quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Crise Económica e a Inovação

"Mas será que as empresas vão arriscar e inovar? Não será mais seguro continuar a imitar?
Quem o fizer está a cair numa armadilha. Claro que é mais barato e conveniente copiar do que inovar. Mas, em contrapartida, acaba por ser ainda mais arriscado porque a empresa se coloca a si mesma numa situação em que, mais tarde ou mais cedo, vai perder. Crises como a actual mostram que realmente temos de fazer as coisas de um modo diferente. E por vezes é muito simples. Por exemplo, quando se quer começar um processo de inovação, a primeira coisa a fazer é contratar pessoas que tenham outro background, diferente dos outros funcionários da companhia. É procurar pessoas com outro treino, outra visão, procurar algo não convencional. Desde o mais básico que é: se uma empresa tiver muitos homens deve contratar uma mulher".
(Kjell Nordstrom,in Público Online)

6 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que o Kjell nunca me convenceu com as suas frases superficiais sem profundidade. Nada e especial e apenas sorte na vida e efeito de moda com as pessoas a babar sempre que ele e outros da escola de gestao de recursos humanos aparecem em publico.

Numa coisa ele está certo: nao ha alternativa em matéria de sistema economico. Eu também ja tinha escrito isso! Wall Street nao porque o sistema falhou, mas porque houve pura e simplesmente ladroes e incompetentes que nao fizeram o seu trabalho de controlo como devia ser!

AL Binda

Anónimo disse...

correcçao: nada de especial e wall street caiu nao porque.....

A proposito conheço um guru de gestao, um dos maiores do mundo lusofono, um angolano, que agora o nome me escapa, e que tem teorias e trabalhos de longe superiores aos de Kjell! A diferença é que ele é preto....logo tem mais dificuldades em ter a propejcçao mundial que o sueco tem!

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
tenho 2 livros "deles" (da dupla),«Funky Business« e «Karaoke Capitalism»,e li só o 1º porque achei logo muito "leve",livro para ler na praia de mar...daí que concordo plenamente contigo quando dizes que ele é muito superficial...sabe,acho que os homens do mundo empresarial não devem gostar muito de «intelectuais à sério»...basta vermos os gurus de renome internacional mais requisitados para constatarmos isso...
Também concordo contigo na tua análise sobre as falhas do Wall Street...
Quanto ao guru angolano,que vive e trabalha em Lisboa,acho que deves estar a referir-te ao Amândio Vaz Velho...abraço

Anónimo disse...

Exactly! é o Vaz Velho, um doutor e engenheiro informatico, que figura alias no livro Mestres portugueses da Gestao!

O gajo é um fenomeno! E' um dos negros lusofonos, pois como eu disse ele é angolano com nacionalidade portuguesa, dizia é um pensadores negros com mais bagagem intelectual no mundo lusofono.

Ha que trazer esse Senhor do Saber, com uma ginastica mental fora de série, a Cabo Verde! Esse é um exemplo para ti Edy e os jovens que querem de facto aprender estudando.

Nao estou a falar de cor, conheço, ouvi o homem de viva voz. E simplesmente extraordinario. Como ele em Cabo Verde, so tinhamos o professor Joao Vario, uma mente brilhante das ciências cognitivas, um cientista, um poeta que ja ultrapassou Camoes e Pessoa juntos, como eu costumo dizer!.. O sobrinho dele, um jovem de Soncente, ele também poeta e engenheiro parece ter herdado alguns genes do celebrissimo, John Vario!!!

Al Binda

Edy disse...

"Jovem",
só li algumas entrevistas dele nas revistas "Executive Digest" e "Exame"..nunca o vi ou ouvi ao vivo.Depois do que disseste,vou tentar remediar isso..Abraço

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ