segunda-feira, 18 de julho de 2011

Discutir Medidas

Sobre a delinquência juvenil, os “thugs”, o “kasu body” e,agora,a proliferação de armas, já se disse tudo mais alguma coisa. Como causas, o desemprego na camada jovem, a pobreza, perda de valores, a globalização, a influência da TV, a imitação do modo de vida “america gangster”, os problemas na socialização (provocada pelo abandono familiar, abandono escolar e convivência/aprendizagem com os repatriados dos EUA, os erros das instituições de integração social ou re-socialização), a inexistência ou políticas desadequadas, etc, etc. As causas são múltiplas e, para piorar, cada vez mais, no nosso caso, está se tornando difícil diferenciar a simples delinquência do crime juvenil. De qualquer maneira, já perdemos tempo demais a discutir as causas desse problema; é tempo de discutirmos as medidas e a sua eficácia. Provavelmente, este é o principal “vício" da nossa classe intelectual: gostamos muito mais de diagnosticar do que prescrever. O que se tem feito? Quais o impacto dessas medidas? Que medidas tiveram êxito e quais não tiveram?
Falando em medidas, cá está uma boa ideia que é perfeitamente adaptável ao nosso país: recém-licenciados podem ser mentores de jovens em risco.

2 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Meu amigo, as causas há muito que deixaram de ser discutidos (pelo menos por mim). O diagnóstico foi feito desde 2009. Sobre medidas, as avançadas, as com êxitos e as desadequadas também foram discutidas (pelo menos por mim). Obviamente que o blogue não é o lugar indicado para isso. Há outros espaços e asseguro-te que o nível das questões ali é outro.

Edy disse...

Redy,
estava a pensar mais a nível institucional e,mais precisamente,a nível da avaliação das políticas neste sector...