sábado, 16 de julho de 2011

Yes Africa Can: Success Stories from a Dynamic Continent (Sim, a África pode: Histórias de Sucesso de um Continente Dinâmico)

"Cabo Verde fica fora das histórias de sucesso no continente africano".


Apesar das notas positivas no relatórios do Banco Mundial,FMI e outros organismos internacionais,desta vez CV fica de fora.Não que o país não tenha casos de sucesso;simplesmente,outros países africanos estão a ter mais sucesso.A meu ver,   preocupamos muito mais com a democracia,gastamos muito mais tempo com a democracia ou a sua consolidação do que com aquilo que o país realmente precisa:a diversificação da nossa economia.Todos já concluíram que o turismo,a pesca e as obras públicas não chegam para a ambição do cabo-verdiano.O país só terá condições para fazer crescer a economia acima de 10% quando a economia for muito mais diversificada,quando houver vários sectores económicos consolidadas, dinâmicas e independente do Estado.E quando essas empresas,que produzem e que inovam,começarem a internacionalizar e a exportarem os seus produtos,nomeadamente,para a África.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nao rapaz, Cabo Verde foi "esquecida" porque na verdade ninguém conhece o nosso pequeno e exiguo pais.

E' so bazofaria de Neves e seus capangas quando dizem que Cabo Verde està na moda.

Eu viajo pelo mundo inteiro, e ninguém, tirando os especialistas, conhece Cabo Verde.

Faço ginasticas terriveis para explicar aos meus interlocutores que sao gente altamente formada, ou pelo menos com formaçao superior, onde fica Cabo Verde.

E quando percebem perguntam-me se CVerde é um pais, se nao sao ilhas que pertencem (ainda?!) a Portugal.

Para outros para lhes fazer entender quando me perguntam donde venho o que falo, tenho que dizer que sou de Cabo Verde, português, enfim até brasileiro ja disse que sou, somente para encurtar as explicaçoes que as pessoas nos obrigam a dar e que nunca compreendem.

Como sei que nunca mais vou a pessoa, digo que sou português e deixam-me em paz em dois minutos. Eu que tenho uma consicência profunda da minha caboverdianidade tenho que fazer teatro!....

E se apanhas gente inteligente, concluem condescendentes para mim "mas é um pequeno pais, pobre, que nao tem nada".

Enfim, bazofaria temos!

36 anos de independência temos uma capital que nem agua e luz se tem! Mas c'os diabos, porque é que ha caboverdianos megalomanos que nem terra se têm?

Uma terra onde nao ha rigorosamente nada, mas que pessoas completamente megalomanas, algumas delas inclusivé ricas, roubando o meu dinheiro, os impostos que europeus médios pagam para ajudar Cabo Verde, digo alguns ladroes que estao no podder ou na esfera do poder.

Mas como é que Neves, Inocêncio e companhia podem estar ricos?!

Cambada de analfabetos que mal sabem fazer uma equaçao de primeiro grau, quanto mais agora traçar estratégias de desenvolvimento economico.
Tu deves estar a brincadeira como é o teu costume.

Oh rapaz pertences a uma terra de pedras, megalomanos, ladroes e putas finas à volta do poder!...

Anónimo disse...

Poruqe tanto ressentimento em relação ao país onde nasceste Al Binda?