sábado, 14 de março de 2009

Ainda o "Mundo Novo"

Como o 1º ministro português só vai fazer entrega do computador Magalhães em Mindelo e na Praia,o Redy questiona se o combate à info-exclusão de que falo nos post anterior se cinge à essas duas cidades de CV.Parece que o meu caro amigo está mesmo "mal informado"!Em primeiro lugar,o programa Mundo Novo não se limita a entrega dos computadores,Magalhães ou Gota D´Água;em segundo lugar,o "target" principal do programa é o interior das ilhas.A resposta está no próprio site do governo ou na página da Nosi;permitam-me reproduzir algumas passagens do texto:
  - "A ideia é disponibilizar 150 mil computadores, como já se fez referencia, aos alunos e professores, gratuitamente para os alunos que não tenham condições, e a preços módicos para aqueles que tenham condições de pagar, para que se possa viabilizar o projecto".
  - "Contudo, o programa "Mundu Novu", como mostrou o gestor do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), Jorge Lopes, é muito mais vasto, fazendo parte do processo a instituição de cerca de 130 Telecentros espalhados pelo País, com destaque para os meios rurais, para as crianças e jovens que não tenham condições de adquirir um computador".
Óbviamente haverá pormenores que só mesmo lendo o programa para conhecermos,contudo,quero acreditar que o programa vai chegar a todo os cantos do país,de Santo Antão à Brava e,como não poderia deixar de ser,uma ilha de cada vez.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro, pronunciei assim no semana a minha sentença:

Mas que raio de "Mundo Novo" é esse? Portugal ja nao tinha dado "novos mundos ao Mundo"? Quando é que vamos ser homens de verdade, responsaveis, adultos e nao esses individuos "pueris", "crianças" e "irresponsaveis", que o branco quer que sejamos?

A nossa elite continua com esse complexo de inferioridade frente ao branco! Que o branco é que sabe tudo, que o branco é que é bonito, que o branco é que é superior, logo que o preto é feio, inferior e emotivo, pois a razao so pode ser uma coisa de branco!

A verdade é que o branco continua com a sua politica das Caravelas, simbolo de técnica, tecnologia e desenvolvimento, enquanto o pretinho ficou estagnado no tempo", "nao entrou na Historia", como diria Sarkozy, e disse mesmo factual e historicamente no seu ja famoso discurso de Dacar.

A proposito, que intelectual caboverdiano, teve a coragem de analisar o conteudo racista desse discurso? Que eu saiba, nao houve um unico sequer; apenas o Al Binda teceu aqui mesmo neste jornal algumas observaçoes. De resto, tudo continuou a assobiar para o lado em busca de sinais da navegaçao do Alto Mar, vindo nao se sabe de onde, ou mais precisamente vindo do Atlântico, da Antiga potência colonial Portugal.

Uma entidade colonial que agora com os novos tempos adaptou o discurso e acena-nos por ventura com computadores, novas tecnologias, enfim o novo Mito do Infante D.Henriques, o dito fundador lusitano da Globalizaçao, esta nova Era que vivemos.

Deste lado, impavidos e serenos, "vamos cantando e rindo", dando graças a Deus, por ele ter gerado o branco que com o seu pendor redentor vai salvando as almas penadas dos negros. Pretos todos baptizados para ficarem brancos, alvos sem pecados, sem a tal fatalidade que nos vem desde os tempos biblicos, nós que somos descendentes de Cam filho de Noé mas pai de Canaan, o servo dos servos, o maldito, como reza a Génesis.

Para os MENOS ATENTOS Cam deu origem à palavra camita, que é o negro!

O branco, é filho de Noé também, mas o primeiro, o filho querido! E’ ele que traz a nova mensagem, pois é o mensageiro de Deus! Amén, responderá o negro!

Al Binda