quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Falar uma coisa e dizer outra

A JPD mais uma vez reagiu contra mais um programa do governos,desta vez o programa denominado "Jovens e Coesão Social" (cujo objectivo é,em termos gerais,apoior o empreendedorismo,a coesão social,a inserção profissional,etc).Resumidamente,a posição da JPD é sustentada em dois motivos: a falta de transparência na escolha do coordenador do programa e o aparente eleitoralismo do programa.
Devo dizer que a JPD têm toda a razão quando aponta para a falta de transparência sobre os critérios de escolha do coordenador do projecto.Contudo,a minha concordância fica por aqui!Perdem a "razão" quando se deixam enredar na politiquice referindo ao timing do projecto como sendo um indicador do eleitoralismo do programa: em primeiro lugar porque é o próprio JPD que vêm reclamando programas deste tipo dirigido aos jovens desempregados e,por isso mesmo,deveria pôr-se ao lados dos jovens independentemente de estarmos ou não em véspera de eleições- não existe,ou não deveria existir,uma altura certa ou programas mais ou menos eleitoralistas quando o objectivo é lutar contra o desemprego jovem (isto só demonstra que a JPD está mais preocupado em neutralizar algum impacto positivo na imagem do governo junto dos jovens do que com a situação dos próprios jovens);em 2º lugar,o programa é financiado pelo governo Espanhol e pela PNUD sendo que,conforme acredito,estes parceiros não recebem "ordens" ou indicações do governo de Cabo Verde sobre a altura certa para financiar um programa deste tipo e desta importância.
Para se mostrar "parceiros" dos jovens cabo-verdianos,a JPD deveria era pressionar o governo e a coordenação do programa no sentido de ter acesso aos dados de execução do programa de modo a,deste forma,melhor avaliar os resultados do programa.Falaram sobre a preocupação com a situação dos jovens mas disseram que estão mais preocupados com o partido de que com os jovens.

6 comentários:

Caboverdiano disse...

Olá!

Infelizmente, o tiro saiu-lhes pela culatra quando mencionaram sobre a "o timing" deste projecto.

Essa acção coloca-os numa posição literalmente má, em relação a urgente necessidade de resolução dos mil problemas que envolvem a camada juvenil. E neste caso, o elevado número de jovens a procura de um emprego e perspectivas para o futuro.

Penso que deveriam reavaliar a sua posição e fazer um junta-mon com o governo, para que o projecto seja um sucesso para os beneficiários do mesmo, os jovens. Seria um valioso e merecido ponto para a JPD e o MPD nas decisões que deverão acontecer já em 2011.

Et disse...

Sabemos que JPD e JPAI são viveiros dos Partidos respectivos.Candidatos a Políticos, simplesmente. Ora,foi feito concurso público (?) ganhou o Furtado que (in)felizmente não podia ser preterido só pelos factos invocados. Agora,jotas, é preciso "empreender" e menos politicalhas sem motivos aparentes.

Anónimo disse...

Mais um exemplo de que só perebes uma lingua - o paicvês.
Ou és cego, ou fazes de burro.
Vai ver outra vez a conferência.

Edy disse...

Anónimo,tens a resposta no post em cima...Caboverdiano e Et,eu acho que fazer politica de bota-abaixo não faz sentido...assim,são os próprios políticos que "perdem"..
abraço a todos

Edson Medina disse...

O MPD e suas tácticas: quem nao fala mpdês é burro, cego, é lobo com pele de cordeiro e será reeducado no próximo Gov do mpd...

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ