terça-feira, 12 de julho de 2011

Como Não Avaliar os Candidatos Presidenciais

1- Tem se valorizado muito e até apresentado como uma vantagem comparativa o facto de dois dos candidatos terem formação jurídica e,mais precisamente,terem conhecimento de direito constitucional.Ora,porquê o direito constitucional e não,por ex.,a economia (cujo conhecimento pode ser uma vantagem nestes tempos de crise económica-financeira)?Ninguém é melhor candidato ou vai ser melhor presidente por ter "profundos conhecimento da constituição".Os cabo-verdianos não vão votar no próximo Presidente da República para ser professor de direito constitucional mas sim para ser simplesmente presidente,o que implica muito mais do que ser especialista em direito constitucional.Como é moda dizer agora,há mais vida na acção presidencial além do conhecimento jurídico.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quando ouvi esta entrevista aqui no link a seguir nao fiquei com a impressao de que Zona fosse assim tanto um especialista do direito constitucional. O jornalista diz-lhe mesmo que ele confundia prerrogativas do primeiro ministro e do presidente da republica:

http://www.portugues.rfi.fr/africa/20110627-cabo-verde-jorge-carlos-fonseca-candidato-presidenciais

Anónimo disse...

A derrota de Neves ja começou, com ele a recuar nas nomeaçoes para embaixadores em Madrid Mario Matos e em Paris José Brito.
Neves recuou porque sabia que o Presidente Pires padrinho da candidatura de ARISTIDES iria certamente vetar as duas nomeaçoes de circunstância politica.
Outro indicio da derrota de Neves, é a ultima sondagem que coloca Aristides com 31 por cento na primeira volta, Inocêncio na com 22 e Zona com 21.

Isto vai no sentido da minha analise de que teremos mais que provavel uma segunda volta entre Aristides e Inocêncio, mais do que entre Aristides e Zona.

Repîto Aristides numa segunda volta é o começo do fim da era de Neves à frente do governo e à frente do PAICV.

Hoje mais do que nunca, ja é um dado adquirido de que Aristides estarà na segunda volta e ha uma forte probabilidade que ele ganharà as proximas eleiçoes presidenciais.

So entao o MPD pode voltar a sonhar em regressar ao poder, na medida em que o PAICV irà passar pelas ruas da amargura!

Edy disse...

Uma 2º volta entre AL e MIS vai ter maiores consequências no e para o partido do que uma 2ª volta entre AL e JCF...mas a 2ª parte da tua análise,a relação ARL-presidente e MPD-governo,não está ainda muito claro para mim...

Anónimo disse...

MPD-governo?! Onde viste isso?! Volta a ler bem!

Edy disse...

assumi a tua frase, "So entao o MPD pode voltar a sonhar em regressar ao poder",como sinónimo do MPD voltar ao governo...não assumi que com "regressar ao poder" podias estar a pensar nas presidenciais...

Anónimo disse...

Os dados da última sondagem (3 a 4 de Julho) são: AL 31%, JCF 25%, e MIS 22%. Os indecisos estão pelos 20%.

Portanto, AL sobe de 27% para 31%, JCF de 21 para 25% e MIS mantem-se nos 22% (comparando com a sondagem anterior de 18 a 19 de Junho).

A mais provável 2ª volta será entre AL e JCF e não AL e MIS.

Anónimo disse...

Eu nao sei onde é que o anonimo foi buscar os 25 por cento do Zona; ou entao é uma sondagem diferente da minha que reafirmo na ordem que eu dei e com os meus numeros.

Quanto ao Edy, assumiste a minha frase, mas fizeste uma ma interpretaçao.

Escrevi "voltar a sonhar" em regressar ao poder! Sim, é o governo, mas eu nao disse que seria automatico e logo com ARISTIDES.

Volta a reler se tiveres pachorra as minhas anteruores analises sobre esta questao.

Mas em resumo, e muto rapidamente, Aristides ganharà, haverà um congresso do paicv logo a seguir, com a liderqnça a ficar com filu ou julio, que tirarao neves do cargo de primeiro ministro. Efectivamente é o partido que ganhou eleiçoes e um novo lider do partido pode indicar ao Presidnte Aristides um novo nome para primeiro ministro.

Tudo isto com o apoio dO MPD. Alias, Nveses nao poderà aprovar nenhum diploma no parlamento, onde terà uma autêntica guerrilha do MPD e dos deputados aliados a julio, sidonio e filu, com a bençao do novel presidnte aristides.

Efectivamente Neves estarà cercado por todos os lados.

Ahi teremos entao o MPD a "voltar a sonhar" regressar ao governo, porque terà pano para manga para mostrar e demonstrar que o PAICV com Aristides, filu e julio, é igual ou pior do que o paicv de Neves e Inocêncio.

Ha dossiers explosivos com a venda de terrenos da Boavista os negocios de Inocêncio etc e tal, que podem fazer cair 10 govdrno Neves, com uma nova direcçao do PAICV. So que essa direcçao tem tambem rabo de palha e é onde entrarà o MPD.

Mas como disse nos anteriores osts, um novo MPD sem o mafioso de Veiga. Como ha disse no passado, havderà gente à altura? Duvido; Jorge Santos e seus lacaios da la do Zona, nao servem. Quem entao? Eu disse que so os liberais que irao buscar o Tuta podem pôr esta terra la em cima.

Somos os melhores; os mais competentes profissional e intelectualmente. Nao ha gente superior intelectualmente falando à nossa familia liberal.

Nao ha gente da nossa estirpe nos outros partidos; Nao ha gente com a minha capacidade intelectual e energia em Cabo Verde para desenvolver esta aldeia em pouco tempo como eu seria capaz!

Esses liberais da terra têm dinheiro para pagar a minha capacidade?! Têm capacidade para avaliar a minha capacidade?!!!...

Se tiverem regressarei finalmente à minha terra. Mas, o que sei é que de borla, por patriotismo, nao farei nada, rigorosamente nada. O odio que tenho por essa maralha do regime de partido unico tem de ser pago a peso de oiro!

So assim poderei esquecer (fingir esquecer!!)

Edy disse...

Sempre disse aqui que,na minha opinião,já que este seria o ultimo mandato de JMN,dizia,que ele não devia levar este mandato até ao fim;que ele devia fazer como Tony Blair em inglaterra...portanto,por razões ou vias diferentes,a nossa análise vai no mesmo sentido...
Qualquer pessoa que tenha ideias,que tenha um pensamento estruturado para e sobre o país,seria bem vindo no grupo daqueles que querem o bem do país...portanto,independentemente do partido,só podia felicitar-te e desejar-te boa sorte se resolveres ir trabalhar em CV...