segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O PAICV do Virgílio Brandão

Defende o Virgílio Brandão que o PAICV é um partido comunistaporque no congresso que agora terminou foram convidados o "partido Comunista Chinés, Partido Comunista Cubano, Frente Popular Ivoriana, Movimento Poular de Libertação de Angola, PAIGC, Partido Comunista Portugês, Partido Socialista Português e Partido Socialista Operário Espanhol.Esta é a família política do PAICV.A presença do Partido Socialista Português e do Partido Socialista Operário Espanhol deve-se à cortesia". Se seguirmos essa lógica da associar um partido à uma certa família política de acordo com os partidos que estão presentes no congressos de cada partido,posso sentir-me tentado a pensar que o MPD é um partido da extrema-direita: será justo dizer que o MPD é da extrema-direita anti-imigração só pelo facto de fazer parte da IDC- internacional democrata do centro,família política essa onde convive com vários partidos anti-imigração?É claro que não!Até porque o MPD é um partido de centro-direito (por isso está na mesma família que o PP e o PSD português).O que não "compreendo" é porquê o VB omitiu o facto do PAICV pertencer a família política Internacional Socialista,família essa onde está representada partidos que muitos consideram tudo menos comunistas.Serão comunistas partidos como o PS português,o PSOE espanhol,os partidos Trabalhistas inglês e de Israel ou da Irlanda,o PS francês,o SPO (social democrata) da Áustria,o SDP (partido social democrata) finlandês ou o SPD (partido social democrata) alemão?E o PSD (social democrata) do Japão?Isto são apenas alguns exemplos,pode ser encontrada aqui a lista completa dos partidos que fazem parte da Internacional Socialista (onde inclui partidos da social democracia,trabalhistas e socialistas democrático).Fosse um partido comunista,o PAICV deveria ser "amiguinho" do Partido da Esquerda Europeia (onde está o Bloco de Esquerda).
O PAICV actual um partido comunista?Olhamos para o que tem feito este governo no actual e na anterior legislatura...
O meu amigo Redy costuma dizer-me que o actual governo PAICV tem tudo menos políticas de um partido de esquerda;ou seja,que em muitos casos tem sido um partido liberal.Será que o PAICV inovou até no plano teórico e se tornou num partido comunista liberal?

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh Edy desde que te deixei deixaste de estudar, ficaste mais analfabeto. Oh rapaz achas que ID é da extrema direita? Achas que PAICV é um partido comunista liberal? Mas o que é isto rapaz. Ja inventaste novos conceitos politicos que nao aprendi nas minhas aulas de filosofia politica? Quanto ao socialismo democratico e social-democracia, sabes qual é a diferença? E' porque os socialistas democraticos acham que os sociais-democratas sao capitalistas. Esta é parte da resposta mas ha mais; mas como deves imaginar nao sou teu professor e nao me pagas.

Al Binda

Virgilio Brandao disse...

Caro Edy,
conhece o PAICV e a sua génese, assim como ideário político de Amílcar Cabral? Não "omiti" nada, ó homem. Há coisas que são, ou deveriam ser consabidas. Se se escreve texto extensos e claros, escreve muito. Se se escreve de forma sucinta, é porque se "omite" x, y ou z ou se tem problema argumentativos.

Os partidos, como as pessoas, são o que são e não onde estão filiados. Já agora, conhece as regras e as limitações de filiação na Internacional Socialista, por exemplo? Mas entendo a sua admiração, pelo teor deste post.

Ah, e não veja nisto, como muitos se apresssaram a fazer, um "ataque" ao PAICV. Já agora, gostaria de ver a sua dissertação sobre as "inovações" do PAICV, para eu aprender, já agora.

Abraço fraterno

Edy disse...

Al Binda,
o "comunismo liberal" foi apenas uma graçola...uns dizem que o PAICV é comunista e outros dizem que tem sido liberal;daí a ironia do "comunismo liberal"...não disse que o ID é da extrema-direita mas sim que tem no seu seio partido da extrema-direita...como referiste que deixei de estudar,deixa-me dizer-te que hoje mesmo comprei um livro de um autor que,suponho,deves gostar:"Solução Liberal" de Guy Sorman...
VB,
se "os partidos são o que são e não onde estão filiados" porquê é que no teu post referes,implicitamente,que o PAICV é um partido comunista por ter convidado partidos comunistas para o seu congresso?Ser de uma família partidária não é indicador da ideologia de um partido mas os partidos convidados aos congressos já serve como indicador da ideologia do partido?
Não meu caro,não vi no teu post um ataque ao PAICV...vi apenas uma divergência conceptual,mais nada.
Abraço aos dois!

Anónimo disse...

Oh Edy, eu sou inteligente o suficiente para saber que esatva a fazer ironia, mas o problema é que acabaste por escrever "comunismo liberal".

Se fosses mais inteligente e sabendo que esatvas a ironizar devias ter escrito a tua bujarda entre aspas, mas nao o fizeste, logo está la para constar.

Repito que continuas a nao estudar, mesmo se compras livros. E' que se tivesses massa na tola terias em mente que eu citei aqui mesmo o Gui na altura das nossas tertulias. Confirma e has-de ver. Logo tenho que conhecer o gajo. Sabias que ele é um ex-maoísta? Logo nao é fiavel. Sao dos piores quando se armam em liberais.

E' como o trotskista Zona! Eu nao confio na conversao desses gajos. E' que eu em 1974 sem grandes culturas politicas, apenas com as aulas de filosofia e de introduçao à organizaçao politica (colonial claro!) e algumas leituras, nunca fui na cantiga dos revolucionarios do mato.

Eu nunca acreditei nesses gajos e nunca fui do PAIGC, apesar de ter tido amigos intimos e familiares que foram militantes. Eu nao e mandava sempre as minhas bocas. Chamava-os "mocretas" e outros nomes do género.

Isto para te dizer que se nao fui, porque é que homens tao inteligentes e que ja tinham passado com destaque pelas universidade puderam ser comunistas? E' uma coisa que nao percebo. Como é que a gente pode ser contra a liberdade de escolha?

So um totalitario, um ditador. ATé o povo analfabeto sabia em 1974 o que era escolha, razao pela qual tinha guerras do outro mundo para defnder a sua equipa Mindelense contra a do vizinho Académica. Se tivemos sempre liberdade de escolha em futebol, porque é que em Politica nao foi possivel?

Continuaçao no tertuliacrioula.com

Al Binda

Anónimo disse...

Este texto nao passou na tua burocracia pelo que vem aqui:

Continua a estudar rapaz, continua! Olha se nao tens livros e nao te vou chatear aqui com os milhares de livros da minha biblioteca, consulta a Net.

Hoje em dia tens o historial todo do socialismo e de outras coisas na Net! Mas tens que ler e aprender e nao a tomar os teus desejos por realidade. Podes dar todas as cambalhotas que quiseres, mas Cabral foi comunista e toda a sua tese está assente no marxismo leninismo. Podes dar as voltas que quiseres mas Cabral adaptou a luta de classes...

Deixa estar que tu és mesmo teimoso. Nao tens vergonha na pele da cara, um jovem como tu em pleno século XXI a adorar Cabral?!

Olha a Internet e as novas tecnologias que tanto adoras, nao sao coisas do comunista mas sim do liberalismo ocidental. Tudo o que existe no mundo de bonito, de rico e que funciona, mesmo que mal às vezes, é produto do liberalismo, do capitalismo.

Al Binda