quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mais 1 no Debate Não Faz Mal

Tendo lido ontem o "debate" ou troca de ideias entre o Redy,o Nhu Naxu (deste blogue),o famoso Al Binda e o Filinto (?) sobre uma suposta necesidade de um «movimento social,desobidiente e politicamente incorrecto»,fiquei com uma(s) dúvida (s):é suficiente sair a rua com greves e protestos para conseguir mais "justiça social"?Vais sevir para mudar de políticas ou para mudar de politicos?O que nos garante que as mudanças resultantes desse «movimento social-anarquista» sejam mudanças consistentes no tempo e consequentes nos resultados?O país funciona mal,os politicos e os partidos não dão garantia,há muita desigualdade e injustiça e a sociedade continua apática e indiferente?Certamente que sim e ninguêm consegue "mascarar" essa evidência.E o que se deve fazer para alterar a apatia da sociedade no sentido de fazer alguma coisa para mudar esse quadro?Compreendo perfeitamente a intenção do Redy e concordo quando diz que é preciso manifestações e greves.Mas,mais um vez,e o depois?Manifestações,greves e protesto são uteis e desejáveis mas tem um senão:só provoca resultados concretos quando estamos perante casos pontuais.Não resulta para provocar mudanças estruturais,que é o que precisamos.Para mudarmos estruturalmente o país,o que precisamos é de governos competentes,politicos sérios,politicas consequentes e uma sociedade civil forte e activa.Concordo que,de quando em quando,as manifestações fazem bem a "saúde" duma sociedade.Mas,para influênciar consequentemente o seu rumo colectivo prefiro,entre outras possibilidades,criar,manter,participar nas actividades de um "think tank" e,a partir dos estudos deste organismo,avaliar políticas públicas tentando assim influênciar os decisores políticos e a sociedade civil.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, um bom caminho, uma instituição que promova a investigação e reflexão, catalizador de boas ideias.

Anónimo disse...

Ai! se tiro! Sim, sim tiro uma conclusao completamente diferente!

Certamente que conheces de filme ou de literatura o caso Watergate e os dois jornalistas que com a ajuda do Garganta Funda ajduaram a fazer luz sobre um dos maiores escândalos politicos do seculo XX!

O anonimato nao é nenhum tribunal! Mas pode alertar para os factos, e obrigar aqueles que nao cumprem com os seus deveres a actuar!

O anonimato, contrariamente ao que dizes (até porque pode ser exercido com responsabildiade) é uma das maiores conquistas da liberdade e da sociedade aberta. Grandes escândalos foram solucionados graças ao anonimato.

Alias os proprios advogados, o proprio segredo da justiça, as célebres fontes bem informadas ou proximas de nao sei o quem e quem dos jornalistas, o que é que sao senao anonimato?

Quem é que me paga pela contribuiçao que estou a dar para o debate que tenho alimentado e dirigido nos blogues no liberal e no semana? Quem ganha com isso nao é a democracia, toda a sociedade?

Aqueles que tentam desprezar ou rir daquilo que eu faço nao me vao respondendo? Nao sao obrigados a ir estudar mais para poderem dar-me réplica? Desde que estou lançado neste gigantesco desafio que me propus, ja obriguei grandes nomes da praça a descompor-me, a responder-me, a caricaturar-me, enfim a prestarem contas daquilo que vao fazendo.

Escrever e falar hoje em democracia é uma grande responsabilidade, logo implica direitos e deveres e muito estudo. As pessoas que opinam terao mil e um cuidados porque sabem que ha o tal "mediador" reclamado por Abraao, que tem estado distraído, pois outra coisa nao tenho feito!

De borla, Edy!.. Repara so para o ultimo debate que começou no blogue do Séza que nao percebeu patavina, mas que continua aqui, no blogue de Fonseca, no da Geraçao Cabral, no do Filintinho, no Semana em todo o lado directa ou indirectamente.

Tudo isto porque eu sei utilizar esta ferramenta, eu sei como funcionam as redes!

Al Binda