sábado, 15 de novembro de 2008

Sensibilidades e Redenção



Sempre soube que somos um povo que ainda não se libertou totalmente da influência dos nossos ex-colonos.Talvez isso nunca venha a acontecer...por aqui,na nossa consciência colectiva,aquela célebre frase da música "Redemption Song" do grande Bob Marley não fez raíz:"emancipate yourself from mental slavery,none but ourself can free our mind".Oiçam e tentam incorporar o sentido dessa frase.Digo isto por causa da reacção ao post "pirata da ilhas" da Margarida dos "momentos".Reacção que se fez sentir nas respostas do próprio post e nos blogues Ku Frontalidade e Café Margoso. Quanto ao Café Morgoso,acho que o João simplesmente não entendeu o sentido do post da Margarida.Ou melhor,viu no post mais do que aquilo que lá estava;o único ponto onde o João pode ter algum razão é quando fala no corporativismo da Margarida.Mas,isso não é pecado nenhum: que profissional de um sector qualquer não o faz?Agora,acho a reacção do Redy do Ku Frontalidade um exagero.Primeiro porque,onde ele vé xenofobia e racismo só existe uma crítica profissional.O que a Margarida queria dizer foi que "aqueles jornalistas que,por acaso,são portugueses tem baixo valor profissional" e não,como muitos depreenderam, "os portugueses que por acaso são jornalista em Cabo Verde têm baixo valor profissional".Fico perguntando se a reacção seria a mesma caso a Margarida tivesse escrito "os pedreiros da guiné,gana ou mali que estão em Cabo Verde não tem valor profissional"?
A reacção do Redy é mais uma vez exagerado quando compara a posição da Margarida com a de Manuela Ferreira Leite que disse,a semana atrás,que as grandes obras públicas só favoreciam o mercado de trabalho de Cabo Verde e da Ucránia.Convenhamos,essa comparação não abona em nada o seu proponente.Uma coisa foi o racismo puro da MFL porque discriminou 2 povos que trabalham e vivem em Portugal e outra é criticar apenas o nível profissional das pessoas.Se a Margarida tivesse dito que "os jornalistas caboverdianos são fracos a nível profissional" todos,inclusive o Redy,concordariam com ela.Mas como ela cometeu o pecado de criticar jornalistas que são portugueses...È curioso,ao mesmo tempo que dizemos que temos parar de copiar tudo dos portugueses e que temos de parar com a mania de ter os portugueses como nossos consultores em tudo,reagimos que nem virgens ofendidas quando um criolo tem a ousadia de criticar um português.Por acaso não há um profissional caboverdiano que pode ser melhor profissional que alguns ou muitos portugueses?Existem bons e maus profissionais em todas os sectores de actividade,quer em Cabo Verde quer em Portugal.E todos os profissionais e os respectivos trabalhos estão sujeitos a críticas e à avaliação de pares,mesmo que informalmente...

ps: não conheço os jornalistas em causa,nem o seu trabalho.Por isso,não sou eu que vou defender ou criticar o trabalho deles....

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem visto Nhu Naxu... Rei di bem visto...

"Emancipate yourself"...

Redy Wilson Lima disse...

Antes de mais nhu naxu, racismo e preconceito são 2 coisas bem diferentes e de certeza não leste racismo no meu post. Depois, se me conhecesses bem ou alguma vez tivesses falado comigo sobre qq assunto ou mesmo tivesses lido posts meus no passado sobre a relação CV/Portugal ou Cabo-verdianos com os imigrantes guineenses, ganeenses ou malianos não insinuavas que sou daqueles que copia ou venera os portugueses. Favor. Só eu sei porque escolhi CV para viver e não Portugal como mts fizeram ou desejaram.
Profissionais fracos existem em todas as partes e em todas as áreas. Há profissionais cabo-verdianos bem mais preparados que muitos portugueses que inclusive trabalham em Portugal, é um facto. Ninguém disse o contrário. Qd quero falar mal de alguém digo quem é e falo, não falo no geral e foi isso que ela fez, mais nada. Essa confusão toda deve-se por não querer dar nomes aos bois, coisa aliás que estamos acostumados em CV.
MFL não foi racista, mas sim xenófoba - uma pequena grande diferença.

Anónimo disse...

Bem visto Nhu Naxu...Redy,ka foi bo ki fla ma Margarida foi xenofoba?goci bu sta contradici...sima tem maus jornalista,tem mau sociologos tambe...na caboverde e na portugal

Redy Wilson Lima disse...

Anóimo in ka sta contradizi em nada y in ta mantém kusé kim fla. in ta concorda ma tem sociólogos maus li y na pula como tb tem comentadores ki ka sabi interpreta certos frasis li e na pula tb.

Nhu Naxu disse...

Redy,para si a atitude da MFL foi xenofobia;para mim foi pura e simplesmente racismo.È só vermos a diferença entre os conceitos..Por outro lado,nem tudo que escrevi neste post foi dirigida à tua pessoas.Exceptuando aquelas passagens em que menciono o teu nome,o resto falei em caboverdianos no geral.
Por fim,acreditando que a critica da Margarida foi apenas a nivel profissional e não xenófoba como acreditas,pergunto-te:quem tem mais legitimidade para fazer critica profissional a outros jornalistas,tu que és um sociologo ou a Margarida que é jornalista de formação e profissão?

Redy Wilson Lima disse...

Que os cabo-verdianos em geral ou que uma boa parte deles prestam vassalagem aos portugueses todos sabemos. Quanto a minha pessoa é a tua oipnião, nada a dizer.
Continuo a achar as afirmações de MFL de cariz xenófoba (não que seja menos grave - mas temos de perceber o contexto da coisa), mas nem sempre podemos estar de acordo. Acho que isto já está mais do que discutido e convém deixar sarrar as mágoas. Foi sim uma crítica profissional e é óbvio que ela tem mais legitimidade do que eu, mas a questão está na forma como ela generalizou a coisa e foi isso que mencionei, agora se quiseres pôr a coisa neste patamar esteja à vontade.

Francisco Cardoso disse...

CARÍSSIMOS, o texto em baixo foi o que publiquei (neste momento, à espera de aprovação) no blog 'os momentos', que penso eu terá dado azo a este post de Nhu Naxu...penso que o exemplo que dou pode ser uma mais-valia para este tema.

Cumps.

"Posso comentar?
Meio por acaso (através de outro blog) dei com este tema e interessei-me pela conversa, dado que sou jornalista, caboverdiano e a trabalhar fora do meu país...
Ou seja, estou na posição inversa daqueles que a autora do blog critica e outros falaram... Vivo numa terra onde dizem não existir real Democracia, a Madeira de Alberto João Jardim, como todos já devem ter ouvido falar...
Cheguei aqui há seis anos e meio, e desde o início trabalho como jornalista...com uma mão à frente e outra atrás (que é como quem diz, com um estágio curricular num jornal semanário local) fui me apercebendo de onde estava e do que estava em jogo nesta sociedade...e nestes anos NUNCA senti essa atitude que li nestes comentários por parte dos madeirenses, das fontes de informação, dos políticos ou dos empresários...
Se calhar falam por trás! Quem sabe, mas isso é problema deles...tenho o hábito de dizer que quem tem preconceitos com estrangeiros ou forasteiros, quem é racista tem um problema de mentalidade, então que o resolva...não serei eu, certamente, que me vou preocupar com isso!
E porquê?! Porque tenho algo que me faz um jornalista razoavelmente respeitado...INTEGRIDADE!
Confesso que há muitos jornalistas maus, ética e deontologicamente, interessados só em ganhar o seu e tirar o máximo proveito de uma profissão que, não sendo das melhores, até dá algum estatuto social. Mas também há os honestos.
Por isso acredito que não podemos meter todos no MESMO SACO... generalizar é ser injusto, é agir errado..."don't judge someone bye the color of his skin, but by the content of his caracter", dizia, mais ou menos isso, Martin Luther King. E tinha (tem) toda a razão!!!
Será que autora do blog não encontra um desses jornalistas que seja boa pessoa e esteja em Cabo Verde para trabalhar sério, procurando também uma oportunidade de vida numa terra que não é a sua e que no seu país não encontrou?! Temos o exemplo do primeiro 'comentarista'. É português mas já está há tantos anos na nossa terra, que ela também já é dele por direito....e pode falar com mais direito que muitos caboverdianos!

Cumprimentos do Funchal"