sábado, 14 de fevereiro de 2009

Para Além da Esquerda e da Direita

Eis,muito resumidamente,porque sou adepto do «Liberalismo Social» que defende:o papel e a importância do Estado no combate às desigualdades sociais em busca duma sociedade mais igualitária;o liberalismo democrático;o liberalismo nos costumes e politicas sociais laicas e progressivas (as pessoas têm a capacidade de decidir por si sobre a sua própria vida,não precisando por isso da indicação do estado ou da religião);defesa do capitalismo e da economia do mercado mas onde há e deve haver lugar para alguma intervenção do estado onde é preciso (programas sectorias elaborado ou subsidiado pelo estado;instituições reguladoras dos vários mercados).Porque "combina" o que há de melhor na direita com o que há de melhor na esquerda.

5 comentários:

Anónimo disse...

E' interessante Edy que tenhas esquecido no teu esquem o "socialismo liberal" que defendias aqui num outro post. O serà que para ti socialismo é igual ao comunismo, como certas correntes liberais defendem? Alias a propria URSS, cuja filosofia politica era comunismo, trazia na sigla o substantivo socialismo, precisamente como sinonimo de comunismo.

Ou és daqueles que defendem que socialismo é igual ao socalismo democratico, igual à social-democracia que inclues no teu esquema?

E' discutivel o teu esquema! E' teu ou de algum teorico reconhecido internacionalmente? Desde ja digo-te que como liberal tout court nao me reconheço nessas vertentes e liberal social e liberal conservador. Como eu te dizia haver uma antinomia entre o teu socialismo liberal,ha também uma antinomia entre liberal e conservador.

Alias os dois vocabulos liberal e conservador sao literariamente e linguisticamente opostos. Na palavra liberal està implicita a palavra livre, enquanto na palavra conservador, se vê algo estatico, parado, que nao evolui, logo....

Nao me satisfaz igualmente o liberal social. Tudo o que tem a ver com vocabulo social cheira-me a socialista, a malandragem que nao quer trabalhar, mas sim viver de subsidios. Enfim, como é evidente, sou critico em relaçao à intervençao do Estado na economia pois que o estado é um mau gestor e muito burocrata.

So em situaçoes de crise precisamente para repor as coisas em ordem que foram estragadas por aqueles que nao respeitaram as regras do estado de direito e o liberalismo. Quer dizer os mandrioes, os ladroes e os improdutivos que vivem so de subvençoes. As subvençoes, quer dizer ajudas so devem ir para os que necessitam imperativamente. Adam Smith ja o dizia, pois contrariamente a aquilo que muitos nao sabem ele nao era contra o estado. Alias quem podem ser contra o estado de direito, arbitro do direito e das regras?!

Por ultimo para terminar Edy, mete bem na cabeça que nao ha ninguém no mundo que nao gostaria de viver de subvençoes; tu nao gostarias de ficar em casa se fosse possivel tu nao trabalhares e o estado dar-te uma subvençao qualquer? Quem é que no gostaria de viver mamando nas grandes mamas do Estado? So que alguém tem de pagar! E que eu saiba o estado nao éum cofre sem fundo onde a gente vai apanhar ouro ad vitam aeternam! AL Binda

Ps Tenho que me retirar Edy! Foi um prazer ter debatido contigo! Se tenho um conselho para te dar é o de ler os classicos, ler tudo o que puderes, estudar, estudar sempre, duvidar e so depois começar a abrir a boca, mas sempre com um aberto num livro qualquer! Boa sorte!

Luis Portugal disse...

Olá
Gosto deste blog, parabéns!
Um abraço desde Portugal

Edy disse...

Al Binda,
existe uma contradição quer na esquerda quer na direita.A esquerda é liberal nos costumes e conservador na economia;a direita é liberal na economia e conservador nos costumes.Então,será que a solução é virarmos para o liberalismo "per se" (capitalismo mais democracia liberal,mas despojado dos fundamentalismos da nova direita),digamos que à maneira de Francis Fukuyama?
Permita-me que te indique o livro "Beyond Left and Right:The Future of Radical Politics" de Anthony Giddens.
Abraço

Anónimo disse...

Quem o Anthony, o guru do Tony Blair?!!! Nao, rapaz, obrigado! Mas li tudo dele, pois ha que ler os adversarios para se lhes conhecerem as tacticas todas!

Al Binda

Nhu Naxu disse...

Eamon Butler: "The Best Book on the Market: How to Stop Worrying and Love the Free Economy".
Leiam....