Miguel Sousa Tavares,in Expresso via Jumento.
Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que o leão, ou será morta. Em África, todas as manhãs, um leão acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela, ou morrerá de fome. Não interessa se és leão ou gazela. Quando o Sol nascer, tens de correr mais depressa...se queres continuar vivo.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Enfim um Empresário
«Ocomunismo (também eufemisticamente conhecido por socialismo) está morto: paz à sua alma. E a sua morte, por implosão, foi de tal forma redentora que nem o nosso Partido Comunista ousa sugeri-lo como alternativa, quando o capitalismo, entregue a si próprio e cumprindo a profecia de Marx, tudo fez também para se autodestruir. A diferença é genética e substancial: o comunismo pressupõe, como inevitabilidade, a ditadura, a corrupção e a ineficácia; o capitalismo tanto pode significar liberdade individual, capacidade de risco, iniciativa e inovação, como pode degenerar na lei da selva, onde o único objectivo é o lucro e a única regra a ganância...»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Concordo plenamente com o artigo e de certeza não viu nada disso no meu post. Já fui conotado com tanta coisa que às vezes fico confuso com tanta conotação.
Sinto pena por não conseguirem alcançar o que realmente pretendo com o que escrevi.
Miguel nao é nenhuma referência do pensamento politico, filosofico e economico universal; nem mesmo no mundo português. Ele é um escritor, um cronista de jornais. Mais nada!
Ou melhor ainda ele estudou direito, mas que eu saiba nunca exerceu nem como jurista nem como advogado. Logo, para bom entendedor meia palavra basta...
Conclusao: a opiniao do Miguel é como outra qualquer de alguém que estudou e que tem o direito de dar a sua opiniao. Mas nao é nenhuma autoridade na matéria de ciências politicas, filosofia ou economia. Tao pouco um pensador politico ou um filosofo; Miguel nao é pois grande coisa em matéria de ideias politicas ou historia do pensamento das ideias politicas, filosoficas e economicas...
Nem mesmo em matéria de literatura; ele escreve umas historietas e é filho duma grande poetisa!
Al Binda
Redy,
porque pensaste que coloquei aqui este artigo para ti?Acho que já é óbvio que quando tenho algo a dizer a qualquer pessoa não o faço por "indirectas"...ou seja,este post/artigo não tem nada a ver contigo...
Al Binda...que seja...aqui o que me interessou é se ele tem razão ou não no que escreveu..e acho que tem!
Caro amigo acredita que não pensei nisso e apenas comentei um texto que concordo do conteúdo apesar de não achar piada ao autor e quanto ao resto eu pelo menos nunca precisei de usar um pseudónimo.
Enviar um comentário