terça-feira, 23 de junho de 2009

A esquerda,o liberalismo e o socialismo

"(...) Em primeiro lugar, é necessário afastar a confusão entre liberalismo e neoliberalismo. Algumas vezes no seu passado recente, o PS enveredou por políticas neoliberais que reforçaram a privatização e a desregulamentação da economia, ao mesmo tempo que nada faziam de substancial para diminuir as desigualdades. Agora, urge corrigir estes erros e ter em conta que o liberalismo da esquerda não é confundível com o neoliberalismo da direita. O liberalismo da esquerda afirma a primazia das liberdades individuais e do princípio da não discriminação, mas não sacraliza o mercado e releva especialmente a igualdade de oportunidades e a distribuição da riqueza num sentido igualitário. Aliás, para evitar confusões com a direita, mais vale ao PS usar a palavra "liberdade" em vez de "liberalismo" - o que, de resto, já costuma fazer.
Em segundo lugar, é necessário evitar a confusão entre socialismo democrático e socialismo estatista. A memória marxista da esquerda leva-a por vezes a pensar que a única alternativa ao neoliberalismo da direita é o regresso a uma espécie de socialismo de estado. Isso é um absurdo. A economia de mercado é insubstituível e não faz qualquer sentido confundi-la com as políticas neoliberais que, como vimos recentemente, conduziram ao soçobrar desse mesmo mercado e não ao seu triunfo final. Aquilo de que precisamos é de um socialismo amigo do mercado e das liberdades, mas com fortes preocupações igualitárias ao nível da fiscalidade, do sistema de saúde, da segurança social, etc. Este socialismo das liberdades, como é bom de ver, está muito próximo do liberalismo de esquerda".

3 comentários:

Anónimo disse...

Pívias, pívias e ainda por cima mal dadas, Edy! Podes ir copiar tudo o que os portugueses escrevem, podes fazer pino, dar salto mortal, para ver se o liberalismo vira da esquerda, que tal nao vai acontecer...

Esses gajos todos de esquerda como Tony Blair, Bill Clinton ou Guterres, que quiseram guindar a esquerda ao liberalismo, nao passam de oportunistas. Na verdade queriam ganhar umas massas bem grandes mas como eram de esquerda tinham vergonha de serem criticados.

Ora bem, inventam essa coisa de liberalismo de esquerda para que pudessem ter entrada nos meios de negocios que vao de par com o liberalismo.

Repara onde Guterres foi ganhar milhoes de dolares por ano: no alto comissariados dos refugiados. Ganha dinheiro com a miséria dos outros.

E Bill Clinton? Bombardeia arabes, mas vai buscar milhoes de dolares para a sua Fundaçao junto dos milionarios arabes. Até os charutos que metia na cona da estagiaria da Sala Oval, foram pagos com dinheiro da petrodolar.

E Tony Blair, é pago milhoes de dolares por ano para fingir que está a trabalhar pela paz no médio oriente. Quem paga? Os arabes, Edy!

Queres que eu continue ou páro por aqui?...

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
não gostas de ver nome de autores de esquerda,não gostas de esquerdistas liberias,não gostas de autores portugueses,independentemente de terem valor ou não,só porque são portugueses,etc etc...mas sabes muito bem qual é o partido que é considerado liberal nos EUA: os Democratas,o do Bill Clinton que criticas...sabes porque???

Anónimo disse...

Oh Edy, por favor, nao estejas a apanhar os tiques de Redy! Liberal nos Estados unidos nao tem o mesmo valor semântico que tem na Europa e no mundo duma maneira geral.

Liberais no sentido do liberalismo classico nos Estados unidos é o partido republicano nos Estados, que alias no passado quando sabes a historia politica americana estava no lugar dos democratas e os democratas do outro lado.

Espero que saibas historia americana. Queres desafiar-me sobre a vida politica americana desde os pais fundadores, da constituiçao dos Federalists papers etc e tutti quanti?

SObre autores de esquerda, estou-me nas tintas para os gajos, mas como ja respondi ao Redy, conheço-os e alias ja te provei. Alias para poderes criticar tens que conhecer. So que geralmente os de esquerda como odeiam a direita e os liberais nunca estudam as obras deles o que é um grande erro.

Outra mentirinha que dizes é que nao gosto de autores portugueses. Mas oh Edy, como podes dizer tamanha ignorância? Ou consideras o Jom Prêt um autor português no verdadeiro sentido da palavra: aquele que produz, um pensador.

Oh Edy, vê-se que tu nasceste ontem, quero dizer depois da independência. Mas os teus pais, ou teus avôs, nao te disseram que a geraçao antes da independência, dava rigorosamente as mesmas matérias escolares que um portuguesinho branco dava em Lisboa?

Oh Edy a gente conhecia de norte a sul o mapa de Portugal. E tudo de cor, na ponta da lingua, caso contrario apnhavas nas maos e nas costas que nem animal, pois os nossos professores nao brincavam em serviço e na verdade eram autênticos selvagens. Modéstia à parte fui um bom aluno e conhecia de cor toda a historia dos reinados portugueses, a geografia, o QUINTO CANTO DOS LUSIADAS, de cor, na ponta de lingua, Alexandre HERCULANO, Almeida Garreth, enfim, meu caro, tudo, até" Joao de Deus e o seu chove chove levemente, é chuva, é gente....

Oh boice eu passei a Taprobana, eu fui um valeroso, eu sonhei com os Velhos do Restelo todos. Queres mais citaçoes. Ja ouviste falar em Fonseca, o grande filosofo português? Sabes que Descartes teve influências no seu discurso do método dos famosos filosofos conimbricenses?

Mas oh menino eu sou critico em relaçao aos tugas, porque descobri que afinal eu sabia mais do que a média alta deles; fiquei fulo, porque eles ensinaram-nos ex cathedra, de que nos eram superiores, que eramos escravos, que eramos inferiores.

De repente, cresço e descubro que era tudo mentira, que tem sido muito dificil encontrar um português que me dê capôte nas minhas longas tertulias que tenho com eles nos ultimos 30 anos. Mas nao é para um homem perder a cabeça e começar a distribuir cabeçadas a torto e a direito, sabendo que eles continuam a enganar a minha gente?

Tu dizes que eu tenho "garganta". A quantos portugueses que chegam com o mesmo discurso que eu tenho em Cabo Verde que ja disseste terem garganta. Va la, seja honesto, e diz-me a quantos ja falaste de cara a cara? Quantos portugueses conheces? Ja falaste de economia longamente com um desses tugas que vao a Cabo Verde assim digamos uma hora ou duas horas?

Tu sabes que nao Edy, porque a malta fica acanhada no seu canto e so ouve em silencio o branco.

Eu queres acredites ou nao, e acho que neste aspecto até que me acreditas porque ja viste que eu sou louco, dizia eu nao! Eu ja vive mais anos da minha vida com brancos na Europa. Tenho mais amigos brancos do que gente da minha terra. Nao me suportam, dizem que sou arrogante, mas o problema é que nao conseguem deitar abaixo os meus argumentos e até me pedem conselhos. Sou odiado, porque nao admitem que eu saiba mais do que eles. E olha que em termos médios, é mesmo verdade. Sou insuportavel, porque os brancos enganaram-nos. Eu hoje tenho um estatuto que me permite mandar os gajos para o caralho e mando mesmo.

Al Binda