domingo, 25 de janeiro de 2009

Ku Frontalidade para Debater Ideias?

Efectivamente lidamos mal ainda com a crítica.Tendemos sempre a "pessoalizar" as criticas que nos apontam às nossas ideias.Eu,pessoalmente,não estou sempre "com o dedo no gatilho pronto a atirar contra aqueles (ou num em especial) que dizem algo que não vai de encontro às suas convicções ou vontades" mas posso garantir que estarei sempre pronto para debater,rebater e descontruir ideias feitas de quem quer que seja.Aliás,de que vale estar na blogoesfera se não puder dizer às claras que esta ou àquela ideia deste ou daquele blogue tem ou não tem fundamento?Dizer isso e debater com o visado?Exactamente da mesma forma que fazemos em relação à politica...Tens de saber ler as criticas que te é dirrecionada Redy.Nunca as fiz à tua pessoa em concreto mas sim a algumas ideias tuas.Aquilo que tu és,foste ou fazes não interessa mas sim as tuas ideias.Como neste caso: foi únicamente às coisas que disseste naquele post em específico,pela falta de fundamento e,principalmente,falta de alternativas.Portanto não tinha obrigação de ir ler todos os post que o Redy escreveu no passado para saber o que disse sobre os problemas que mencionou no post objecto da minha crítica.No mínimo,o Redy tinha de mencionar links onde ele expôs essas alternativas para cada um dos problemas.A propósito,no mesmo post em que defendo a ideia da construção dos bairros sociais ser um erro expus um link que remetia para um outro post do meu colega do blogue onde ele explicava o porquê dos bairros sociais serem um erro e as alternativas aos bairros sociais,onde até o Redy comentou dando razão à ideia defendida pelo meu colega.Se remeti as explicações e às alternativas para àquele post é porque também as defendo e,portanto,não faz sentido dizer que não apresentei medidas e alternativas.
È esta a intenção Redy,apresentar ideias,evidenciar causas e consequências e defender alternativas.Assim como fizeste agora para aquilo que chamaste de egoísmo social.E,já agora,deixa-me dizer-te em quê discordamos sobre essa problemática.Em primeiro lugar,esse "egoísmo social" não é um exclusivo de CV mas é típico do sistema capitalista,portanto é algo com o qual temos de aprender a lidar.Compreendo perfeitamente as pessoas que,como disseste,endividam-se procurando imitar a elite mas "a culpa" não deve ser imputada à essas mesmas pessoas mas sim ao sistema social que foi construído ao longo do tempo.Sim,concordo que a escola devia ter um papel activo no incremento da responsabilidade social nas crianças mas também é preciso medidas pontuais e pragmáticas que permitam mudar alguma coisa já,agora,e não esperar  pela chegada duma nova geração com maior responsabilidade social.E quais medidas devem ser essas:meu amigo,o principal instrumento de combate a esse "egoísmo social" passa ou deveria passar pela política fiscal.È através da política fiscal que o Estado faz a redistribuição da riqueza permitindo dar mais a quem mais precisa e receber mais de quem ganha mais.

3 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Política fiscal é um caminho não a solução. A solução é a educação, porque mesmo que por hipótese se reequilibre a balança económina e não se instrua os indivíduos, ficamos na mesma.
Se tivesses lido com alguma atenção davas conta que quando falo de egoísmo e outras coisas, falo do sistema errado em que nos encontramos (faço isso desde sempore) e não a criticar indivíduos. Dizes que não lido bem com a critica, estre outras coisas (essa é a critica mais fácil de se fazer). É a tua opinião e depois? Tu apresentas alternativas em todos os teus posts? não me parece. A critica faz-nos crescer e se leres as criticas que recebo nos comentários (uns construtivos e aproveitáveis e outros destrutivos) verias que até estás a ser injusto (por razões que tu lá sabes). Podes dizer o que tu quiseres e fundamentar da maneira que bem entenderes, mas não tiro nem uma vírgula do que disse. O estado das coidas é aquela e opinião não é ciência. Falas em obrigação moral e a única pessoa que aqui está com uma certa obrigação moral és tu. Dizes que personalizei as criticas que fizeste às minhas ideias, mas no teu post dizes que o meu post não tem ideia alguma, Como é que ficamos então? Eu não estou aqui para parecer e fazer pedagogia. Estou sim para aprender e deitar fora o que penso das coisas, tentando sempre apresentar alternativas e se não quiseres ver isso, azar. Uns lêem, outros não e a vida continua. Tu não me conheces, portanto não sabes se eu debato ideias ou não, mas quem me conhece sabe. É a tua opinião e respeito, mas tenho a minha própria opinião de várias coisas e não opiniões diferentes de cada coisa, que no fundo é o que criticas. Manti.

Anónimo disse...

Discordo a 180º!
Politica fiscal para combater egoismo social??
O Governo vem praticado essa politica de redistribuição há muito tempo (repara o orçamento de estado para 2009), mas o objectivo é trazer mais JUSTIÇA social e económica e não combater o Egoísmo social . O Egoísmo combate-se com a formação cívica e moral ou até religiosa do indivíduo. Aí o Redy tem Toda a razão: através da Educação e Formação poderemos combater sem nunca o eliminar.

José Oliveira

Nhu Naxu disse...

Redy,eu não disse que a politica fiscal é "a solução".O que disse foi que «o principal instrumento de combate a esse "egoísmo social" passa ou deveria passar pela política fiscal».Ou seja,existe e deve existir outras medidas...
José Oliveira,primeiramente,escrevi "egoísmo social" sempre com aspas porque deduzi que estamos a falar não só do egoísmo respeitante à distribuição da riqueza mas também respeitante à responsabilidade social.Por isso,para além da politica fiscal,também escrevi "Sim,concordo que a escola devia ter um papel activo no incremento da responsabilidade social nas crianças mas também é preciso medidas pontuais e pragmáticas que permitam mudar alguma coisa já,agora,e não esperar pela chegada duma nova geração com maior responsabilidade social".