ti seria mais normal que fosse um economista, nao é? Mas tu sabes o que é matematica financeira? Achas que um matematico ainda por cima brilhantissimos sabe menos de economia financeira do que digamos um bom economista? Repara que ainda digo BOM, quer dizer 14, 15 valores.

Brilhante, é MUITO BOM rapaz!

E o que é que pensas que um doutorado de ciências politicas estuda? Conheces o conteudo de um doutoramento de ciências politicas? Ainda por cima, repito, numa pessoa brilhantissima?

Como vês aqui a tua critica nao serve.

Eu poderia criticar-te em relaçao a outros exemplos que citaste, mas so vou escolher ainda o teu "até filosfia".

Porquê "até Filosofia"? Achas que alguém com uma boa formaçao de Filosofia nao pode ser chefe de empresa?

Mas sabes o que é filosofia das ciências? Sabes o que é filosofia das matematicas? Sabes o que é Filosofia de economia?

Deixa estar que estou a ver que os actuais estudantes formados hoje em dia em Portugal têm um curriculum de merda!

E' o que eu digo, muitas vezes as pessoas criticam os cursos, mas sem saberem o conteudo dos mesmos. Pensa-se geralmente que um Filosofo (bem formado claro e duma boa universidade) nao sabe matematica.

Mas que diacho, os grandes filosofos historicamente eram matematicos, fisicos, cientistas, eram os melhores homens formados. As referências de fIlosofia sao quase todos matematicos, por exemplo Descartes, Kant, Pascal, Espinoza, Leibniz, Heidegger, Hume, etc etc.

Acho que tinhas boas intençoes mas colocaste mal a questao. Mas globalmente viste bem a problematica dos cursos e profissao. Efectivamente pode-se ser um bom profissionalmente sem ter curso e ter curso e ser um mau profissional

Mas atençao! Aquele que nao tem curso so é bom profssionalmente porque à partida é inteligente e quando parou os estudos era geralmente bom aluno ou brilhante, casos de Joska Fisheer e Bil Gates por exemplo.

Alguém que é mediocre nunca pode ser um bom profissional.

E de qualquer maneira é um mito dizer-se que fulano nao estudou mas é bom profissional. E' um mito: E' porque se fores reparar, essa pessoa deixou de estudar por uma série de razoes, mas depois ja adulto, e porque é inteligente, fica mais responsavel, é bom profisonal e estuda sozinho, quer dizer é um autodidacta. E porque é inteligente recupera depressa; alguém que nao é inteligente por exemplo pode ir à Universidade passa com 10 valores mas nunca serà bom profissional e do proprio curso serà sempre mediocre.

O problema é que estamos em sociedades que reconhecem diplomas, mesmo quando sao sofriveis.

No caso de Fisher, por exemplo, como é brilhante, ele recuperou estudando sozinho saberes com equivalências de varios cursos superiores. Razao pela qual é especilsita de resoluçao de crises interancionais numa das melhores Universidades do mundo, o Princeton.

Mas é nos Estados unidfos. Coimbra, por exemplo seria incapaz de dar a resposnabilidade de um curso a um autodidacta. DE a Europa duma maneira geral, tirando os nordicos e a Alemanha. No mundo latino é quase impossivel, mas se fores recaparar sao as sociedades mais atrasadas do mundo ocidental....

Entao contribuo ou nao contribuo para o debate? Influencio ou nao?!!!E tudo à velocidade da luz porque como costumo dizer nao tenho tempo nem para corrigir erros de teclado...

Edy disse...

Se calhar eu é que não fui muito claro...a intenção não era criticar o facto de um filósofo ou um politólogo exercerem cargos relacionado com finanças ou gestão,mas sim precisamente o contrario:o curso,ou a área do curso,não é mais importante (por isso citei casos,por ex,do Fernando Henrique Cardoso e Antonio Paloci,que foram ministros de finanças apesar de terem formação em sociologia e medicina,respectivamente)...como mencionas a filosofia da ciência,ontem mesmo comecei a ler "The Technological Bluff" de Jacques Ellul..

Anónimo disse...

Esse é um grande mestre! O estranho é leres em traduçao tendo em conta que ele era francês; é que era uma mente muito sofisticada e a experiência me diz que a genialidade da lingua francesa perde-se em traduçoes inglesas.
Mas esse era dessas mentes completas e complexas que te descrevi noutro post; essas mentes que englobam as artes, as mametamicas, a filosofia, a teologia, o direito.
Sim senhor, essa é boa leitura; é um dos meus mestres!