sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Estrutura Social da Concorrência

Numa sociedade completamente estruturada,as relações determinam o patamar acima daquilo que,em termos médios,se entende ser o sucesso.Ao descrever a estrutura social da concorrência,Ronald Burt (Structural Holes:The Social Structure of Competition) explicava convincentemente que a concorrência -omnipresente e sempre imperfeita- é uma questão de relações e não de atributos individuais.Cada indivíduo traz consigo 3 tipos de capitais:financeiro (dinheiro,crédito...), humano (saúde,beleza,inteligência...) e social (relações com outros indivíduos).
Para cada tarefa,existem indivíduos ou organizações que a podem desempenhar tão bem como quaisquer outros mas,ainda que com idêntico capital humano e financeiro,só alguns vão poder beneficiar da oportunidade em apreço:o critério é o capital social.De entre todos os indivíduos igualmente qualificados,apenas alguns conseguem as oportunidades mais compensadoras.De entre todos os produtos de idêntica qualidade,apenas alguns conseguem dominar o mercado.De entre os trabalhos académicos de elevada qualidade,apenas alguns conseguem ser conhecidos.
O êxito é determinado menos pelo que se sabe do que por quem se conhece.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Ronald que é conhecido mais por Ron Burt teorizou de facto os buracos estruturais mas o Edy tem de deitar também uma olhadela pela teoria das redes do espanhol que é sociologo nos States Manuel Castells.

Ja estou pois, Edy, a fazer uma excepçao à regra de nao dar trela a toda a gente, tendo precisamente como exemplo paradigmatico a teoria de relaçoes entre o individuo/individuo, quer dizer entre mim e Edy, sem passar pelo amigo do amigo do Edy.

Para clarificar, peguemos pois na citaçao que termina o post do Edy: "O êxito é determinado menos pelo que se sabe do que por quem se conhece".

Com a frase o Edy diz que o Toy por exemplo tem êxito nos negocios nao porque percebe de gestao mas porque tem amigos bem colocados. E' o que que chamei de relaçao individuo/individuo. Pode essa relaçao ser conotada com o saber?

Nao quero entrar por ora nesta esfera do saber/conhecimento por falta de tempo. Mas o que posso dizer de momento ao amigo Edy (portanto ja està a ser um privilegiado) é que com base na teoria das redes pode-se ficar muito rico accionando a maquina de relaçoes que a tem com b,c, d, sem que a saiba patavina dos structural holes e tao pouco se Ron é americano ou crioulo.

Enfim, Edy, interessante é que eu tinha falado aqui ha tempos nesses famosos buracos estruturais e na teoria da geometria fractal provocando entao muitos buracos na linha de montagem mental de muita gente.

Força Edy, pareces ser desses jovens que estudam. O saber é para uns tantos poucos, enquanto a riqueza monetaria pode ser para uns poucos tantos nabos!

Al Binda

Edy disse...

viva Al Binda,
o «structural holes» foi mesmo um "marco" na sociologia e no desenvolvimento da teoria de redes sociais;assim como o conçeito «embededness» do Mark Granovetter (livro: "Getting a Job-a study of contacts and carees") ou a análise de redes sociais aplicado ao empreendedorismo (Howard Aldrich,Arent Greve,etc) e o trabalho do Manuel Castells (este,a um nível mais macro,se assim quisermos).Contudo,concordo contigo que o "buraco estrutural" é um conceito pouco conhecido mesmo entre aqueles que são sociólogos..