segunda-feira, 30 de março de 2009

E a culpa da crise financeira mundial é dos clientes bancários...


...«estão a ver a famosa “crise financeira internacional”? E qual foi a sua causa principal? A compra desenfreada de casas e outros luxos semelhantes, sem que houvesse estofo para tal. É esta a base inegável da crise do “subprime”. Em cascata, deu-se, depois, o desmoronar de um sistema imponente e irresponsável. O “luxo democrático”, que procura o crédito sem ter poupança, gerou, deste modo, o caos. Mas ninguém quer falar disso. Culpar os “banqueiros” é mais fácil e rende votos. É certo que há banqueiros sem escrúpulos, mas eles não são a causa principal desta crise mundial» (Casimiro de Pina).
O problema dessa análise é que faz parecer que os banqueiros foram "obrigados" a conceder créditos à todas as pessoas independentemente da sua condição financeira e capacidade de se responsabilizar pela hipoteca da casa adquirida.Que bonzinhos são esses banqueiros.Evidentemente,a justificação é mais profunda e,sim,os banqueiros,ou alguns deles,tem a "culpa no cartório":concedia-se empréstimos à pessoas comprovadamente de alto risco (no sentido que não poderiam pagar totalmente o crédito);depois,por via da inovações financeiras totalmente desregulados,vendia-se esses créditos,entretanto tranformado em novos produtos financeiros,no mercado financeiro até que alguêm descobre que esse novos produtos não tem "fundo" porque os clientes não tem como pagar  crédito...e,nisso tudo,há ainda quem diz que a culpa é desses mesmos clientes que se aproveitaram "da bondade" dos banqueiros...

9 comentários:

Anónimo disse...

Entao Edy, como vai essa vidraça?! E' é, o Casimiro parece ter razao pelo menos parcialmente. Sabes porquê? Porque os banqueiros receberam ordens de Bill Clinton para dar a torto e a direito créditos à malta para comprarem, casa, carro, frigorifico etc e tal! Sim as coisas vêm do tempo de Bill!

E o problema é que depois aqueles que deviam controlar nao fizeram o trabalho de guarda que tinham que fazer.

Sem dizer que esta crise foi provocada globalmente por simples ladroezinhos que queriam ficar ricos e milionarios do dia para a noite!

E' é, ninguém fez o seu trabalho, nem os politicos, nem os banqueiros, nem os ladroes que jogaram com o nosso direito para se enriquecerem à velocidade da luz.

Esta tralha toda nao tem nada a ver com o capitalismo e tao pouco com o liberalismo. Tem sim, a ver, com ladroíce, com a roubalheira, com a ganância!

O liberalismo como te disse no passado recente é simples: é respeitar as regras de um estado de direito; fazer o que está na lei, respeitar pura e simplesmente a lei!

Al Binda

Anónimo disse...

"Sabes porquê? Porque os banqueiros receberam ordens de Bill Clinton para dar a torto e a direito créditos à malta para comprarem, casa, carro, frigorifico etc e tal! Sim as coisas vêm do tempo de Bill!"
Tamanha ignorância. Então tentar parar a descriminação dos banqueiros em não conceder créditos a populações menos favorecida, significa que ele deu ordem para dar crédito torto a direito? Conheço muitos Caboverdianos que hoje têm a sua casa própia graças a essa legislação que de outra forma nunca conseguiriam. Os banqueiros sabiam de antemão que as pessoas que agoram acabaram por sofrer Foreclosure não tinham capacidade para pagar, mas mesmo assim arriscaram, porque nunca faziam a minima ideia que a valor das casas iria cair drásticamente.

Edy disse...

Viva Al Binda,andas desaparecido...
tens toda a razão em tudo o que dizes;o Casimiro tem razão em parte,mas só em parte:onde fica a "demissão" dos reguladores nisso tudo?
Como o anónimo acima disse,Bill Clinton criou condições para que mais pessoas possam ter acesso a crédito de habitação mas não "obrigou" aos bancos a dar crédito "à torto e a direito"...Se podemos nomear um culpado dessa crise,então o culpado nº1 será o sr. Greenspan que legitimou o agora chamado "produtos tóxicos"...Abraço

Anónimo disse...

Ja viste Edy, acabo de chegar aparece logo um pateta de um anonimo a chamar-me de "ignoratne", por eu ter exposto uma opiniao com base num facto politico. Em vez de me criticar com jeito e classe cai logo em cima com essa de "ignorância".

Bom agora sou eu a chamar ao anónimo ignorante e analfabeto. Ou então tem de explicar o que é que quer dizer com essa de "descriminação do banqueiro"? Quer ele dizer que houve crime de banqueiro que tem de passar agora pela des-crimininalizaçao ou quereria o nosso homem falar sim, de discriminação. Duas palavras completamente diferentes mas que os ingorantes como ele confundem.

Tirando isto, gostaria que ele, e ja agora tu também Edy, que me desmentissem com factos que Bill Clinton nao tenha dado essa ordem. Ja agora Edy, achas que o político, está assim tao fraco que nao consiga dar "ordens" a uns tantos banqueiros?.

Mas entao como é que tu explicas a interferência politica de Obama com esses seus planos de bilioes de dolares, com a sua intervençao no sistema financeiro banqueiro injectando dinheiro do contribuinte? Que dizes dessas sucessivas cimeiras mundiais dos POLITICOS para traçarem estratégias para "obrigarem" os sistemas financeiros e banqueiros a conceder créditos e empréstimos por exemplo? O que é que acontece neste momento em Londres com a cimeria do G20 senao a interferência dos politicos na esfera financeira e banqueira?

Isso nao é "ordem" de politicos a banqueiros?

Deixa estar que a ignorância é atrevida!

Essa de Bill Clinton é sobejamente conhecida e foi largamente denunciada na imprensa especializada americana.

Atençao eu nunca escrevi que os politicos como Bill sao os principais culpados dessa crise financeira. Nada de mais "ingorância"! O que escrevi é que ha também politicos nessa tramóia, como Bill Clinton, que "obrigou sim senhor" banqueiros a dar créditos a torto e direito a pessoas que nao tinham condiçoes nem garantias nenhumas para pagar as suas dividas!

E' um facto historico!

Al Binda

Anónimo disse...

Continuas a insistir na tua ingnorância em assuntos que lhe ultrapassa.
Não confundas "imprenssa americana" com imprenssa Republicana.
Para os republicanos seria mau não encontrarem a quem apontar o dedo,
mesmo sabendo que mais de 75% da população americana acha que a fraca
regulação do sistema financeiro é o principal culpado da actual crise.
Caraças, se é o própio pessoal da área financeira que estão chorando pela
inrtevenção do estado para resgatar do que resta, esse acha que é o Obama
a querer intervir no sistema. Fazes muitas perguntas patéticas em que não vale perder
o tempo a responder. Uma coisa é certa "You can see the Forest but you can't see the tree"

Anónimo disse...

Oh nabinho de anonimo, eu nao escrevi que Obama quer intervir; escrevi que ele interveio. Sao duas coisas diferentes. Ele nao foi o unico politico que interveio; é toda a Europa e sao os paises todos do G20 que intervieram. Tal chama-se intervençao do estado na esfera financeira e os classicos liberais ja explicaram isso, e nao apenas os jornais republicanos americanos. A proposito sempre reconheces que houve uma certa imprensa americana que relatou esse facto e que nao foi invençao minha. E estás mal informado: nao foi so a imprensa republicana mas quer a imprensa de esquerda quer a imprensa de direita americanas escreveram sobre esta matéria. Até porque, o proprio Bush continuou com essa politica de créditos a pessoas sem garantias, introduzida por BIll. Portanto nao ha fixaçao nenhuma da minha parte contra os democratas, pois Bill e Bush neste aspecto fizeram as mesmas asneiras.

Por outro lado nao é porque, como dizes, o pessoal das finanças está a chorar pela intervençao do estado, que o estado teve que intervir. Estou a ver que de vontade politica tu nao passas de um ignorante! E de economia tu deves perceber o quao percebe um vendedor da banha de cobra de uma mercearia qualquer de esquina.

O meu nivel está acima de um simples merceeiro e nao é um anonimo qualquer que me vai dar liçoes de economia financeira, relaçoes economicas internacionais e a grande Politica..

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
veja o último post...abraço

Anónimo disse...

ja li ja li; continuas aplicado!

al binda

Anónimo disse...

Alguém que sabe mais do que eu escreveu esta verdade, que eu expendi mais acima e que nao foi do gosto do anonimo. Confirmem:

(...) "des erreurs des politiques interventionnistes, qui auront incité des organismes de financement (Freddie Mac, Fannie May) à proposer des crédits à risque à des foyers modestes."

Al Binda