Hoje em dia o marketing,de produtos,de um país ou da cultura,não pode basear-se unicamente na comunicação.O marketing moderno baseia-se principalmente na experiência;os consumidores querem é experiências.Um profissional de marketing sabe disso.Por isso vários stands tinha manifestações culturais dos respectivos países: música,artesanato e dança.E o stand de Cabo Verde?Nada!Rigorosamente nada sobre a nossa música,dança ou gastronomia.Apenas panfletos com informações gerais sobre o país,a presença do TACV e a de Cabo Verde Investimentos.Mais nada.Por isso,pelo menos nos poucos minutos que lá parei,ninguém parava na nossa stand.Só de pensar nos euros gastos numa coisa dessas...com que retorno???
Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que o leão, ou será morta. Em África, todas as manhãs, um leão acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela, ou morrerá de fome. Não interessa se és leão ou gazela. Quando o Sol nascer, tens de correr mais depressa...se queres continuar vivo.
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3 comentários:
Publiquei há tempos no meu blog umas embaraçantes pérolas do marketing "made in TACV" e isso que conta no post não é nenhuma novidade. Muito previsível. Banal numa empresa da treta.
A promoção do destino Cabo Verde, assim como o gestão do próprio destino em si, têm sido tratados de forma bastante impírica. Por exemplo o país não tem uma imagem de marca definida , nem tem um plano de marketing que sirva de orientador ás acções de promocionais que são realizadas. Grande parte das pessoas envolvidas nas actividades promocionais do tursmo no país têm consiência destas limitações e muito têm batido para resolução destes problemas. Felizmente,cada vez mais, a sociedade civil crítica e mostra indignação sobre questões relacionadas com um sector que é considerado estratégico para o país, mas que tem sido gerido de forma pouco profissional.
A promoção do destino Cabo Verde, assim como o gestão do próprio destino em si, têm sido tratados de forma bastante impírica. Por exemplo o país não tem uma imagem de marca definida , nem tem um plano de marketing que sirva de orientador ás acções de promocionais que são realizadas. Grande parte das pessoas envolvidas nas actividades promocionais do tursmo no país têm consiência destas limitações e muito têm batido para resolução destes problemas. Felizmente,cada vez mais, a sociedade civil crítica e mostra indignação sobre questões relacionadas com um sector que é considerado estratégico para o país, mas que tem sido gerido de forma pouco profissional.
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