quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Jovens e Coesão Social

Jovens e Coesão Social: um programa com a chancela de instituições nacionais e internacionais

Cabo Verde foi seleccionado juntamente com outros onze países africanos para a implementação do Projecto Jovens e Coesão Social, que tem a chancela de instituições internacionais como a Cooperação Espanhola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, e entidades nacionais como o MTFPSS e o Ministério da Juventude e Desporto.

O projecto enquadra-se num programa maior e de abrangência regional: o Programa Regional para a Coesão Social e o Emprego Jovem que contempla, além de Cabo Verde, Coite d'Ivoire, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Kénia, Libéria, Lesoto, Malawi, Moçambique, Senegal e Serra Leoa.

O processo

Cabo Verde aderiu ao Programa em Julho de 2008. Em Maio de 2009 já tinha elaborou a sua proposta, que foi submetida ao Comité de Pilotagem Regional, do qual fazem parte os Escritórios da Cooperação Espanhola de Dakar, o Escritório Regional do PNUD (Dakar), os parceiros da Sociedade Civil, os países beneficiários que já tinham submetido projectos e alguns parceiros e agências das Nações Unidas - Bureau Internacional do Trabalho, BIT, e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI).

A proposta foi aprovada pelo Comité Regional e foi validada a nível nacional pelas partes envolvidas numa reunião realizada a 18/08/2009. A assinatura do documento de projecto foi a 27 de Agosto de 2009 pelo Director-Geral da Cooperação Internacional em Representação do Governo e a senhora Petra Lantz, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde. A cerimónia foi testemunhada pela Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Madalena Neves, e pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, e um Representante da Cooperação Espanhola.

A selecção do coordenador

O anúncio do concurso para a selecção do coordenador e o respectivo Termo de Referência foram publicados nos jornais "Expresso das Ilhas" e "A Nação" em Setembro de 2009.

A avaliação dos candidatos teve duas fases: curricular e entrevista aos quatro melhor classificados, tendo sido escolhido o senhor Salomão Furtado, que melhor preencheu os requisitos.

O corpo de jurado da selecção foi composto por elementos do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP, dos Escritório da Nações Unidas em Cabo Verde, e por representantes do MTFPSS e do MJD.

Duração do projecto: 24 meses (portanto até Dezembro de 2011, com possibilidade de haver uma segunda fase, caso a avaliação for positiva). Âmbito: nacional.

Valor: 1.500,00 USD

Responsável pela execução: Ministério do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social em articulação com o Ministério da Juventude e Desporto.

Objectivos: apoiar a participação/integração dos jovens no desenvolvimento sócio-económico, através do apoio directo na criação de oportunidades económicas que facilitam a sua inserção no mercado do trabalho; contribuir para promover a criação e o desenvolvimento do empreendedorismo, visando a criação de emprego, redução da pobreza e da taxa de desemprego entre os jovens e promover a coesão social, em última instância.

Componentes:

1. Sistema de micro-finanças a favor dos jovens, estimulando a criação do auto-emprego (criação/reforço das instituições de micro-finanças; promoção de micro-empresas e actividades geradoras de rendimento; formação e inserção de jovens mães);

2. Oportunidades de emprego decente para os jovens (acções de formação; desenvolvimento de programas de aprendizagem; inserção socio-profissional dos jovens);

3. Reforço das capacidades das instituições (formação de jovens em risco de exclusão social; apoio ao programa de jovens em situação de pobreza; apoio aos centros de orientação e vocação profissional);

4. Reforço das instituições encarregues de produzir informações do mercado do trabalho (estatísticas do mercado de trabalho e emprego; apoio na implementação da Bolsa de Qualificação e Emprego).

Estratégia de intervenção:

- Participação e implicação dos jovens em todas as fases do projecto (via Federação Nacional da Juventude)

- Procura de sinergia, harmonização e complementaridade com as outras agências do Sistema das Nações Unidas em curso no país, bem como com outros parceiros;

- Abordagem coerente que integra as questões de género e coesão social na planificação, execução, avaliação das políticas e programas de emprego;

-Coordenação com o pólo regional.

6 comentários:

Edson Medina disse...

"jovens e coesão social" ou como se deixa um rei nú!
hahahaha
bem desconstruído Edy

Anónimo disse...

Difícil?

Tivessem limitado a responder com isto, em vez de se armarem em vítimas, aliás como é a vossa prática.
Lobos em pele cordeiro!!

Edson Medina disse...

Tas a ver Edy?? Cuidem-se crianças, mpd is back, full force!
Vão reeducar o PAICV!
Abrs

Anónimo disse...

Oh meu amigo,
só se educam os educáveis, não os que não tem jeito de aprenderem...

E fico por aqui.
Abr

Edson Medina disse...

Tás a ver...e pra quem dizia que o discurso de Veiga nao iria pegar, aí está a confirmação!

Edy disse...

Edson,parece que o Anónimo ficou sem argumentos...de que discurso do CV estás a falar?Ainda não fui aos jornais..