sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre a Televisão

Continuando com Bourdieu,dizia ele,acerca dos constrangimentos do debate na televisão,que «aceitando participar sem se preocuparem com saber se poderão dizer alguma coisa,os que o fazem traem muito claramente que não vão à televisão para dizer alguma coisa,mas por razões de ordem muito diferente,nomeadamente para se mostrarem e serem vistos."Ser",dizia Berkeley,"é ser percebido".Para alguns dos nossos filósofos (e dos nossos escritores),ser é ser-se visto na televisão,quer dizer,em última análise,ser-se visto pelos jornalistas,ser-se,como se diz,bem visto pelos jornalistas»

3 comentários:

Anónimo disse...

Edy, tu és quase liberal ou um social-democrata que nao consegue curar-se da doença infantil do esquerdismo?

Citar Bourdieu?! Caramba, isto é coisa de Redy, que na mesma linha de pensamento cita esse outro social-democrata envergonhado por causa da mesma doença, Habermas, meu amigo.

O Redy, ficou convencido de que eu inventei amizades com o velho Habermas para fazer bazófia de crioulo. E' claro que ha um pingo de exagero nessa estoria de "amigo", mas que ja me encontrei por três vezes com o gajo, ai! isso é coisa que faz inveja a grandes cabeças mundiais, e tenho a consicência disso; razao pela qual conto de vez em conta a anedota que contei ao Redy.

Mas fiquemos com as nossas contas do rosario, porue Bourdieu, falou de televisao, mas sem perceber de facto essa ferramenta. Para ja, Bourdieu, um universitario classico, nao sabia falar nem na radio nem na televisao.

Como é que alguém que seja uma nulidade em matéria de comunciaçao na televisao pode criticar a utilizaçao da mesma? Bourdieu, tinha uma grande formaçao intelctual de filósofo, que se meteu a fazer sociologia e acabou em teses sobre a miséria.

Mesmo a sua muita citada teoria sobre a elite nao tem fudnamentos nenhuns; qualquer individuo com senso de social e alguma cultura pode dizer a mesma coisa. E' aflitivo a sociologia de Bourdieu, e a sociologia duma maneira geral. E' uma disciplina sem conceitos proprios, que roubou quase tudo às ciencias sociais e à filosofia duma maneira geral.

Como disse Bourdieu era filosofo de formaçao e porque falei também em Habermas, um dos grandes sociologos da escola de Franckfurt, é também filosofo especialista de Kanta, e quase todos os outros grandes da mesma escola de Frankfurt eram todos filosofos.

Filosofos que por razoes politico-sociais se meteram a criar teorias sociais, a inventar uma sociologia quer na Alemanha e depois de escorraçados pela nazismo para os Estados unidos, em Nova York, Boston etc e tal.

Conclusao: poupa-me Edy, com essa estoria de Bourdieu. Estou a ver que vocês que estudaram em Portugal, têm todos o vosso software mental condicionado pela influência francesa. Sim, Portugal copia tudo e mal...

Cita-me Aron que era também filosofo e alias com quem Bourdieu trabalhou como assistente que ficarei mais contente..

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
o facto de Bourdieu ser da esquerda radical não invalida muitas boas teorias dele...quanto à minha simpatia ideológica,acho que já o sabes.De qualquer modo,tens a resposta no post sobre Ralf Dahrendorf..
Abraço

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ