
Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que o leão, ou será morta. Em África, todas as manhãs, um leão acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela, ou morrerá de fome. Não interessa se és leão ou gazela. Quando o Sol nascer, tens de correr mais depressa...se queres continuar vivo.
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Para Além da Esquerda e da Direita

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
E' interessante Edy que tenhas esquecido no teu esquem o "socialismo liberal" que defendias aqui num outro post. O serà que para ti socialismo é igual ao comunismo, como certas correntes liberais defendem? Alias a propria URSS, cuja filosofia politica era comunismo, trazia na sigla o substantivo socialismo, precisamente como sinonimo de comunismo.
Ou és daqueles que defendem que socialismo é igual ao socalismo democratico, igual à social-democracia que inclues no teu esquema?
E' discutivel o teu esquema! E' teu ou de algum teorico reconhecido internacionalmente? Desde ja digo-te que como liberal tout court nao me reconheço nessas vertentes e liberal social e liberal conservador. Como eu te dizia haver uma antinomia entre o teu socialismo liberal,ha também uma antinomia entre liberal e conservador.
Alias os dois vocabulos liberal e conservador sao literariamente e linguisticamente opostos. Na palavra liberal està implicita a palavra livre, enquanto na palavra conservador, se vê algo estatico, parado, que nao evolui, logo....
Nao me satisfaz igualmente o liberal social. Tudo o que tem a ver com vocabulo social cheira-me a socialista, a malandragem que nao quer trabalhar, mas sim viver de subsidios. Enfim, como é evidente, sou critico em relaçao à intervençao do Estado na economia pois que o estado é um mau gestor e muito burocrata.
So em situaçoes de crise precisamente para repor as coisas em ordem que foram estragadas por aqueles que nao respeitaram as regras do estado de direito e o liberalismo. Quer dizer os mandrioes, os ladroes e os improdutivos que vivem so de subvençoes. As subvençoes, quer dizer ajudas so devem ir para os que necessitam imperativamente. Adam Smith ja o dizia, pois contrariamente a aquilo que muitos nao sabem ele nao era contra o estado. Alias quem podem ser contra o estado de direito, arbitro do direito e das regras?!
Por ultimo para terminar Edy, mete bem na cabeça que nao ha ninguém no mundo que nao gostaria de viver de subvençoes; tu nao gostarias de ficar em casa se fosse possivel tu nao trabalhares e o estado dar-te uma subvençao qualquer? Quem é que no gostaria de viver mamando nas grandes mamas do Estado? So que alguém tem de pagar! E que eu saiba o estado nao éum cofre sem fundo onde a gente vai apanhar ouro ad vitam aeternam! AL Binda
Ps Tenho que me retirar Edy! Foi um prazer ter debatido contigo! Se tenho um conselho para te dar é o de ler os classicos, ler tudo o que puderes, estudar, estudar sempre, duvidar e so depois começar a abrir a boca, mas sempre com um aberto num livro qualquer! Boa sorte!
Olá
Gosto deste blog, parabéns!
Um abraço desde Portugal
Al Binda,
existe uma contradição quer na esquerda quer na direita.A esquerda é liberal nos costumes e conservador na economia;a direita é liberal na economia e conservador nos costumes.Então,será que a solução é virarmos para o liberalismo "per se" (capitalismo mais democracia liberal,mas despojado dos fundamentalismos da nova direita),digamos que à maneira de Francis Fukuyama?
Permita-me que te indique o livro "Beyond Left and Right:The Future of Radical Politics" de Anthony Giddens.
Abraço
Quem o Anthony, o guru do Tony Blair?!!! Nao, rapaz, obrigado! Mas li tudo dele, pois ha que ler os adversarios para se lhes conhecerem as tacticas todas!
Al Binda
Eamon Butler: "The Best Book on the Market: How to Stop Worrying and Love the Free Economy".
Leiam....
Enviar um comentário