quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Falar uma coisa e dizer outra

A JPD mais uma vez reagiu contra mais um programa do governos,desta vez o programa denominado "Jovens e Coesão Social" (cujo objectivo é,em termos gerais,apoior o empreendedorismo,a coesão social,a inserção profissional,etc).Resumidamente,a posição da JPD é sustentada em dois motivos: a falta de transparência na escolha do coordenador do programa e o aparente eleitoralismo do programa.
Devo dizer que a JPD têm toda a razão quando aponta para a falta de transparência sobre os critérios de escolha do coordenador do projecto.Contudo,a minha concordância fica por aqui!Perdem a "razão" quando se deixam enredar na politiquice referindo ao timing do projecto como sendo um indicador do eleitoralismo do programa: em primeiro lugar porque é o próprio JPD que vêm reclamando programas deste tipo dirigido aos jovens desempregados e,por isso mesmo,deveria pôr-se ao lados dos jovens independentemente de estarmos ou não em véspera de eleições- não existe,ou não deveria existir,uma altura certa ou programas mais ou menos eleitoralistas quando o objectivo é lutar contra o desemprego jovem (isto só demonstra que a JPD está mais preocupado em neutralizar algum impacto positivo na imagem do governo junto dos jovens do que com a situação dos próprios jovens);em 2º lugar,o programa é financiado pelo governo Espanhol e pela PNUD sendo que,conforme acredito,estes parceiros não recebem "ordens" ou indicações do governo de Cabo Verde sobre a altura certa para financiar um programa deste tipo e desta importância.
Para se mostrar "parceiros" dos jovens cabo-verdianos,a JPD deveria era pressionar o governo e a coordenação do programa no sentido de ter acesso aos dados de execução do programa de modo a,deste forma,melhor avaliar os resultados do programa.Falaram sobre a preocupação com a situação dos jovens mas disseram que estão mais preocupados com o partido de que com os jovens.

5 comentários:

Caboverdiano disse...

Olá!

Infelizmente, o tiro saiu-lhes pela culatra quando mencionaram sobre a "o timing" deste projecto.

Essa acção coloca-os numa posição literalmente má, em relação a urgente necessidade de resolução dos mil problemas que envolvem a camada juvenil. E neste caso, o elevado número de jovens a procura de um emprego e perspectivas para o futuro.

Penso que deveriam reavaliar a sua posição e fazer um junta-mon com o governo, para que o projecto seja um sucesso para os beneficiários do mesmo, os jovens. Seria um valioso e merecido ponto para a JPD e o MPD nas decisões que deverão acontecer já em 2011.

Et disse...

Sabemos que JPD e JPAI são viveiros dos Partidos respectivos.Candidatos a Políticos, simplesmente. Ora,foi feito concurso público (?) ganhou o Furtado que (in)felizmente não podia ser preterido só pelos factos invocados. Agora,jotas, é preciso "empreender" e menos politicalhas sem motivos aparentes.

Anónimo disse...

Mais um exemplo de que só perebes uma lingua - o paicvês.
Ou és cego, ou fazes de burro.
Vai ver outra vez a conferência.

Edy disse...

Anónimo,tens a resposta no post em cima...Caboverdiano e Et,eu acho que fazer politica de bota-abaixo não faz sentido...assim,são os próprios políticos que "perdem"..
abraço a todos

Edson Medina disse...

O MPD e suas tácticas: quem nao fala mpdês é burro, cego, é lobo com pele de cordeiro e será reeducado no próximo Gov do mpd...