quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Crise Económica e a Inovação

"Mas será que as empresas vão arriscar e inovar? Não será mais seguro continuar a imitar?
Quem o fizer está a cair numa armadilha. Claro que é mais barato e conveniente copiar do que inovar. Mas, em contrapartida, acaba por ser ainda mais arriscado porque a empresa se coloca a si mesma numa situação em que, mais tarde ou mais cedo, vai perder. Crises como a actual mostram que realmente temos de fazer as coisas de um modo diferente. E por vezes é muito simples. Por exemplo, quando se quer começar um processo de inovação, a primeira coisa a fazer é contratar pessoas que tenham outro background, diferente dos outros funcionários da companhia. É procurar pessoas com outro treino, outra visão, procurar algo não convencional. Desde o mais básico que é: se uma empresa tiver muitos homens deve contratar uma mulher".
(Kjell Nordstrom,in Público Online)

5 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que o Kjell nunca me convenceu com as suas frases superficiais sem profundidade. Nada e especial e apenas sorte na vida e efeito de moda com as pessoas a babar sempre que ele e outros da escola de gestao de recursos humanos aparecem em publico.

Numa coisa ele está certo: nao ha alternativa em matéria de sistema economico. Eu também ja tinha escrito isso! Wall Street nao porque o sistema falhou, mas porque houve pura e simplesmente ladroes e incompetentes que nao fizeram o seu trabalho de controlo como devia ser!

AL Binda

Anónimo disse...

correcçao: nada de especial e wall street caiu nao porque.....

A proposito conheço um guru de gestao, um dos maiores do mundo lusofono, um angolano, que agora o nome me escapa, e que tem teorias e trabalhos de longe superiores aos de Kjell! A diferença é que ele é preto....logo tem mais dificuldades em ter a propejcçao mundial que o sueco tem!

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
tenho 2 livros "deles" (da dupla),«Funky Business« e «Karaoke Capitalism»,e li só o 1º porque achei logo muito "leve",livro para ler na praia de mar...daí que concordo plenamente contigo quando dizes que ele é muito superficial...sabe,acho que os homens do mundo empresarial não devem gostar muito de «intelectuais à sério»...basta vermos os gurus de renome internacional mais requisitados para constatarmos isso...
Também concordo contigo na tua análise sobre as falhas do Wall Street...
Quanto ao guru angolano,que vive e trabalha em Lisboa,acho que deves estar a referir-te ao Amândio Vaz Velho...abraço

Anónimo disse...

Exactly! é o Vaz Velho, um doutor e engenheiro informatico, que figura alias no livro Mestres portugueses da Gestao!

O gajo é um fenomeno! E' um dos negros lusofonos, pois como eu disse ele é angolano com nacionalidade portuguesa, dizia é um pensadores negros com mais bagagem intelectual no mundo lusofono.

Ha que trazer esse Senhor do Saber, com uma ginastica mental fora de série, a Cabo Verde! Esse é um exemplo para ti Edy e os jovens que querem de facto aprender estudando.

Nao estou a falar de cor, conheço, ouvi o homem de viva voz. E simplesmente extraordinario. Como ele em Cabo Verde, so tinhamos o professor Joao Vario, uma mente brilhante das ciências cognitivas, um cientista, um poeta que ja ultrapassou Camoes e Pessoa juntos, como eu costumo dizer!.. O sobrinho dele, um jovem de Soncente, ele também poeta e engenheiro parece ter herdado alguns genes do celebrissimo, John Vario!!!

Al Binda

Edy disse...

"Jovem",
só li algumas entrevistas dele nas revistas "Executive Digest" e "Exame"..nunca o vi ou ouvi ao vivo.Depois do que disseste,vou tentar remediar isso..Abraço