segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Erro da Mensagem Política do MPD


Insiste o MPD,ou os seus pretensos e esforçados ideólogos,que o PAICV,em termos organizacionais,praxeológica e ideológica,continua  ser o antigo PAIGC/PAICV (do partido único).Ou seja,o PAICV continua a ser,na sua essência,o mesmo antigo partido totalitário,anti-democrática e anti-liberdade económica.Essa é,aliás,a principal mensagem política do MPD para combater o PAICV e o Governo.Realmente a ânsia pelo poder e o «rancor político» tolda várias almas,até as mais capazes.O MPD não quer ver,ou finge não ver,que esse PAICV tem muito pouco a ver com a antiga PAICV.È certo que ainda há muitos antigos dirigentes a gravitar em volta do partido e do governo: a meu ver nada de outro mundo;se ex e actuais dirigentes do MPD passaram de trotskistas para capitalistas,porque os antigos comunistas do PAICV não podem mudar para socilistas,centristas e até capitalistas?Igualmente,muitos jovens quadros que,certamente,não afiliariam nem simpatizariam com um partido comunista e opressivo.Recusam-se a ver,ou a aceitar,que o actual governo/PAICV está a praticar exactamente as mesmas políticas dos governos MPD (só que com maior eficácia e eficiência se compararmos,principalmente,com o 2º governo MPD);não querem aceitar que o actual governo têm politicas tão ou mais liberais do que as deles.Na verdade,até parece que o MPD padece de medo de ficar sem espaço político ideológico se tivermos em conta que estamos perante um governo de centro-esquerda.Os "rabentolas" referem muito sobre a maquina de propaganda do PAICV fingindo ignorar que,qualquer sistema político e qualquer partido,inclusive o próprio MPD,têm a sua própria maquina partidária.A diferença é que uns são mais profissionais e,logo,mais eficazes...È realmente com essa mensagem de apelo ao medo do comunismo que o MPD quer convencer os eleitores e os jovens cada vez mais escolarizados,mais informados e menos apolíticos?Uma sondagem de opinião rápidamente poria a nú essa estratégia comunicacional.Mas,como diz o povo,o coração é mais forte que a razão.O MPD precisa de melhorar a sua comunicação política se quer apresentar-se como alternativa e precisa,urgentemente,de proporcionar um «upgrade teórico» aos seus ideólogos!

3 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Tens toda a razão Nhu Naxu. O PAICV anda a concorrer com o MPD nas suas políticas de direita e os gajos não estão a gostar nada. Agora mais a sério, evidentemente que o MPD tentará ligar o PAICV ao comunismo, criando medo às pessoas, E a grande piada de tudo isso é que os próprios paicvistas andam a querer fugir do termo comunista (no passado) pela sua carga negativa devido aos pecados de Staline. Em CV ouve sim um partido único com uma ideologia comunista marxista e ainda bem que foi assim, caso contrário estaríamos como um qualquer outro país da nossa vizinhança. A estratégia do MPD não é de todo mau. Fazer o quê? É a política.

Anónimo disse...

Isso parece-me uma indirecta ao Casimiro de Pina...o que achas dele Nhu Naxu?E tu Redy,o que dizes do Casimiro de Pina:ele quer ser o ideólogo do MPD?Será ele o futuro presidente desse partido?Se sim,tem condições?

Redy Wilson Lima disse...

Deixem o Casimiro em paz... o homem está em Macau a fazer um mestrado e precisa de concentração para repensar (talvez) o seu pensamento económico, depois de fazer com que o Paulino saia devagarinho da blogosfera...