segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Boa Medida

Já o tinha mencionado,mais abaixo,como uma das medidas possíveis na luta contra o desemprego:"atribuição de reformas imediata e sem penalizações a todos os trabalhadores com 40 anos de descontos, para libertar postos de trabalho".De acordo com a RTC, o decreto-lei n.º 69/2009, publicada no dia 30 de Dezembro de 2009 integra a medida que estipula que "Funcionários com 34 anos de serviço podem requerer aposentadoria antecipada".
É uma medida que permite rejuvenescer a administração pública criando mais vagas na função pública para jovens desempregados e,se for este o objectivo,diminuir o défice orçamental por via da diminuição de despesas.

3 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Só funciona se os lugares vagos forem preenchidos com gente competente e bem formada. Sem cunhas, favores ou comissários políticos.

Outra questão: porque não complementar aquela com o despedimento, indemnizado, daqueles que ocupam postos para os quais não estão minimamente habilitados? Esta sim, é uma medida excelente.

Redy Wilson Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edy disse...

Amilcar,
duvido que despedir incompetentes tenha algum impacto na taxa de desemprego.Por outro lado,despedir funcionários por incompetência não é uma função ou medida que cabe ao "governo" mas sim aos ministérios/institutos públicos e os respectivos dirigentes (secretário geral,administrador,director geral,director de recursos humanos,etc).Esta função é um acto de gestão que DEVERIA ser um acto corriqueiro na função pública mas,como sabemos,trabalhar na função pública é quase sinónimo de trabalho vitalício.