segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Homem e o Poder

"Um homem com poder é tendencialmente perigoso. Deixa de ver os limites do que é digno e indigno. Escorrega muito facilmente para terrenos pantanosos. Julga que tudo lhe é permitido. Tem à volta uma corte reverencial que o induz a crer que é um deus e que as outras pessoas são instrumentos para os seus desejos. O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente. Ele não tem o poder absoluto, mas as noções mais corriqueiras do bem e do mal tendem a desfazer-se".
 Maria Filomena Mónica

3 comentários:

Anónimo disse...

"O poder corrompe....", tem dono! Esta senhora fala como a maioria dos intelectuais tugas sem saberem citar o pensamento dos outros.

Tu também como sociologo devias saber que a frase é um classico que tem dono: LORD ACTON, um liberal como Eu!

Anónimo disse...

Já agora, a expressão do Lord Acton é "o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente" (já que estamos a ser rigorosos ;-)

Anónimo disse...

Engraçadinho!!!! Nao fui eu que escrevi a palavra que substitui "tende"!

O original (é um classico) é sempre copiado mal por batoteiros como essa senhora que cita sem dar o autor. E geralmente essas pessoas usurpam o que nao é delas dizendo ou escrevendo o original mal.

Ja agora, como queres brincar, no original em inglês nao està escrito a palavra portuguesa "tende".

O original é em inglês! Ja te disse num passado aqui mesmo que eu leio no original em varias linguas. Alias, hoje em dia leio, muito raramente em português.