sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Políticos Universitários


Mais uma vez,os nossos políticos já nem se preocupam em fingir que querem ser cada vez mais igual aos portugueses.Aos portugueses que são politicos e,já agora,a alguns empresários portugueses também.Acontece que,em Portugal,pelo menos nas universidades públicas que são prestigiadas,encontramos "universitários politicos";ou seja,professores universitários de carreira que,pertencendo a um partido,também fazem política.Acontece também que,algumas universidades tem o hábito de convidar politicos ou ex-politicos para serem professores convidados mas que não são do quadro pela simples razão de não terem seguido a carreira universitária normal (ensino e,principalmente,investigação),tornando-se assim em "políticos universitários".Será que experiência governativa é suficiente para que uma pessoa seja um "bom" universitário?O nosso 1º ministro já tem lugar garantido quando sair do governo: será professor de quadro na Universidade de Cabo-Verde.Tendo o magnífico reitor concordado,quem sou eu para duvidar da capacidade académica do nosso 1º ministro?Ao menos,o homen não vai sair do governo como mais um novo empresário da nossa praça.Contudo,fica-me uma dúvida:como é que um funcionário passa para quadro dum organismo quando nunca trabalhou sequer nesse organismo?

2 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Edy, a nova polémica em Cv tem a ver com a passagem da ex-ministra da educação do ministério para os quadros da UNIC-CV. Ela é um quadro do ME por ter sido professora liceal. Não participou no cuposto concurso e nunca fez investigação. Qual o currículo dela? Ex- Ministra da Educação. Depois dizem que o país é sério.

Anónimo disse...

Keli é um vergonha...dipos es ta fala na qualidade...modi ki 2 algem,JMN e ex-Ministra de Educação,ki nunca fazi investigason universitaria ta passa logo pa quadro di universidadi so pamodi es tem experiencia na governo?Senhor reitor sta ta decepciona munti alguem...goci nta comesa ta entendi cusa ki passa ku Corsino Tolentino...