quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sistema Nacional do Ensino Superior em CV



Uma década de ensino superior em Cabo-Verde,cerca de 9 instituições de ensino superior (entre universidades e institutos superior),inúmeras fragilidades (corpo docente,qualidade do ensino e limitações de ordem financeira) e grandes desafios para a frente.Os especialistas dividem o desenvolvimento histórico do ensino superior em 3 estágios: a 1ª missão era apenas o ensino/educação;a 2ª missão foi a investigação cientifica e,por fim,a 3ª missão é o desenvolvimento económico e social.Em Cabo Verde,o sistema nacional do ensino superior ainda está a desenvolver a 1ª missão histórica das universidades,o que não deixa de ser ilustrativo do nosso "atraso": a preocupação principal é ainda apenas "transmitir conhecimento".Por outro lado,o "mercado" não justifica o número de instituições,pelo que,um dos caminhos do futuro será a fusão entre alguns dessas instituições.De qualquer forma,o desenvolvimento do sistema nacional do ensino superior é um processo e,como tal,o tempo vai nos fazer passar por aquilo que os especialistas denominam de 1ª e 2ª revolução académica.Mesmo que com algum atraso!

8 comentários:

Anónimo disse...

Ja que falas de ensino superior, especialistas e investigadores de pacotilha diz ao teu amigo Redy, para nao se meter nessas coisas de Politica Internacional, porque caso contrario ele vai ficar "motxa" sem dentes!

E' que ele armou-se em criticar Aristides que disse que a Africa do sul faz parte do grupo BRIC.

Sim, efectivamente, as pessoas continuam a dizer BRIC, mas ja é BRICS ou BRIC'S e o Redy, nao sabe mas o S é de South Africa.

Claro que a AFRICA DO SUL faz parte dos BRIC'S e é por isso que Nzuma tem participado nas cimeiras do grupo.

Diz ao teu amigo para ele corrigir o seu post depois de dar uma espreitadela à Net e mais importante ainda para ele escancar as portas daquela porra da sua mercearia.

Tu nao ensinaste free speech ao teu amigo anarquista?!!!

Anónimo disse...

Bem, fui copiar na Wikipédia um extracto para o teu amigo REDY aprender a nao escrever à toa:


"Le 14 avril 2011, le troisième sommet du BRIC, qui a lieu à Sanya (Hainan), en Chine, sera aussi le premier sommet du BRICS. En effet, le BRIC modifia sont format de type G-4 à G-5, avec l'adhésion officielle de l'Afrique du Sud. Ainsi, cette adhésion donne non seulement naissance au BRICS mais fait également disparaître le « Triangle Brésil - Inde - Afrique du Sud » qui fusionne alors au sein du présent BRICS[10]."

Redy Wilson Lima disse...

Anónimo, ao contrário dos intelectuais desta terra (o que não sou e nem pretendo ser)não sou de meter onde não sou chamado. Ya, esqueci do S e errei, o que reconheço. E depois? Investigador de pacotilha ou não estou aqui e faço o que faço - não falo do blogue nem a merda da sala de aula. E não tenho problemas em dar a cara. Aliás, este tem sido problema dos outros.

Anónimo disse...

Entao Edy, nao achas que o Redy continua a ser um grande malcriado e nao aceita assumir os seus erros com elegância?

E' que o rapaz é ainda por cima mentiroso.

Efectivamente, nao foi apenas uma questao de S que nao acrescentou no BRIC. Ele està a gozar com o seu focinho, pois que comigo é impossivel na medida em que eu sei ler.

O que Redy escreveu é que a Africa do sul nao pertencia aos BRICS e foi mais longe, ja que ele gozou com Aristides dizendo que ele cometeu "a gaffe da noite".

Isto nao é portanto uma questao de ésses.

Estàs a ver o nivel dos professores universitarios em Cabo Verde, oh Edy?!

Mas deixa-me dizer apenas uma palavrinha ao Redy.

Oh Redy, tens que ser honesto e nao te custava dar a mao à palmatoria dizendo errei. Agora vir com esta conversa de que te esqueceste de um S, é que nao dà. Tu sabes alias que isto nao funciona comigo.

Redy Wilson Lima disse...

De tanto ler livros de filosofia e demais coisas complicadas em línguas ainda mais complicadas, perdeste a capacidade de interpretar coisas bem simples. Aconselho-te a ler de novo o que escrevi... e com muita atenção. Cuidado que andas a apanhar os tiques do Zemas, esse comunista avançado que abominas...

Anónimo disse...

Oh Redy nao seria mais curial colocares aqui o post que escreveste? Assim as pessoas teriam a oportunidade de poder tirar as devidas ilacçoes. Mas sem mudares uma unica virgula naquilo que escreveste.

Admites que eu tenha alguma propensao para ler livros de filosofia, mas sou incapaz de ler e compreender um texto de quarta classe da tua pena!

Afinal no teu texto falta um S das iniciais BRIC como tu dizes falando mentira descaradamente ou gozavas com Aristides?

Falaste da "gaffe de Aristides" quando ele disse que a Africa do sul fazia parte dos BRICS ou sou eu que estou a contar mentira?!

Coloca aqui o post porque eu nao estou para ir procurar aquilo que li no teu blogue e que foi transposto para a Semana e a FORCV.

Devo ser mesmo um grande analfabruto para ter lido aquilo em três lugares diferentes e nao ter compreendido como o Redy diz.

Mas é esse mesmo Redy que admite que percebo o que Kant, Nietzsche, Heidegger, Hegel, Sun Tsi, Junzi, Lao Tsé escrevem.

Oh Redy és sério tu que leccionas numa Universidade dizer uma tal enormidade? Alguém que sabe ler teorias e conceitos filosoficos mas nao sabe ler um texto de base de nivel de quarta classe?!!!

Mas que diabo porque é que entao leccionas numa Universidade? Para quê perder tempo com filosofias quando a gente nao sabe ler três linhas de nivel de instruçao primaria?!!!

So pode ser mais um dos gozos do Redy, que tirando a gaffe que cometeu em relaçao aos BRICS, até tem escrito criticas corrosivas sobre o fingimento politico nestas ilhas de MENTIROSOS!!!!

Redy Wilson Lima disse...

Oh Al Binda, não estou para discutir contigo. Se há coisa que aprendi nessas andanças é que contigo não vale a pena discutir... agora vai no meu primeiro comentário aqui e vê se não encontras escrito as palavras errei e reconheço. Vês? E em português do ensino básico...

Anónimo disse...

O que o Redy escreveu no seu primeiro post mais acima como ele diz é isto minha gente que eu cito explicitamente para nao haver confusao:

"Ya, esqueci do S e errei, o que reconheço."

Estao a ver que ele tirou as duas palavras errei e reconheço do contexto?

O contexto é o S de BRICS que ele diz ter errado.

Ora bem, este professor universitario de pacotilha està a ser desonesto, pois a questao nao é o S que ele nao pôs.

O âmago da questao tem a ver que ele escreveu um post no seu blogue, onde dizia que Aristides tinha cometido uma gaffe, quando afirmou que a Africa do sul nao pertencia ao BRIC. Nao era pois uma questao do S que ele se esqueceu de colocar como ja disse aqui também mais acima.

Ele estava sim senhor a dizer que a AFRICA DO SUL nao pertence ao BRICS, quando quem tinha razao era precisamente Aristides que disse precisamente o contrario, quer dizer que sim senhor a Africa do sul pertence ao grupo.

Mas que diabo se Redy é honesto porque é que ele nao coloca aqui o famoso post que ele escreveu no seu blogue?

Eu estou à espera, porque caso contrario eu vou buscar o post, que como eu reafirmei està também publicado na FORCV e Semana. Nesse post o que se lê é o gozo de Redy da gaffe de Aristides, quando Aristides nao cometeu nenhuma gaffe.

O ridiculo nisto tudo é que este labrego do Redy poe-me a defender um diabo de um estalinista como Aristides, alias como todos do PAICV sao!

Mas uma coisa nao tem nada a ver com outra; é porque sou um rigor nessas matérias de pensamento e intelectualidade.

Tu sabes Redy, que comigo nao tens safa! Nao estejas a confundir-me com essa merda de intelectualidade que vocês têm em Cabo VERDE.

Eu sei ler, sei raciocinar, sei pensar e sei reflectir com a ajuda desses filosofos que tanto odeias porque nao estàs à altura de perceber uma linha sequer do pensamento de HERDER e Hegel!