terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Jogo Político

Este artigo do João Dono,onde é elencado uma lista de putativos líder do MPD pós-Jorge Santos,é elucidativo da lógica de funcionamento interno de qualquer partido e da situação actual do MPD.
Qualquer partido na oposição está constantemente sujeito à uma "guerrilha interna" porque os dirigentes e os militantes de base,longe do poder,nunca estarão satisfeito com a direcção enquanto não se sentir "no ar" o «cheiro do poder».Daí essa procura incessante de um novo líder,capaz de,no minímo,galvanizar as bases.Por outro lado,a quantidade de nomes,entre "barões" e "condes",ilustra a fragilidade da identidade colectiva do partido (sem contar com a inconsistência ideológica,até hoje por resolver).Muitos dos nomes avançados como "elegíveis" para a liderença do MPD não parecem interessados ou simplesmente não têm coragem para avançar por uma motivo bastante simples: sabem que será extremamente difícil vencer JMN nas urnas!Por isso,mais vale "queimar" mais um líder e esperar pela melhor altura.E se tudo isso não está acontecendo no PAICV deve-se simplesmente ao facto do seu actual líder estar no governo;mas,usufruindo "calado" das benesses do poder,os vários grupos internos concorrentes estão lá,à espreita da queda ou da saída do JMN.

3 comentários:

Anónimo disse...

Coisa de nomes. O MpD vai indicar o Raul varela para juiz do STJ. O mesmo Varela que pôs em liberdade o Tita e quer pôr cá fora o Barbosa. Devem estar mesmo sem gente a querer dar a cara por eles

Anónimo disse...

O tal cronista escreveu com tal convicção que aparenta estar dentro do assunto, por isso devo dizer que a ser verdade, mostra que o partido está desunido.

Não está frágil, e sem uma estratégia não chegarão lá. Parece que são incapazes de delinear um plano e ir com ele até ao fim.

Edy disse...

Pois é Amilcar,sem uma estratégia nenhum organização consegue um mínimo de estabilidade e sem um projecto para o país nenhum partido politico conseguirá alcançar o poder (a não ser quando o poder lhes cair ao colo por incompetência do partido no poder).

Anónimo,acho que um dos problemas principais do MPD pode ser esse:Falta de Nomes de Relevo!Parece que sempre "viveram" à custa das estrelas do partido e,na falta dessas estrelas,vem ao de cima a falta de um projecto..