segunda-feira, 13 de junho de 2011

Luta Interna no PAICV

Já defendi aqui que toda essa situação de guerrilha interna no PAICV era evitável se se optasse por dar voz aos militantes de base do partido através de primárias interna. Os que são contra essa ideia, dizem que isso seria partidarizar as presidenciais. Ora, mais partidarizada do que já está era impossível; a escolha do candidato a apoiar por militantes de base é um processo tão partidarizado como a escolha pelos militantes que fazem parte da comissão nacional. O processo de escolha na comissão nacional não passa de uma espécie de “mini primárias”, as primárias da elite partidária.
A escolha do candidato a apoiar pelos militantes teria o poder de dissuadir qualquer os derrotados a avançar: afinal, como é que, por exemplo, Aristides Lima teria “coragem” para avançar para as eleições se ele não tem o apoio da própria maioria dos militantes do seu partido? É este facto, principalmente, que dá força ao Aristides Lima: a percepção, certa ou errada, de que a maioria dos militantes de base do partido estão com ele. E é também por isso que, no geral, existe a percepção que a direcção do partido quis impor o “seu” candidato.

1 comentário:

Anónimo disse...

Entao, influencio ou nao os debates?!!! Depois de eu ter escrito o meu post aqui sobre o estilhaço do PAICV e dos diferentes cenarios de que tomarà conta do partido, agora és tu a entrar na onda, é o Liberal, é a FORCV e os comentaristas do Visao Global sem falar no proprio Zé Maria que pergunta ao Aristidfes se ele quer ser Presidtnnete do PPAICV ou da republica?!!!!


Influencio ou nao influencio? Estou sempre na linha da frente ou nao?!!!!