domingo, 8 de março de 2009

BlogJoint:Anónimato

geração20j73;KuFrontalidadi;Bianda;Teatrakacia;CaféMargoso;TempodeLobos;

«É mais importante “o que se diz” ou “quem diz”? Mas será que, por não sabermos quem diz, o que se diz perde valor? Será que o conteúdo ideológico de uma comunicação é susceptível de ser desvirtuado em função de sabermos (ou não) quem a profere? Kierkegaard era de opinião que a mediação tecnológica na comunicação humana adulterava essa mesma comunicação. Para ele, a verdadeira comunicação é personalizada, enquanto que “o erro é sempre impessoal”. Segundo Kierkegaard, a partir do momento em que a escrita foi inventada, e mormente com a massificação da comunicação escrita ― em que quem lê não sabe ou não conhece pessoalmente quem escreve ― o leitor deixa de se preocupar com o escritor e passa a preocupar-se exclusivamente com a comunicação, isto é, com o objectivo. Para Kierkegaard, esta era a causa da perversidade que se instalou na sociedade moderna.Já vos ocorreu concordar com o conteúdo ideológico de um texto, e depois de conhecer alguns dados pessoais sobre o autor passar a colocar em causa (ou a corroborá-lo com maior veemência) esse mesmo conteúdo ideológico?
Naturalmente que as duas coisas são importantes: é importante saber “quem diz” “o quê”.O que me preocupa não é o anonimato, mas a fragilidade do exercício do contraditório».

2 comentários:

Anónimo disse...

Porra! Nho Naxu! fizeste-me interromper o interregno! Este texto é de Mestre! Mas copiaste!

Sim, eu ja o tinha escrito! Quer dizer com as minhas palavras e ideias!

Nao, falando (sim, eu falo os meus textos, nao os escrevo!) mais a sério, tenho de reconhecer que tu tens escrito alguma prosa que destaca entre essa maralha da blogaria!

Mas sabes, nesta tematica, ainda ha superior ao Kierkegaard. Mas é muita fruta para essa blogaria que nao estuda, que nao sabe citar e quando cita troca os autores e as citaçoes.

Estou deveras contente por ter revolucionado o debate na Net crioula. Fui eu a dar o ponta pé de saída no expresso, liberal, semana e no ja célebre amidjabraba, que despoletou toda esta corrente de liberdade e de riola que agora desembocou nesta blogaria que ainda apalpa o terreno porque se preocupa mais com acessorios do que com o fundo da questao.

Pois é, tu meu caro Nhu Naxu (nome de filosofo popular) soubeste analisar este aspecto com mestria. Deixa estar que tenho aqui neste blogue uma dupla do caraças!: Tu e o Edy, na linha da frente com o Redy e o Rony a correr atras de vocês os dois, enquanto os outros andam a tentar descobrir quem está à frente do ecrã do computador, como se o ID, vedasse o uso da maquina a outras pessoas, meus amigos e amigos dos meus filhos.

Quem te garante que este texto foi escrito por mim? Quando digo eu estou a dizer eu ou é a minha criaçao que diz eu?! Ou será o outro que estava aqui ha dois minutos? Nao, é este que agora me arranca da cadeira! Nao, é o criador do Al Binda!.Que interessa que estejam a delirar?! O que interessa é que Eu nao quero protagonismos nenhuns e é isso que nao percebem!. Al Binda.

Nhu Naxu disse...

Seja bem vindo AL Binda...