sexta-feira, 17 de junho de 2011

Será real?

Será que é plausível a ideia defendida por alguns da "exportação de mão-de obra qualificada"?Quais são os potenciais países importadores de mão-de-obra cabo-verdiana?Será apenas países dos PALOP?Se não,a questão da língua estrangeira está a ser cuidada?E esses quadros,têm qualidade para competir a nível mundial?Essa estratégia será real à curto-médio prazo?

4 comentários:

Anónimo disse...

claaro que nao rapaz!é so bazofaria de crioulou;
ter uns médicos e engenheiros em portugal (sem nenhum protagonismo na vida social e politica portuguesa) nao é ter cérebros no estrangeiro como se costuma dizer com tanta bazofaria;

eu ja estou ha mais de 30 anos no mundo ocidental, e estou farto de pedir esses nomes de cérebros crioulos no estrangeiro mas nunca mos deram; limitam-se a dizer com boca cheia que "crioulo ê bom", "ha grandes cabeças crioulas no estrangeiro" e outras asneiras do género.

nunca vi essa gente, eu que percorro o mundo;

faz la uma lista de 10 nomes de cabeças de crioulos na europa ocidental, com protagonismo (e nao um médico a fazer urgências de noite num hospital qualquer sem qualquer peso na vida social) e eu te darei uma grande prenda.

mandar uns professores de escola primaria para angola, guiné ou s tomé nao quer dizer que sao cérebros, que sao gente altamente qualificada;

é o que eu digo crioulo é so bazifarua;;;

Anónimo disse...

crioulo é bazofo ma anhó é saloio...so um salóio tá pensa ma kel ki bem di fora é midjor ki nos ki sta li na terra

Anónimo disse...

Efectivamente crioulo duma maneira nao é so saloio mas burro também; é o caso deste meu critico que nao percebeu patavina do que escrevi.

Onde é que essa nulidade viu que eu tenha escrito que tem de ir "estrangeiros" para tomar lugar daqueles crioulos na terra?

Onde oh burro!

Logo eu que sou critico em relaçao aos "cooperantes" estrangeiros que vao para a minha terra.

Eu defendo gente culta e profissional e em primeiro lugar caboverdianos quer na terra quer no estrangeiro.

O que eu estava a pedir ao Eddy é a tal lista de crioulos muito bons no estrangeiro; o que para mim é tambem um mito. Nao é porque ha uma meia duzia, que a gente tem de estar a encher a boca dizendo que "cerebros" crioulos na Europa e nos SATTES;

mAS uma coisa é certa; em cabo verde é que nao estao tambem!!!

Anónimo disse...

E não há mesmo, é só basofaria de crioulo. Coisa tão perniciosa que até nos relatórios da OIM aparece que Cabo Verde é o país africano que tem uma emigração mais qualificada. Aonde? Qualificada de quê? E de tanto repetie a mentira, acreditamos nela piamente e a defendemos perante os outros. Triste figura. Somos tão bons que, orgulhosamente, aprovamos os curricula de portugueses formados nas universidades do interior de Portugal para dar aulas e orientar os mestrandos e doutoradnos nas nossas universidades mais "referenciadas". Com toda a basofaria, é claro.