quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Volta da Propaganda Nazi


Segundo o Público online,jornais nazis estão a ser reimpressos na Alemanha e posto à venda nos quioques.O responsável por essa iniciativa,um editor inglés,afirma que o objectivo é ensinar aos alemães o seu passado e os crimes cometidos pelo Hitler não através de manuais escolares mas sim de jornais da época,como forma de não deixar os crimes nazis caírem no esquecimento e para que os neo-nazis não distorçam a história.
Já agora,que tal reeditar os jornais da época que defendiam o tráfico de escravos?Não seria,igualmente,uma forma de aprendermos a nossa história de modo a que a história da escravatura não seja "branqueado" «pela extrema-direita»?
Acho bem provavél que,neste caso,aconteça aquilo que em sociologia se denomina «consequências não intencionais da acção humana».Ou seja,mais do que combater o esquecimento dos crimes contra a humanidade levado a cabo pelos nazis,essa reedição dos jornais de propaganda nazi pode,ao contrário da intenção inicial,fazer aumentar o número de jovens neonazis e incrementar esse movimento...

Adenda: espero que o Jorge,do Passageiro em Trânsito,consiga um exemplar para,quando for possivel,ajudar-me "a viajar no tempo"...

2 comentários:

JT disse...

Edy,
concordo plenamente em como se trata de uma iniciativa editorial absolutamente disparatada. Que há um mercado (crescente) para essa ideologia, ninguém o ignora. Mas daí a editar textos que só poderão servir como combustível para os extremismos... Caramba!
Quanto ao mais, bem ingrata essa “Operação Get 1” que me coube, convenhamos! Mas, farei o meu melhor.
JT

Edy disse...

Jorge,essa de "Operação Get 1" está engraçado...Abraço