quarta-feira, 22 de junho de 2011

"Estudo sobre a Situação das Famílias das Crianças em Risco"

"A maioria das crianças em situações de riscos provêm de famílias ou de agregados familiares que vivem em alguma precariedade habitacional, e com baixo nível de escolaridade";

Alguma novidade?Alguma coisa que qualquer leigo já não soubesse sem efectuar qualquer tipo de inquirição cientifica?Se recentemente já tinha sido efectuado estudos sobre este mesmo tema,foi preciso fazer mais um estudo,ainda por cima com recurso à consultor externo,para se chegar a conclusões como essas?
Não conheço o estudo,não sei se essas são as principais conclusões mas,de qualquer maneira,foram as que o jornal destacou.A ser isso,só posso dizer que também é por estudos como estes que muita gente diz que os sociólogos (pelo menos,muitos deles) só dizem o óbvio.Um sociólogo não pode contentar-se apenas em descobrir regularidades estatística nos fenómenos sociais ou um padrão nos comportamentos.Há por aí muita falta daquilo que Wright Mills chamou de imaginação sociológica.

1 comentário:

Redy Wilson Lima disse...

Meu amigo, não posso deixar de concordar contigo. Investigadores castrados é o que mais há por aqui. Comentar a notícia como me pedes só depois de ver o estudo em questão, embora, à priori, de certeza as conclusões não fugirão do noticiado.