quinta-feira, 11 de junho de 2009

Imagem de Cabo Verde entre os Turistas

Numa tese de mestrado em Marketing,recentemente defendido por José Luis Barros,sobre a satisfação dos turistas com a qualidade dos serviços turísticos em Cabo Verde,concluiu-se que a satisfação com os serviços e a qualidade dos serviços são,no geral,satisfatória como se pode verificar nos gráficos a seguir:
O questionário tem imensas questões referentes à imagem do país e,por isso,foi efectuado uma análise factorial e um análise de componente principal de modo a reduzir o número das variáveis e,deste modo,facilitar a tomada de decisão.Assim,uma das componentes criada foi a que diz respeito às questões que tem a ver com a cultura e que a seguir é apresentada (para que os leitores saibam quais são as variáveis,antes de serem tranformadas numa componente,o gráfico a seguir diz respeito as variáveis que originou a componente "Recreação e Cultura"):

Não sei qual foi a conclusão geral do estudo porque ainda não tive oportunidade de ler o trabalho final,contudo os dados que conheço permite-me intuir que a nova direcção da Direcção Geral do Desenvolvimento Turístico nomeado vai ter muito trabalho para mudar a imagem do país no exterior e aquela que é percepcionada não só pelos turistas mas também pelos caboverdianos.Nomeadamente no que diz respeito ao nosso "mundo cultural",como mostra as baixas percentagens do último gráfico.

4 comentários:

Ziza disse...

Olá estou a fazer um Mestrado em Marketing e a minha tese também vai ser sobre turismo de Cabo Verde mas não na mesma óptica. queria saber se tem como enviar-me o contacto do autor do trabalho, por favor.
abraços

Edy disse...

Olá Ziza,
manda um email para edisonsanches@hotmail.com e aí vou te mandar o email do autor.
Abraço

Zluis - Zito disse...

Como autor da Tese deixo aqui aos interessados nas áreas de marketing e Turismo não os resultados obtidos com o estudo (este será apresentado brevemente em Cabo Verde), mas antes quais os objectivos pretendidos e de que forma o estudo poderá contribuir para definir uma estratégia de abordagem ao mercado turistico por um lado e por outro lado contribuir para um desenvolvimento sustentado do Turismo.

1º Objectivo: Determinar o grau de satisfação com base no perfil dos turistas que visitam Cabo Verde

O primeiro objectivo do estudo é analisar o grau de satisfação com base no perfil dos turistas que visitam Cabo Verde de acordo com a sua nacionalidade, idade, experiência das viagens anteriores, tempo de permanência e número de ilhas visitadas.

Os resultados poderão, por um lado, ajudar os gestores do destino a levar a cabo uma eficaz segmentação do mercado, que é uma ferramenta de marketing essencial no mundo de negócios, hoje, cada vez mais competitivo.

Ao dividir o mercado em grupos de clientes com características relativamente homogéneas, os gestores do destino, serão capazes de melhorar a sua estratégia de marketing. Isto por sua vez permite, que canalizem os seus esforços de marketing para atrair e satisfazer as necessidades e desejos dos turistas com maior eficácia.

Estudos anteriores mostraram que a imagem do destino, a satisfação dos turistas, e a fidelização do destino, em separado, são afectados pelas características pessoais dos turistas e da viagem (Beerli e Martin, 2004; Baloglu e McCleary, 1999). Contudo, poucos estudos analisaram as potenciais diferenças no relacionamento sistemático entre os componentes da estrutura para vários grupos de turistas.

Para fins de segmentação de mercado, seria de primordial interesse para os gestores de destino ver as várias formas como os vários grupos de turistas desenvolvem a lealdade (Chi, 2002).


2º Objectivo: Determinar os factores que influenciam a imagem e a qualidade de serviço prestado em Cabo Verde

O segundo objectivo tem como finalidade determinar quais os principais factores que influenciam na formação da imagem assim como os factores que determinam a percepção da qualidade de serviço prestado em Cabo Verde.

A qualidade dos serviços tem merecido uma grande atenção nas investigações a nível do marketing e do turismo, pelo papel crítico que desempenha na diferenciação de produtos e serviços, criando deste modo vantagens competitivas.

A qualidade do serviço foi definida como sendo a diferença entre o expectado, o percebido e a qualidade de serviço oferecido (Heskett et al, 1997).

As expectativas dos clientes nos níveis específicos de qualidade de serviços no turismo está ligado à cultura e socialização, que os permite interpretar os factores que influenciam a escolha do destino turístico e, a experiência numa perspectiva distinta (Pikkemaat e Wieirmair, 1999).

Posto isso, os resultados obtidos poderão ajudar a identificar que aspectos devem ser mantidos e ou melhorados, para fidelizar os turistas que visitam o país.


3º Objectivo: Analisar a relação existente entre a qualidade de serviço, a satisfação com o destino e a imagem do destino na fidelização dos turistas.

A partir dos resultados desta análise podemos tirar dois tipos de conclusões. Na perspectiva da administração do destino, podem ser confirmados a importância de melhorar a qualidade dos serviços e a imagem de Cabo Verde enquanto destino.

Do ponto de vista da pesquisa, a análise sistemática das eventuais relações entre o conjunto das variáveis pode permitir uma clara compreensão do conceito de fidelização do destino
No sentido de fornecer antecedentes teóricos para os objectivos propostos, no segundo capitulo, vamos desenvolver uma revisão literária, sobre o destino turístico, a qualidade dos serviços, a satisfação dos clientes e a fidelização dos clientes.

Anónimo disse...

A citação:

Os resultados poderão, por um lado, ajudar os gestores do destino a levar a cabo uma eficaz segmentação do mercado, que é uma ferramenta de marketing essencial no mundo de negócios, hoje, cada vez mais competitivo.

levantou-me algumas dúvidas.

Será que temos empresários que percebem este palavreado? Será que têm essas práticas modernas de gestão?

Em caso afirmativo, quantos são? Um? Dois?

Acho que não. E tão cedo não estou a ver...