domingo, 17 de janeiro de 2010

Cabo Verde na BTL

Ontem fui a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)...passei por stands de vários países,conduzido pela sonoridade e animação baseado em músicas e danças tradicionais de alguns dos países presentes.
Hoje em dia o marketing,de produtos,de um país ou da cultura,não pode basear-se unicamente na comunicação.O marketing moderno baseia-se principalmente na experiência;os consumidores querem é experiências.Um profissional de marketing sabe disso.Por isso vários stands tinha manifestações culturais dos respectivos países: música,artesanato e dança.E o stand de Cabo Verde?Nada!Rigorosamente nada sobre a nossa música,dança ou gastronomia.Apenas panfletos com informações gerais sobre o país,a presença do TACV e a de Cabo Verde Investimentos.Mais nada.Por isso,pelo menos nos poucos minutos que lá parei,ninguém parava na nossa stand.Só de pensar nos euros gastos numa coisa dessas...com que retorno???

3 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Publiquei há tempos no meu blog umas embaraçantes pérolas do marketing "made in TACV" e isso que conta no post não é nenhuma novidade. Muito previsível. Banal numa empresa da treta.

Pedro Santana disse...

A promoção do destino Cabo Verde, assim como o gestão do próprio destino em si, têm sido tratados de forma bastante impírica. Por exemplo o país não tem uma imagem de marca definida , nem tem um plano de marketing que sirva de orientador ás acções de promocionais que são realizadas. Grande parte das pessoas envolvidas nas actividades promocionais do tursmo no país têm consiência destas limitações e muito têm batido para resolução destes problemas. Felizmente,cada vez mais, a sociedade civil crítica e mostra indignação sobre questões relacionadas com um sector que é considerado estratégico para o país, mas que tem sido gerido de forma pouco profissional.

Pedro Santana disse...

A promoção do destino Cabo Verde, assim como o gestão do próprio destino em si, têm sido tratados de forma bastante impírica. Por exemplo o país não tem uma imagem de marca definida , nem tem um plano de marketing que sirva de orientador ás acções de promocionais que são realizadas. Grande parte das pessoas envolvidas nas actividades promocionais do tursmo no país têm consiência destas limitações e muito têm batido para resolução destes problemas. Felizmente,cada vez mais, a sociedade civil crítica e mostra indignação sobre questões relacionadas com um sector que é considerado estratégico para o país, mas que tem sido gerido de forma pouco profissional.