quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Jovens e Coesão Social

Jovens e Coesão Social: um programa com a chancela de instituições nacionais e internacionais

Cabo Verde foi seleccionado juntamente com outros onze países africanos para a implementação do Projecto Jovens e Coesão Social, que tem a chancela de instituições internacionais como a Cooperação Espanhola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, e entidades nacionais como o MTFPSS e o Ministério da Juventude e Desporto.

O projecto enquadra-se num programa maior e de abrangência regional: o Programa Regional para a Coesão Social e o Emprego Jovem que contempla, além de Cabo Verde, Coite d'Ivoire, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Kénia, Libéria, Lesoto, Malawi, Moçambique, Senegal e Serra Leoa.

O processo

Cabo Verde aderiu ao Programa em Julho de 2008. Em Maio de 2009 já tinha elaborou a sua proposta, que foi submetida ao Comité de Pilotagem Regional, do qual fazem parte os Escritórios da Cooperação Espanhola de Dakar, o Escritório Regional do PNUD (Dakar), os parceiros da Sociedade Civil, os países beneficiários que já tinham submetido projectos e alguns parceiros e agências das Nações Unidas - Bureau Internacional do Trabalho, BIT, e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI).

A proposta foi aprovada pelo Comité Regional e foi validada a nível nacional pelas partes envolvidas numa reunião realizada a 18/08/2009. A assinatura do documento de projecto foi a 27 de Agosto de 2009 pelo Director-Geral da Cooperação Internacional em Representação do Governo e a senhora Petra Lantz, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde. A cerimónia foi testemunhada pela Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Madalena Neves, e pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, e um Representante da Cooperação Espanhola.

A selecção do coordenador

O anúncio do concurso para a selecção do coordenador e o respectivo Termo de Referência foram publicados nos jornais "Expresso das Ilhas" e "A Nação" em Setembro de 2009.

A avaliação dos candidatos teve duas fases: curricular e entrevista aos quatro melhor classificados, tendo sido escolhido o senhor Salomão Furtado, que melhor preencheu os requisitos.

O corpo de jurado da selecção foi composto por elementos do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP, dos Escritório da Nações Unidas em Cabo Verde, e por representantes do MTFPSS e do MJD.

Duração do projecto: 24 meses (portanto até Dezembro de 2011, com possibilidade de haver uma segunda fase, caso a avaliação for positiva). Âmbito: nacional.

Valor: 1.500,00 USD

Responsável pela execução: Ministério do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social em articulação com o Ministério da Juventude e Desporto.

Objectivos: apoiar a participação/integração dos jovens no desenvolvimento sócio-económico, através do apoio directo na criação de oportunidades económicas que facilitam a sua inserção no mercado do trabalho; contribuir para promover a criação e o desenvolvimento do empreendedorismo, visando a criação de emprego, redução da pobreza e da taxa de desemprego entre os jovens e promover a coesão social, em última instância.

Componentes:

1. Sistema de micro-finanças a favor dos jovens, estimulando a criação do auto-emprego (criação/reforço das instituições de micro-finanças; promoção de micro-empresas e actividades geradoras de rendimento; formação e inserção de jovens mães);

2. Oportunidades de emprego decente para os jovens (acções de formação; desenvolvimento de programas de aprendizagem; inserção socio-profissional dos jovens);

3. Reforço das capacidades das instituições (formação de jovens em risco de exclusão social; apoio ao programa de jovens em situação de pobreza; apoio aos centros de orientação e vocação profissional);

4. Reforço das instituições encarregues de produzir informações do mercado do trabalho (estatísticas do mercado de trabalho e emprego; apoio na implementação da Bolsa de Qualificação e Emprego).

Estratégia de intervenção:

- Participação e implicação dos jovens em todas as fases do projecto (via Federação Nacional da Juventude)

- Procura de sinergia, harmonização e complementaridade com as outras agências do Sistema das Nações Unidas em curso no país, bem como com outros parceiros;

- Abordagem coerente que integra as questões de género e coesão social na planificação, execução, avaliação das políticas e programas de emprego;

-Coordenação com o pólo regional.

7 comentários:

Edson Medina disse...

"jovens e coesão social" ou como se deixa um rei nú!
hahahaha
bem desconstruído Edy

Anónimo disse...

Difícil?

Tivessem limitado a responder com isto, em vez de se armarem em vítimas, aliás como é a vossa prática.
Lobos em pele cordeiro!!

Edson Medina disse...

Tas a ver Edy?? Cuidem-se crianças, mpd is back, full force!
Vão reeducar o PAICV!
Abrs

Anónimo disse...

Oh meu amigo,
só se educam os educáveis, não os que não tem jeito de aprenderem...

E fico por aqui.
Abr

Edson Medina disse...

Tás a ver...e pra quem dizia que o discurso de Veiga nao iria pegar, aí está a confirmação!

Edy disse...

Edson,parece que o Anónimo ficou sem argumentos...de que discurso do CV estás a falar?Ainda não fui aos jornais..

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ