sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Oportunidades Empresariais,Buraco Institucional e o caso Cabo Verde Investimento

Mais uma vez vou recorrer ao Ronald Burt e ao seu buraco/vazio estrutural,que determina a existência de oportunidades empresariais para determinadas pessoas e não para outras,tornando a concorrência imperfeita.Uma situação muito semelhante à que resulta da estrutura institucional numa economia,onde a desigualdade da distribuição das relações entre indivíduos ou organizações-que proporciona o acesso à utilização de regras (existentes,emergentes ou auentes)- é muito mais marcante.Quem tiver melhor acesso a informação sobre como e quando as regras irão mudar ou como poderão ser manipuladas,terá menos regras a cumprir,será mais autónomo na combinação ou recombinação dos recursos e terá portanto maior probabilidade de alcançar taxas mais elevadas para a rendibilidade do seu investimento.Por natureza,os vazios institucionais estão relacionadas com questões sociópoliticas e regulamentações governamentais: para tirar partido deles os empresários têm de legitimar as suas acções e práticas procurando protecção política e administrativa.Se,como diz Burt,os vazios estruturais dizem respeito à não equivalência entre terceiros numa relação então os vazios institucionais dizem respeito a não equivalência entre regras duma instituição.Se,como diz Douglas North,as instituições são as regras do jogo,Burt chama a atenção para a clareza institucional porque «as regras do negócio são ambíguas no geral e sempre negociáveis no particular»,para o âmbito institucional que diz respeito à aplicabilidade das regras,a quem,onde e quando se aplicam (os vazios institucionais surgem quando,a partir de um conjunto genérico de regras para uma determinada acção,diferentes versões e várias excepções são sistemáticamente aplicadas a diferentes grupos de pessoas ou sectores) e para o envolvimento de quem faz as regras (vazios institucionais emergem quando as ligações aos produtores de regras estão desigualmente distribuidas:um extremo posicionam-se os empresários poderosos,com o maior número de ligações não redundantes ao mai alto nível;no outro situam-se empresários fracos e isolados sem qualquer oportunidade de desfrutar dessas alianças).Certos empresários têm a possibilidade e a capacidade de aproveitar a plataforma proporcionada pelos vazios institucionais,outros não.Estamos perante casos de vazios institucionais,por ex.,no caso da Cabo Verde Investimentos (na sua relação com regras de negócios na áerea do turismo,habitação e venda de terrenos).Por isso,têm surgido muitos e prósperos empresários com fortes ligações àquela instituição sempre na mesma área de negócio...

4 comentários:

Anónimo disse...

E' caso para se dizer que estamos metidos num "buraco". E' o buraco da corrupçao! E' o buraco do conflito de interesses!

Nao, nao aqui vazio de regras. As regras existem, porque ainda estamos num Estado de direito, mas que tenha muitas falhas.

E num estado de direito, ha regras, ha leis! Existem regras claras que dizem que um alto funcionario de uma empresa estratégica com direito a segredos estratégicos de estado, ao demitir-se nao pode ir trabalhar para uma empresa concorrente que pertença ao mesmo ramo!

Logo, nem o Preirinha pode ser presidente do Cabo Verde investimentos, nem o Fontes pode ir calmamente assobiando para o lado, "vender" os segredos estratégicos do estado à empresa de deseenvolvimento, donde vem curiosamente o Manecas preirinha.

Mas vocês nao estao a ver que ha aqui "buraco". Nao preciso do Ron para nada porque o fundo do buraco é claro como agua! Na verdade estamos perante uma série de choques e conflitos de interesse, trafico de influência, corrupçao, nepotismo, quer dizer, num BURACO!!!!!

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
o vazio institucional não é a ausência de leis ou de regras...vazio institucional é isto:aproveitar-se da posição vantajosa para "manipular" as regras.E é assim,por essa via,que muitos do grandes empresários actuais tem surgido no país.
A minha opinião sobre à questão que levantas quanto ao "frik-frak" de alguns dirigentes entre entidades reguladores e empresas privadas,está no post acima...
abraço

Anónimo disse...

Edy nao vamos entrar agora duma guerra de retorica.Eu percebi-te muito bem e tu também percebeste bem o fundo da minha questao. Nada de piquínhas juridicas, nada de guerrilha juridica.

Eu sei que vazio institucional é uma coisa e ausência de regras e leis outra. Mas devias perceber bem a intençao da minha intençao que é a de que resumi rapidamente o que disseste cingindo tudo às regras do estado de direito.

Até porque falaste em vazio estrutural, vazio estrutural e vazio institucional, tendo eu resumido isso tudo em regras de estado de direito. Portanto nada de arranjar guerrilhas la onde nao é necessario, até porque fiquei com a impressao que chegamos à mesma conclusao e prova disso é que acabaste por escrever um novo post com base naquilo que eu ja tinha dito: regras de concorrência, deslealdade etc e tal.

Mas porque de vez em quando gostas de me contrariar so por prazer de contrariar, vou ja agora adoptar a tua tactica e dizer-te que se formos muito rigorosos na utilizaçao dos termos juridicos o teu vazio institucional, é muito sumario, tem mais uma vertente de gestor mais do que respeitar a terminologia juridica. Vazio institucional juridicamente falando é mais do que dizes na tua explicaçao podendo ser mesmo outra coisa do que disseste. Mas bom, nao quero dar-te na cabeça.

Ja viste a bronca que ja provoquei na blogaria? Vou-vos mandar a factura. Nunca houve na blogaria e alias em toda a imprensa crioula um tal debate que mesmo com erros graves atingiu um patamar intelectual jamais atingido. Graças ao AL BINDA!

Edy disse...

Al Binda,
vamos a ver se nos entendemos mesmo porque reforças que,no essencial,chegamos a mesma conclusão."Vazio Institucional" não é um conçeito jurídico mas é sim um conçeito sociológico (que foi a desenvolvi aqui não tendo,portanto,a vertente de gestão que referes)...como não sou jurista,não poderia nem ia querer "dissertar" sobre um conçeito duma área que não domino....sim,tenho visto a "bronca" que tens deixado pela net..inclusive o comentário que deixaste aqui e no A´Semana..
Abraço