quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Anónimato,Rumor e a Internet

Será "tramoia" político?Será uma tentativa de alguns interessados tentarem criar um escándalo à semelhança do caso "Freeport" em Portugal para assim atingir o 1º Ministro?Ou será uma jogada para criar um caso semelhante ao famoso «2 milhões» da Enacol?Ou será antes um caso exemplar de se fazer politica e,simultâneamente,um ideal-tipo do comportamento do empresário criolo?Leia aqui e tira a sua conclusão.
Apesar de ser da ideia de que estamos a tranformar o país numa espécie de «Cabo Verde S.A.» (empresa de venda e especulação imobiliária/financeira e lavagem de dinheiro) há-que saber dar o valor que merece o anónimato numa acusação dessa gravidade.A história contemporânea,nacional e internacional,ensina-nos que o anónimato nem sempre é a melhor forma de acusar alguêm,mesmo os politicos.Põe-se em causa o bom nome de inúmeras pessoas,alguns com alguma responsabilidade,mas não-se dá a essas pessoas a possibilidade de se defenderem,públicamente e nos tribunais.Mesmo sem essa intenção,mesmo que a motivação é a mais sincera possível,essa forma de actuar demonstra sempre a intencionalidade do documento saído ao público: não é fazer a justiça actuar face aos actos vindo ao público ou perante os sujeitos visados mas é simplesmente achincalhar pública e políticamente essas pessoas e o actual governo no poder.Ficava sim assustadissímo se,pelo contrário,esse documento tivesse um rosto corajoso e pronto a dar a cara apresentando as provas de tudo o que diz nos tribunais.Por enquanto,o que me interessou foi a constatação prática do funcionamento do "rumor político" na era da informação.È claro que,tendo lido o documento,podes tirar uma conclusão completamente oposta à minha.

6 comentários:

Anónimo disse...

Enganei-me no sitio, pois era aqui que eu queria colocar o meu post e nao no teu outro comentario abaixo;

Ai! se tiro! Sim, sim tiro uma conclusao completamente diferente!

Certamente que conheces de filme ou de literatura o caso Watergate e os dois jornalistas que com a ajuda do Garganta Funda ajduaram a fazer luz sobre um dos maiores escândalos politicos do seculo XX!

O anonimato nao é nenhum tribunal! Mas pode alertar para os factos, e obrigar aqueles que nao cumpram com os seus deveres a actuar!

O anonimato, contrariamente ao que dizes (até porque pode ser exercido com responsabildiade) é uma das maiores conquistas da liberdade e da sociedade aberta. Grandes escândalos foram solucionados graças ao anonimato.

Alias os proprios advogados, o proprio segredo da justiça, as célebres fontes bem informadas ou proximas de nao sei o quê e quem dos jornalistas, todos trabalham com o anonimato!

Quem é que me paga pela contribuiçao que estou a dar para o debate que tenho alimentado e dirigido nos blogues no liberal e no semana? Quem ganha com isso nao é a democracia, toda a sociedade?

Aqueles que tentam desprezar ou rir daquilo que eu faço nao me vao respondendo? Nao sao obrigados a ir estudar mais para poderem dar-me réplica? Desde que estou lançado neste gigantesco desafio que me propus, ja obriguei grandes nomes da praça a descompor-me, a responder-me, a caricaturar-me, enfim a prestarem contas daquilo que vao fazendo.

Escrever e falar hoje em democracia é uma grande responsabilidade, logo implica direitos e deveres e muito estudo. As pessoas que opinam terao mil e um cuidados porque sabem que ha o tal "mediador" reclamado por Abraao, que tem estado distraído, pois outra coisa nao tenho feito!

De borla, Edy!.. Repara so para o ultimo debate que começou no blogue do Séza que nao percebeu patavina, mas que continua aqui, no blogue de Fonseca, no da Geraçao Cabral, no do Filintinho, no Semana em todo o lado directa ou indirectamente.

Tudo isto porque eu sei utilizar esta ferramenta, eu sei como funcionam as redes!

Al Binda

Anónimo disse...

E' preciso nao se esquecer que no caso tuga de Freeport, foi uma carta anonima, um libelo, que forçou o Minsitério a abrir inquérito.

Pois nao?! Cartas anonimas sempre constituiram peças de convicçao para a justiça trabalhar. Ninguém anda aqui a dizer que um anonimo pode vestir a roupa de juiz ou de procurador; mas pode obrigar a imprensa a investigar, o ministério publico a inquirir e assim a justiça fazer o seu trabalho...

So que tem telhado de vidro pode ter medo do anonimato!

O jovem Redy que ainda aqui ha dias andava a tecer elogios à França e sua democracia, com manifestaçoes e greves, devia saber também que é nessa mesma França, onde um Ministro de Estado quer premiar pessoas anonimas que denunciem imigrantes clandestinos!

E parece que nessa velha democoracia anonimato desse tipo nao é ilegal e tao pouco fere as regras de um estado de direito!..

E mais esta?!!!!

Al Binda

Anónimo disse...

Ninguém ousaria subscrever o tal documento que tem circulado na net! Só um louco o faria, na medida em que se exporia à raiva das pessoas envolvidas com todas as consequências. No tribunal, sentaria no banco do réu, sem glória.

Sendo assim, o anominato é a forma adequada de se chamar a atenção dos poderes públicos para as situações de corrupção que têm imperado na sociedade cabo-verdiana!

Cabe ás autoridades competentes averiguar. Se nada houver, arquiva-se o processo.

No caso em apreço, é fácil averiguar, porque tudo está documentado.

Edy disse...

Al Binda,
não estou nem sou contrao o anónimato,principalmente na net...mas temos de convir que num caso como esse o anónimato só prejudica a intenção da acusação.Mostra que a preocupação é política e não de justiça,mesmo porque,neste caso,os acusados são todos conotados com o PAICV (é estranho não falarem em empresários e empresas ligados ou próximos da oposição)...Uma coisa bem diferente é enviarem,por ex,para o PGR um conjunto de documentos e provas contra um situação...teria muito mais valor e muito mais impacto que um simples "panfleto"...tu que prezas o Estado Direito,de certeza que reconheces que os acusados também tem direito a defesa da sua honra e,por isso,pergunto:como deverão agir os acusados?devem constituir advogado e prepararem-se para o tribunal?
Tens razão,o caso Freeport foi despoletado por uma denúncia anónima...mas esse anónimo não enviou uma carta ao PGR,enviou sim documentos e provas e para o PGR...
"Se nada houver arquiva-se o processo"!E então,amigo anónimo,como é que fica o bom nome dos acusados?

Anónimo disse...

Nao inventei nada Edy! Ha jurisprudência do anonimato. Falei-te do caso célebre Watergate. Dei-te o exemplo da carta anonima ao ministério publico portugues; tu dizes que sao documentos; Ok sao documentos, mas anonimos. E' ou nao verdade?!

Mas aguenta que tenho mais: conheces a jurisprudência do anonimato do Tribunal europeu, precisamente sobre o anonimato e a liberdade de expressao? Nao pelos vistos nao conheces.

Eu ja disse que nao sou professor de ninguém, nem quero porque nao me pagam.

Mas vocês têm de reconhecer que nao falo de cor. E faço-vos um grande favor que é o de dar referências, citaçoes e autores. Ora bolas, quem é que me vai pagar por este trabalho?

Tens razao: sou defensor do estado de direito. Ma oh Edy, eu escrevi aqui que a propria justiça, advogados, juizes, procuradores etc, todos trabalham com fontes anonimas; com pessoas que testemunham no anonimato e sao protegidas pela justiça, precisamente para se fazer luz sobre x, y crimes.

Queres mais?! Entao toma la: uma carta anonima, nao passa disso mesmo; nao é uma prova de acusaçao e tao pouco a condenaçao de ninguém. E' uma peça que pode ser adstrita ou nao a toda maquina que a justiça pode ter em conta num caso qualquer. E' para servir de ajuda num processo ou numa investigaçao.

Enfim, todos os investigadores da policia, detectives, medicina legal e jornalismo, todos trabalham com informaçoes anonimas que servirao ou nao para o juizo final.

Essa merda famosa da fonte bem informada do jornalista o que é se nao anonima? Fontes confidenciais do jornalista, o que é senao anonimas? Uma longa reportagem de investigaçao que o jornalista publica e despoleta x casos, como é que é" feita, a nao ser com bases nas tais famosas fontes fidedignas, fontes seguras etc e tal?

Deixem la de procurar quezilias la onde nao ha razao para tal! Esqueci-me de falar nos famosos acordaos do Supremo tribunal americano sobre o free speech e o anonimato, que sao estudadas nas maiores faculdades de direito do mundo.

Mas caramba! minha gente! o ANONIMATO é liberdade! Compete ao juiz aclarar, apurar a verdade. E é preciso nao se esquecer que mesmo assim ha os famosos erros judiciais da historia da justiça que nunca foram aclarados, mas que deram cabo da vida deste ou daquele!

Viva o anonimato, e a justiça e a policia que investiguem. Tu dizes Edy e as pessoas que sao acusadas? Mas desde quando que um panfleto acusa?. Sim, essas pessoas sao feridas na sua dignidade, mas onde està o problema? Que façam também panfletos, diria eu num tom maquiavélico, mas nao digo, preferindo dizer, ora bolas! que apresentem queixa ao ministério publico, e o ministério publico farà o seu trabalho.

E' assim, Edy, num estado de direito! Caso contrario, os famosos casos historicos de corrupçao nunca seriam denunciados e condenados. A esmagadora maioria começou por ser denunciada anonimamente na imprensa, ou em panfletos enviados ao ministério publico!...

AL bINDA

Anónimo disse...

Edy o Alfredo Carvalho também vem na lista é do MPD.