terça-feira, 28 de junho de 2011

Sondagem na Forcv


Num país “normal”, num país onde as sondagens e empresas de sondagens cumprem regras e são alvos de regulação, esta sondagem elaborado por um professor universitário seria, no mínimo, ilegal e, por isso, o jornal online e o autor da sondagem seriam alvos de multa. Como é possível qualquer pessoa, mesmo que tenha conhecimento técnicos, fazer sondagens a seu belo prazer? Por alguma razão, por toda a parte as sondagens são feitas por empresas licenciadas para isso e não por pessoas em nome individual. Quase em toda a parte, porque em CV qualquer um,empresa ou um entendido na matéria, pode fazer sondagens e publicar o resultado…

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi chamada sondagem por abuso de linguagem; o autor disse claramente que foi um estudo no quadro de uma aula dos seus estudantes de ciências politicas.

Isto é coisa que se faz todos os dias nas faculdades de sociologia politica, de comunicaçao politica e de ciências politicas de grandes universidades na europa.

Tirando este aspecto tens razao, ha regras para se fazer sondagens, aquelas que mais ou menos sublinhaste.

M%as repito nada impede a um professor de universidade fazer estudos de popularidade, de intençao de voto, como item de curso universitario. Foi o que esse professor teve o cuidado de sublinhar....

Quanto ao jornal, bem, meu caro aqui estàs a coarctar a liberdade de informar deste ou daquele. A partir do momento em que ha uma informaçao publica, qualquer jornal radio ou tv pode noticar a informaçao, como informaçao e nao como uma sondagem. A FORCV limitou-se a noticiar uma informaçao constante de uma "sondagem".

Nao ha lei nenhuma que proiba a b ou c de noticiar algo que é publicO. Alias, Zona, que é jurista, e tido como o melhor e o autor material da constituiçao, comentou essa mesma sondagem e nao disse que ela era ILEGAL!

Ele comentou a sodnagem ontem no Directo ao ponto da RTC...