sexta-feira, 19 de junho de 2009

Capacidade,Seriedade e Competência Profissional em CV

Ao contrário do João Dono,que defende que as reclamações de dois empresários nacionais em relação o governo e a ministra das finanças são sinais de queda do governo,acho que podemos e devemos fazer uma outra leitura dessas mesmas reclamações.Porqué que o "odioso" tem de estar sempre do lado do governo? É preciso muito esforço para argumentar que, uma pessoa com o currículo da actual ministra das finanças,nomeadamente,na banca de internacional (vice-presidente da City Bank,Angola),tenha pouca sensibilidade para o sector privado.Apesar de ser uma das "ministras possíveis",como diz o João Dono,é inquestionavél para muitos que ela é uma das melhores ministras das finanças que o país já teve (fez e faz esquecer muitos ministros que passaram pela mesma pasta).Em capacidade,seriedade e competência (é sintomático que a oposição fala de quase todos os ministros e do 1º ministro,menos da ministra das finanças).A situação das finanças públicas é ou não estavél?A quanto tempo não ouvimos falar em défice orçamental no país?Quem conhece os bastidores da vida empresarial sabe que os empresários,independentemente da cor partidária,tendem sempre a reclamar da situação quando a a «fonte» se fecha.Todos eles,quer estejam ligados ao MPD ou ao PAICV.É como aquele saudosista que critica o MPD por este ter acabado com as festas de natal para os filhos dos funcionários públicos.Ver nessas reclamações sinais de mau governação ou insensibilidade da ministra é,no mínimo,precipitação de quem quer correr demais para estar sempre a frente dos outros.Enfim,muitos já me avisaram:em CV,a capacidade,seriedade e competência profissional é ainda muito pouco valorizado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Edy estou de acordo contigo na parte das criticas descabidas do Dono. O Dono nao percebe nada numeros e ja está em campanha a favor do Veiga; logo compreende-se.

Mas ja onde nao vou muito na tua cantiga é quando das como referência a passagem da ministra pela City Bank de Angola. Mas oh Edy, desde quando que Angola é uma referência em matéria de bancos e daxs finanças.

Porra, e eu que pensei que os crioulos sempre se comparavam à SUíça, Japao e quase nunca aos paises africanos!

Al Binda

Anónimo disse...

Concorco com o post do Edy, e com o comentário do Al Binda. De facto, rigor financeiro em Angola deve ser conversa para boi dormir. Mas sem essa de minorar a África Al Binda. É preciso ser-se mais para compreender a imensidão desse continente. E tu, pelo que se vê, não chegas lá.
TR

Edy disse...

Al Binda,
o essencial é isso: a ministra das finanças é ou não competente??

Anónimo disse...

Edy, honestamente nao sei se a ministra é competente. Mas pela experiência que tenho da vida ela nao deve (alias tenho a certeza)ser assim tao competente como pensas que ela seja.

O melhor ministro das finanças que CABO Verde ja teve, e os numeros falam por si, é Gualberto. Razao pela qual é o politico mais odiado em CV. Pela simples razao de que quem é bom é sempre odiado. Modéstia à parte, sou o homem mais perseguido na Net crioula, por alguma coisa, nao achas Edy?

Quanto ao Anonimo que dizer ao homem? Vou ser como sempre honesto dizendo sempre o fundo do meu pensamento. O Anonimo é mais um parolo. Começa por dizer que tenho razao, para depois dizer que nao percebo grande coisa de Africa porque é um continente imenso.

Mas oh Anonimo em matéria de conhecimento a imensidao pode ser do tamanho de um dedal. Pergunto ao agora ao Anonimo: e tu o que é que sabes de Africa. E' porque ainda nao vi nada da sua lavra que nos mostrasse que conhecesse.

Nao tenho a pretensao de conhecer a imensidao da Africa nem a imensidao de coisissima nenhuma. Mas olha que eu até que conheço algumas coisas, mesmo dessa Africa. COnheço de livros e de vivência. Ja agora Anonimo, tirando Cabo Verde, o que é que conhece de Angola? de Africa?

Quantos paises africanos ja visitou?.

Olha que eu ja visitei alguns e nao sao muito poucos. Sou dos caboverdianos mas viajados no mundo. Sim, sim e isto nao é bazófia de boice de Soncete; alias é por isso que sou muito exigente como eu disse ao Redy!

Al Binda