sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Será por ser Mulher ou por ser Lésbica?

"Islândia deverá ter a primeira chefe de Governo lésbica do mundo".Este é o título de uma noticía do público online de hoje.Lendo a notícia ficamos a saber que,provavelmente,a próxima primeira-ministra da Islândia será Johanna Sigurdardottir,66 anos e lésbica assumida.Contudo,ficamos sem saber se a noticia foi destaque por ela ser uma mulher que será a próxima primeiria-ministra ou se foi destaque por ser uma lésbica assumida.Daqui do nosso lado,congratulamo-nos por essa noticia porque o Mundo precisa urgentemente de mais mulheres a frente do poder politico e económico mundial.Independemente da sua orientação sexual...o que achas Eurídice?

3 comentários:

Eurídice disse...

Nhu Nacho,

Excelente pergunta. É uma informação que merece dupla comemoração, por incluir duas questões ainda problemáticas nas democracias contemporâneas: “género” e “orientação sexual”. As eleições europeias de 2009 vão apresentar propostas bombásticas: está a decorrer uma campanha na Europa a favor da paridade nas próximas eleições.

Quanto à tua pergunta, como eu sou heterossexual e feminística, até podia dizer que é preciso mais mulheres independentemente da sua orientação sexual. Mas sabes o que é que as minhas amigas lésbicas que não são feminísticas me diriam: “Eury, o mundo precisa de bons políticos, independentemente da categoria sexual a que pertencem”.

Mas certamente há feminísticas que ignoram as lésbicas e vão ficar chateadas: “caramba, porque é que logo agora que a Islândia tem as possibilidades de ter uma mulher como chefe de governo ela teria que ser lésbica?! Bolas pá…”. Boas almas feminísticas pensam assim.

Por isso, acho que a politização da orientação sexual dessa possível chefe do governo – embora como primeira-ministra interina - é um contributo valioso para a luta do movimento LGBT (Lésbica, Gays, Bissexuais e Transexuais). Cada vez mais é necessário que uma “política da presença” (inclusão de grupos historicamente excluídos --- a eleição de Obama segue nesta linha) caminhe juntamente com uma “política das ideias”.

A Johanna Sigurdardottir tem ainda a questão da classe social, a sua popularidade e a capacidade de liderança a favorecê-la.

Um abraço
Eury

Nhu Naxu disse...

Eury,
eu sou daqueles que acha que é preciso muito mais mulheres não só na politica mas também nas empresas ...e nem quero saber da sua orientação sexual!Mas confesso que tenho dúvidas sobre os ideais da paridade...

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ