segunda-feira, 1 de junho de 2009

BlogJoint:Tráfico de Droga


Inúmeras iniciativas de nível mundial tem sido levada a cabo ao longo dos anos para combater o tráfico internacional de drogas,infelizmente,sem grandes resultados práticos.Quer queiramos quer não,existe um mercado nacional e um mercado internacional de tráfico e consumo de droga.Portanto,nada mais elementar que haja políticas e estratégias coodernadas de combate nacional e internacional: tanto um como outro têm sido pouco eficaz,apesar de aqui e ali vislumbrarmos algum sucesso,uma vez que a criminilização mais não fez do que aumentar a criminalidade e a violência.Sendo um mercado,qual é a melhor estratégia de lidar com o problema: proibir ou regular?O reforço policial e legislativo,apesar de necessária,é insuficiente.A par do policiamento é preciso apostar na mudança da representação social do tráfico de droga,no combate ao enriquecimento ilícito e na despenalização do consumo da droga.À representação social do tráfico de droga está associado a ideia e a imagem de enriquecimento rápido e fácil-imagem essa que se pode alterar via levantamento do sigilo bancário,inversão do ônus da prova e via sistema fiscal-e com a despenalização a droga deixaria de ser um problema de segurança pública e passaria a ser um problema de saúde pública.O mundo sem droga não é realizável mas é possível uma estabilidade no "mercado".

4 comentários:

Anónimo disse...

nhu naxu ,acho (naquilo que poderiamos classificar de achismo basico) que a ultima frase resume tudo, a grande utupia que é um mundo sem droga ( consequentemente tb sem trafico)... o problema é que temos a mania de olhar apenas para os maleficios do trafico (consumo etc) e esquecer o capital(enorme) que advém do mesmo , se não estou em erro é dos que mais movimenta capital($$$$$) , acho (achismo de segunda) que so é suplantado pelo trafico de armas ... e neste momento de crise mundial ,a narco-economia é das poucas que não caiu na bolsa de valores , infelizmente.
Fca cool
Hiena

Nhu Naxu disse...

Hiena,
devias dizer isso ao meu amigo Edy,aqui do blogue,para analisar essa tua frase: "a narco-economia é das poucas que não caiu na bolsa de valores".Afinal,os traficantes são ou não são empreendedores?
Abraço hiena

Anónimo disse...

sendo uma economia (mesmo que paralela) acho que mesmo o mais hipocrita dos seres humanos (eu ,indeed lol) sabe que a lavagem de dinheiro é uma realidade mundial, e que essa pipa de massa acaba sempre por circular mais cedo ou mais tarde livremente e legalmente... para gaudio de gregos, troianos e espartanos...

Hiena

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ