segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Questões para Debate

Li com atenção o post do Redy (Ku frontalidade) intitulado "Manifesto Alternativa Social Libertário",entre outros motivos,porque é tipicamente ideológico.Concordo com a generalidade das críticas ao estado do país mas discordo da forma que o Redy propõe para combater os nossos «males»:greves e manifestações contra o actual «estado das coisas».Certamente que todos concordamos que é preciso acabar com a passividade do cidadão e,só por isso,é também útil de quando em vez uma "manifestação de descontentamento" mas nunca de forma constante como forma de derrubar um partido democrático ou um sistema económico e político.Porque acredito que "revoluções" não é caminho nem o meio para combater o capitalismo,tenho de levantar estas questões ao Redy: ao invés de sair sempre à rua para protestar contra os "abusos do poder político e comercial" não será mais eficiente e mais eficaz,porque com maior impacto,lançar mão à liberdade individual,política e económica que o capitalismo nos proporciona para criamos movimentos ou partidos politicos concorrente dos actuais que estão "abusando" e para criarmos empresas concorrentes ou até organizações de defesa do consumidor?Não será mais eficaz se o Redy,em vez de organizar manifestações,candidatar-se a um cargo politico e,estando na política,mostrar que é possível práticas politicas e politicos diferentes?O que é melhor do ponto de vista do cliente: boicotar a Electra ou incentivar a criação duma empresa concorrente na mesma área?Qual é a mlhor forma de ajudar os cliente perante as empreas:é com manifestações ou inserido numa organização de defesa do consumidor?E que tal um movimento popular,porque da sociedade civil,para se candidatarem como independentes para as próximas autárquicas?
Ou seja,o capitalismo possibilita em si mesmo a liberdade de buscarmos e encontrarmos as soluções para as suas próprias fraquezas.Isto constitui uma das virtudes e vantagem do sistema capitalista!Se há coisa que alguns revolucionários deveriam ter aprendido com a história é de que o capitalismo vive constantemente em revolução interna através do processo que Joseph Schumpeter denominou «destruição criativa».Portanto,não é preciso uma revolução social quando o próprio sistema capitalista já permite uma «mudança»,a evolução e melhorias,a inovação.Ao contrário dos sistemas alternativos,que só nos têm a oferecer modelos totalitários porque dirigista de cima para baixo...

9 comentários:

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo com esta analise a 100 por cento!

Nas minhas reacçoes ao artigo do Redy preferi a ironia e a chacota, mas a melhor resposta seria talvez esta do Nhu Naxu!

Al Binda

Anónimo disse...

Nhu Naxu e Al Binda,
infelizmente este post vai ter muita pouco ou nenhum reacção (comentários);é que,entre os nossos intelectuais e estudantes,só reagimos perante algo que é«do contra»....

Redy Wilson Lima disse...

Sabe Nhu Naxu, não tenho vocação política e se há lugar que nunca irá me ver é na política.
Tenho a impressão de que o Nhu Naxu vive fora deste país ou é um pouco ingénuo. Vocês conseguem ver violência e guerra civil onde não há, mas pronto aqui o palerma sou eu, vocês são todos uns iluminados.
Repito aqui, a solução é sair às ruas mostrando o nosso protesto sempre que for necessário. Fizemos isso há uns anos na questão da educação e a medida injusta do ME da época foi revista. O pior cego é aquele que não quer ver, mas pronto são como disseste e bem, questões para debate.

Acho piada ao Al Binda. Manuel Cajuda, treinador do Guimarães disse ontem que antes de ontem era um herói e ontem o diabo. Pois bem Al Binda ha uns dias eu era porreiro e quando resolvo escrever o que vai contra os teus ideais passo logo para a classe dos ignorantes. Quem me dera que todos os ignorantes fossem como eu.

Redy Wilson Lima disse...

Já agora o Nhu Naxu sabia que existe concorrência em Cabo Verde e associações de defesa dos consumidores? Agora pergunto: porque é que muitos serviços continuam cara e deficiente? porque é que as várias associações de defesa do consumidor que por cá existem não agem? Acredito na democracia directa, não nesta porcaria que apenas beneficia a minoria, mas estas são outras questões.

Nhu Naxu disse...

Redy,
vivo no país...e o que tem isso a ver com o ser ingénuo?
Muitos serviços continuam cara e deficiente simplesmente porque não existe uma efectiva CONCORRÊNCIA no país,é tão simples quanto isso.

Redy Wilson Lima disse...

Estou confuso. Afinal há ou não concorrência em CV? Não existe uma efectiva concorrência pressupõe o k? Que existe, mas é fraquinha? Então deixa ver se entendi bem... invés de se boicotar um péssimo serviço, que falha a toda a hora e ainda pagamos muito... criamos uma empresa. Com que capital? Pelo que eu sei, a ELECTRA por exemplo é uma empresa pública e sou um daqueles que paga imposto para segurá-la. É o meu dinheiro caneco. Devo ficar quieto e abrir uma outra empresa?

Nhu Naxu disse...

Não meu caro..deves é pressionar o Estado,a quem todos pagamos,para que crie condições para surgir uma emprea concorrente à Electra...eu prefiro isso...pelos vistos,tu preferes boicotar a Electra,não sei deixando de pagar as facturas ou se deixando de utilizar a electricidade,para,alguns dias depois,conformar-se e voltar a utilizar os mesmos serviços que antes boicotaste porque não há alternativa e não concorrência...

Redy Wilson Lima disse...

Então para ti boicote não é uma forma de pressão? Já agora explique-me como uma criança de 10 anos como é que vamos pressionar o Estado para criar uma empresa concorrência. Pedimos para eles nos fazer este favor? Pelo que sei há muito que o Estado é pressionado para investir em energias renováveis, inclusive há empresas que mostraram esse interesse, sem resultados práticos. Não sabias disso? Continuam a assobiar para lado. Que fazer? Esperar até 2011 e votar no furacão JS? Entendi mal a tua lógica?

Tivy Loff disse...

então, senhores, pacíficos e revolucionários! eu entendi que Nhu Naxu i Redy Wilson Lima, ambos têm a consciencia do estado do país, um país com algumas dificuldades que precisam ser ultrapassadas, e agora discute-se, como? engraçado, fiquei sem entender qual a posição de Nhu Naxu, uma vez que fala em criar concorência ao em vez sair à rua, e numa outra intervenção fala da pressão ao estado. e o que será pressionar o estado? será criar concorrêcia ou criticar (revolucionar, sair à rua mostrar descontentamento)? na minha opinião Cabo Verde para mudar precisa de pessoas como vocês que enterferem, que discutem o que está mal e tenta mostrar soluções, acatadas ou não contam na mesma, Cabo Verde precisa de pessoas que criticam e revolucionam etc. e também precisa de mais concorrência no mercado nacional. quem discorda? dificilmente aparecerá alguém que queira criticar a minha intuição,a verdade é essa. temos alguns problemas todos não são iguais, se não são iguais, todos não podem ser solucionados pelo governo ou da mesma forma, e todos não podem ser solucionados pelos caboverdianos independentemente do governo, todos temos que fazer algo, criticar e criar, quem estiver em condições de os fazer claro! voltarei se me chamarem!