segunda-feira, 20 de junho de 2011

Futurologia

Diz-se que,se a 2º volta das presidenciais for entre Aristides Lima e Jorge Carlos Fonseca,o PAICV vai ter um novo congresso para clarificar a situação da liderança partidária; se Aristides Lima for o vencedor das eleições,provavelmente,vai acontecer a mesma coisa.Congresso essa onde,a meu ver,será quase impossível José Maria Neves não conseguir renovar a sua legitimidade e confiança partidária.Diria mesmo que,dificilmente a oposição interna vai dar a cara concorrendo,neste momento,contra a liderança de JMN.A hipótese de eleições antecipadas por demissão de JMN em virtude da vitória de Aristides Lima é um exagero ou,no mínimo,um wishfull thinking.Clarificar a liderança partidária não significa clarificar a liderança governativa.Ou seja,José Maria Neves não é obrigado a demitir-se do governo.Pela simples razão de que,legalmente,quem concorreu e ganhou as eleições foi o partido e não o 1º ministro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente, é a tua ultima frase que està correcta, mas nao a tua conclusao!

Efectivamente é o Partido que foi eleito e nao Zé Maria! Mas é precisamente por ser o Partido, que outra pessoa do partido pode ser indicado para ser primeiro ministro, caso Zé Maria fique em minoria.

Outra coisa, eu ja escrevi aqui no teu blogue, que pode haver uma segunda volta entre Aristides e Zona, é mas é quase improvavel, se a campanha continuar como està.

E' que ha mais probabilidade, e ja o escrevi também aqsui, que a final serà é entre Aristides e Inocencio. E é este caso de figura que vai precisamente dar cabo do partido e haverà sim senhor um congresso extraordinario quer o Aristides ganhe quer o Inocêncio ganhe.

Mas a probabilidade de Inocêncio, é quase nula.

Logo, teremos sim um congresso extraordinario e Zé Maria serà obrigado sim senhor a abandonar os dois cargos no partido e no governo.


Tu tens de perceber uma coisa essencial e fundamental em matéria de Direito e de ciências politica e de Moral: nao é possivel um Chefe de estado coabitar com um primeiro ministro que lhe chamou rato, e indirectamente a todo a maioria do povo que o tiver escolhido.

E' uma falta de respeito de educaçao de base (ah ja me tinha esquecido que tu tens um problema grave e insoluvel com a Moralidade) e de Etica e da Moral!

Ja agora, o Zona, pode ir à segunda volta se ele pegar precisamente nesta questao da Moral e atacar Inocêncio que està ferido de morte, ao apostar num mandatario que vende sexo na Holanda;

Eu sei que os crioulos têm um problema grave com a Moral. Mas isto é por causa da fraca cultura filosofica que ha na nossa terra.

Mas ainda sobre a evnetualidade de Zona poder explorar este aspecto, o problema que se poe, é que ele pode nao o fazer por ter rabo de palha.

Efecivamente o Zona tem taambém problemas com a Etica. E' um impeninente jogador de batotas e o Manel do Paraelo 14 uma vez escreveu no seu jornal que o Zona em tempo em que era ministro dos negocios estragneiros chegou a jogar dinheiro do estado no Casino do Estoril.

E' também ético e moral? Claro que nao! Temos de facto um grande problemas com questoes morais em CABO vERDE. OS nossos politicos têm quase todos problemas com o sexo, com a exploraçao de jovens quase crianças. Lembro-me de casos de raparigas de 14 anos que acompanhavam ggrande dirigentes do PAIC a buates tendo-se falado em tempos no Scapa.
O proprio primeiro ministro é tido como um drogado de mulheres trocando de mulheres como se troca de cuecas e com o agravante: ele bate em mulheres, é o que o Liberal escreveu em tempos que Zé Maria espancava a sua priemira mulher que vive nos Estados unidos.

Aristides até prova em contrario, é tido como um santo nessa matéria. Alias, o anedotico é que ele é atacado pela equipa de campa de Inocêncio, de ser um homem que nao gosta de parodia e que vive isolado entre livros.

Nao é o fim da macacada? Um homem ser acusado de ser estudioso, em vez de ser parodiente e mulherengo./ A verdade é que a nossa sociedade gosta de homens machoes, com quatro mulheres, que gostam de bebido alcoolica e que em em vez de ir para bibliotecas vai a buates e discotecas.

E' este o teu Cabo Verde, a tua terra Edy!!!

Começas ou nao a entender porqje é que odeio essa gente que nos vem de 74. Todos, logo Aristides também!

Nada de confusao, apenas estou a analisar e repito, esta terra so pode renovar-se com o afastamento de Zé Maria e seus lacaios do PAICV, o que nao quer dizer que a ala de Aristides seja melhor; nao, nao é porque Filu està metido até ao pescoço na corrupçao e nessas coisas de buates, sexo e discoteca tambem; mas é a unica maneira de o MPD regressar ao poder para renovar esta terra. Mas sem Veiga e seus lacaios tambem.

Complicado nao é? Estou-me nas tintas!!!!

Anónimo disse...

E' verdade ia-me esquecendo de te dizer que o Abraao que ainda ha dias tecias elogios ao Zé Maria, agora escreveu um post no seu blogue que afinal estava errado e que o PAICV de Nebes ja "morreu"!

Isto depois de eu lhe ter dado na cabeça num post que mandei para uma das opinioes do tal cronista de Lisboa apoiante do Zoquinha!

O que me espanta sao politicos e sociologoxs como Abraao mudarem de opiniao num espaço de uma semana.

Anónimo disse...

Ao Anónimo: não tenho dúvidas de que é um "doido de pedra", daqueles a quem se deve recomendar terapia e internamento sem tréguas. Mas, desta vez, você foi simplesmente GENIAL. Como é de se esperar dos doidos de pedra do seu calibre! A sua análise é de se ler, reler e reler e guardar (e isto vai fazer você regredir na sua terapia). Às vezes você tem essas tiradas de génio. E não há quem faça igual sobre Cabo Verde. E saiba que apesar de bater nestes meninos mais novos, eles gostam muito de si. É a tal coisa do amor pelo pai severo... e deixemos o Freud em paz. Enfim, tenho mesmo que ler e apreciar as suas coisas no meio de tanta mediocridade. Mas não dou-lhe os parabens. Por causa do laudo médico-psiquiátrico.

Edy disse...

Como assim tenho um problema com a moralidade ("ah ja me tinha esquecido que tu tens um problema grave e insoluvel com a Moralidade")?

Anónimo disse...

De vez em quando sofres de amnésia o que nao é boa coisa para quem é aprendiz da reflexao!

Ja te esqueceste do teu post sobre negociar mesmo com criminosos como Kadafi, José Eduardo dos Santos?!!!

Queres que eu te va buscar o teu proprio post e a minha critica?!!

Bem, quanto ao teu inquilino psiquiatra de pacotilha que dizer-lhe?...

Eu mesmo costumo dizer aos meus filhos que sou um LOUCO!. Sim, LOUCO e nao doido!...

Anónimo disse...

Edy, é um exagero mas o Inocêncio parece não concordar contigo: http://www.youtube.com/watch?v=m8-wcG9UDhk